Projeto: Tampas que Alimentam!
Município: Ouro Verde– SC
Tema: Sua tampa pode virar uma árvore

Justificativa

O meio ambiente é interligado por diversos fatores e elementos os quais são fundamentais para que a manutenção e geração de novas vidas sejam realizadas com sucesso.
Atualmente o maior agressor ao meio ambiente é o ser humano, o qual faz uso inconsciente de um dos maiores poluentes, o plástico. Este poluente leva 450 anos para se decompor e alguns tipos de plásticos se decompõem em milhões de anos. O plástico é um dos maiores poluentes dos mares, estima-se de acordo com estudo recente que o
volume dos resíduos plásticos poderia ultrapassar o de peixes em 2050 se nenhuma medida for tomada, além desses resíduos serem a maior causa da morte de muitas aves, mamíferos marinhos e inúmeros peixes por ano. Um fator primordial para a preservação do meio ambiente é a reciclagem, pois através dela é possível retirar do
meio ambiente objetos que levariam décadas para se desintegrar.
Assim, cabe à equipe gestora e corpo docente da unidade escolar despertar nas crianças e jovens a educação, atitudes, pensamentos e comportamentos ecologicamente corretos sobre as suas ações diárias com o meio ambiente.
Portanto, cada tampinha coletada por nós e encaminhada para a reciclagem nos faz acreditar que a importância vai muito além da construção do pomar escolar, que é nosso primordial objetivo com esse projeto, mas contribui também para o meio ambiente e para a formação de uma consciência ecológica dos alunos.

Objetivos

Público Alvo

Alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, com adaptação para os alunos da Educação Especial.

Metodologia

Ações Dados

Coleta de todos os tipos de tampas plásticas, exemplo (garrafa pet, isotônico, caixa de leite, caixa de suco; produtos alimentícios: requeijão, maionese, nata, nescau; produtos de higiene: shampoo, creme e vários outros; produtos de limpeza de medicamentos, de suplementos, de caneta, de maquiagem, de óleo de motor, enfim, independente do formato, da cor e tamanho, sendo de plástico, de todos os tipos de tampas.
A coleta será realizada no primeiro e no último dia de cada mês.

Recursos

Cronograma

O Projeto de coleta das tampinhas, orientação, desenhos, textos, etc., será desenvolvido no 2º semestre de 2021 (agosto a novembro).
Preparo do solo: 23 à 26 de agosto de 2021;
Plantio das mudas frutíferas com alunos da semana “A”: 27 de agosto;
Plantio das mudas frutíferas com alunos da semana “B”: 31 de agosto;
Concurso e escolha do melhor Logo para o Projeto em todas as turmas de 20/08 a 10/09.
Os cuidados do pomar serão diários, sendo reforçado e aprimorado ao decorrer dos anos.

Avaliação

Será avaliada a participação dos alunos nos trabalhos desenvolvidos em sala (trabalhos, textos, cartazes, logo, etc) e na coleta das tampas plásticas.
Para estimular os educandos será realizada uma competição saudável, sendo bonificada a turma que obtiver a maior pontuação com coleta das tampinhas e desenvolver as atividades propostas em sala de aula. A premiação será um dia ao ar livre com direito a um piquenique cedido pela unidade escolar no parque de exposições Guilherme Faccio. O passeio possibilitará aos educandos conhecer e aprender mais sobre as espécies de árvores, curtir um tempo ao ar livre e manter contato com o meio ambiente.
Critérios de pontuação:
Haverá uma planilha para contabilizar o peso das tampas recolhidas por turma.
Cada turma deverá criar uma logo para o projeto com a professora Liliana Santos da Disciplina de Arte. Será escolhida pelos integrantes da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Epagri do Município de Ouro Verde a logo que estiver de acordo com a proposta do projeto, a turma vencedora também ganhará pontos extras ou seja, o equivalente a quantidade de tampinhas recolhidas nos pontos de coleta da comunidade no mês de outubro.
Será premiada a turma por modalidade de ensino: Anos Finais e Ensino Médio, sendo a divulgação na última semana de novembro.