Projeto: Tampinhas da Educação
Município: Marema–SC
Tema: A sua tampinha auxiliando na educação
Justificativa
Sabendo da importância de cuidarmos do meio ambiente e de ensinarmos isso aos nossos estudantes, é imprescindível que trabalhemos desde cedo a conscientização para a reciclagem. A produção de lixos plásticos na sociedade atual é altíssima, nossos estudantes diariamente consomem bebidas com tampinhas, e essas são apenas descartadas na lixeira sem que se preste atenção no quanto isso é prejudicial ao meio ambiente.
Primeiramente é importante fazer com que estudantes, professores e comunidade escolar compreendam a importância e relevância da reciclagem para o meio ambiente. Além de motivá-los a não jogar o lixo em lugares incorretos e trabalhar em equipe para coletar o maior número de tampinhas possíveis.
A abordagem do tema “reciclagem” na educação escolar é recorrente e se encaixa nos conteúdos curriculares das disciplinas como Ciências, Biologia e Geografia. Deste modo além de ser positivo encaixar o projeto com as disciplinas escolares também é uma forma de incentivar a comunidade escolar como um todo a realizar a reciclagem. Sendo que neste município não há empresa de coleta seletiva, apenas nos municípios vizinhos, faz-se necessário
incentivar e deixar claro a importância de tal atividade para o futuro da sociedade e do meio ambiente.
Objetivos
- Promover um projeto multidisciplinar na unidade escolar com ênfase total na reciclagem e sustentabilidade.
- Coletar tampinhas plásticas de diferentes tamanhos e cores no ambiente escolar, em parceria com os educandos e corpo docente, com o intuito de reverter fundos com a venda das mesmas para o cultivo do pomar escolar.
- Conscientizar os estudantes e comunidade escolar a respeito da importância da reciclagem.
- Incentivar o trabalho em equipe e a união na comunidade escolar.
- Promover a leitura em um ambiente acolhedor e confortável.
- Melhorar a qualidade dos materiais oferecidos para os estudos das ciências da natureza.
- Ensinar os educandos a melhor conviver com o meio ambiente preservando-o de maneira sustentável e benéfica para todos os seres vivos.
Público Alvo
Alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, com adaptação para os alunos da Educação Especial. Comunidade escolar como um todo, uma vez que o projeto envolve também os profissionais da Unidade Escolar e os familiares dos estudantes.
Metodologia
- Conversa informal sobre a Preservação do Meio Ambiente;
- Falar sobre a importância da reciclagem;
- Apresentar as empresas que realizam o processo de reciclagem em nossa região e a forma como trabalham;
- Firmar parcerias com empresa privada para a coleta das tampinhas;
- Estabelecer parceria com o Setor de Vigilância Sanitária do Município para confecção e distribuição de material educativo/informativo sobre Resíduos; coleta seletiva, os R5s; compostagem;
- Elaboração de frases e textos sobre o projeto;
- Elaboração de cartazes, folders e demais materiais de divulgação sobre o projeto;
- Confecção de brinquedos e artigos de decoração com garrafas pet;
- Criação de um mascote para o projeto (fazendo competição entre as turmas, com desenhos, motivando-os com premiação interna);
- Abordagem dos conteúdos sobre sustentabilidade nas disciplinas competentes a esta área;
- Divulgação do projeto fora da escola para a comunidade do município, incentivando a colaboração de todos para com o projeto, e principalmente com o meio ambiente;
- Visitação a empresa de reciclagem para melhor conhecer o processo.
Ações
Coleta de todos os tipos de tampas plásticas, exemplo (garrafa pet, isotônico, caixa de leite, caixa de suco; produtos alimentícios: requeijão, maionese, nata, nescau; produtos de higiene: shampoo, creme e vários outros; produtos de limpeza de medicamentos, de suplementos, de caneta, de maquiagem, de óleo de motor), enfim, independente do formato, da cor e tamanho, sendo de plástico, de todos os tipos de tampas serão coletadas;
A coleta será realizada no primeiro e no último dia de cada mês.
Organização e separação das tampas por cores, com auxílio de uma comissão a ser formada por professores e alunos. A separação das tampas por cores será feita mensalmente.
Recursos
- Papéis (sulfite, cartolina, jornal, revista, folhas de ofício, crepom);
- Folders;
- Garrafas pet;
- Lápis de cor;
- Tesoura, cola;
- Tampinhas plásticas;
- Recipientes para depósito de tampas;
- Embalagens plásticas;
- Uso das tecnologias midiáticas;
- Canetinhas, canetas e canetões;
- Cadernos e demais materiais de uso pessoal;
- Tesoura de poda, regadores e demais materiais necessários para os cuidados das plantas.
Cronograma
O Projeto de coleta das tampinhas, orientação, desenhos, textos, etc., será desenvolvido no 1º e 2º semestre de 2022 (março a novembro).
Apresentação do projeto: 14 a 21 de março de 2021.
Recolhimento das tampinhas: 22 de março a 30 de novembro de 2022;
Trabalhos interdisciplinares e internos em cada disciplina do currículo escolar: de 22 de março a 30 de novembro de 2022;
Escolha do mascote do projeto: de 4 a 15 de abril de 2022.
Produção de cartazes e folders para divulgação do projeto dentro e fora da unidade escolar: 22 de março a 29 de abril;
Visitação a empresa de reciclagem Alcaplas: no mês de outubro ou novembro conforme disponibilidade da empresa parceira.
Palestras com parceiros do projeto no município: nos meses de outubro e novembro Premiação para as turmas que mais conseguirem colaborar com a coleta de tampinhas: final de novembro.
Avaliação
Será avaliada a participação dos alunos nos trabalhos desenvolvidos em sala (trabalhos, textos, cartazes, logo, etc) de maneira cumulativa e contínua.
As atividades interdisciplinares e também específicas de cada disciplina do currículo escolar serão avaliadas de maneira quantitativa por cada professor conforme organização específica do docente.
Para estimular os educandos será realizada uma competição saudável, sendo bonificada a turma que obtiver a maior pontuação com coleta das tampinhas e desenvolver as atividades propostas em sala de aula. A premiação será um dia visitando o Shopping Pátio em Chapecó-SC, tendo em vista que muitos dos nossos estudantes nunca tiveram o privilégio de conhecer um ambiente como este. Sendo proporcionado a uma turma por nível de ensino a premiação de visitar o Shopping e também assistir a um filme no cinema. Serão selecionadas uma turma do Ensino Médio e uma do Ensino Fundamental Anos Finais, conforme a maior colaboração na coleta de tampinhas bem como na realização das tarefas propostas dentro da realização do projeto.
Critérios de pontuação:
Haverá uma planilha para contabilizar o peso das tampas recolhidas por turma. Bem como a avaliação contínua e cumulativa das tarefas interdisciplinares propostas pelo projeto.