Tema: Manutenção do serviço de Equoterapia
Entidade: AJAE – Associação Jaraguaense de Equoterapia
Cidade: Jaraguá do Sul-SC
Público alvo: Crianças e adolescentes de Jaraguá e região que apresentam distúrbios emocionais, de linguagem, comportamento, atenção, percepção, hiperatividade, stress, depressão, entre outros, além de habilitação e reabilitação de pessoas com deficiência.
Objetivo Geral
Com o propósito de sensibilizar cidadãos com relação à sustentabilidade e o compromisso com o meio ambiente, a FIESC, por meio do programa Eu Voluntário, em parceria com a Indústria Alcaplas está promovendo o projeto Tampinha do Bem em Santa Catarina.
As tampinhas plásticas coletadas serão revertidas em manutenção de estrutura e cuidados dos animais para mantimento das atividades da equoterapia pela Ajae.
A AJAE, Associação Jaraguaense de Equoterapia, CNPJ 13.477.010/0001-64, é uma associação sem fins lucrativos que promove atendimentos de equoterapia para crianças, adolescentes e adultos, possuindo os títulos de utilidade pública municipal e estadual. Sua fundação ocorreu no dia oito de fevereiro de 2011, embora o serviço de equoterapia já funcionasse com a mesma equipe desde 2007, nas dependências da Sociedade Hípica Jaraguá, através da pessoa jurídica Destino Equestre – Serviços de Equoterapia. O fechamento da Destino Equestre e abertura de uma associação sem fins lucrativos teve como principal objetivo facilitar a concretização de parcerias e convênios com órgãos ou entidades públicas, privadas e com empresas, visando ampliar o número de beneficiados em situação de vulnerabilidade social.
A AJAE tem finalidade pública e transparência em suas ações, sendo ela entidade de atendimento e defesa de direitos da pessoa com deficiência. Executa serviços de ação continuada, permanente e planejada, na perspectiva da autonomia e garantia de direitos, sendo que 24,5% das pessoas atendidas pelo serviço, não pagam pela terapia por serem patrocinadas por pessoa física ou jurídica, ou por receberem gratuidade da entidade.
Missão da Entidade
A EQUOTERAPIA é uma terapia reconhecida pelos Conselhos Federais de Medicina, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, que utiliza o cavalo como recurso terapêutico para promover o desenvolvimento físico, cognitivo, social e afetivo de pessoas com deficiências ou necessidades especiais, promovendo a sua habilitação, reabilitação, educação e inclusão social.
Este tratamento é conduzido por equipe interdisciplinar formada por fisioterapeuta, psicóloga, instrutora de equitação e pedagoga.
A terapia é realizada em ambiente aberto, em contato direto com a natureza, tornando o atendimento uma atividade lúdica e prazerosa, favorecendo o envolvimento emocional, intelectual e físico. Neste ambiente totalmente diferente do convencional, a sensação de bem-estar garante o estímulo necessário para que o praticante se dedique aos exercícios propostos.
A Equoterapia é indicada nos mais diversos tipos de comprometimentos motores, problemas neurológicos, ortopédicos e posturais. Também atua junto a pessoas com comprometimentos mentais, sociais, educacionais e emocionais.
Sua abordagem promove a habilitação e reabilitação de pessoas com deficiência, bem como no desenvolvimento de pessoas que apresentam distúrbios emocionais, de linguagem, comportamento, atenção, percepção, hiperatividade, stress, depressão, entre outros.
O cavalo, através de seu passo ritmado e simétrico, estimula o desenvolvimento do equilíbrio, postura, coordenação motora, força e relaxamento muscular. O vínculo afetivo estabelecido com o cavalo melhora ainda a autoestima, autoconfiança, controle emocional, aceitação de limites, coragem e socialização.
Justificativa
Através do projeto “Adote um Praticante”, a entidade recebe doações de empresas e pessoas físicas para apoio a famílias que não possuem condição de arcar com o tratamento. Agora também com o “Projeto Tampinhas” será possível apoiar na manutenção de sua estrutura e seus animais para mantimento dos tratamentos de crianças.
Objetivo Geral
Conscientizar e estimular a adoção de novos hábitos de separação, limpeza e destinação correta do material “tampinhas”, colaborando assim, com o meio ambiente e ajudando na manutenção de atendimentos da entidade com essa renda.
Quais tampinhas de plástico coletamos?
Todas as tampas de plástico, tais como de:
- Produtos alimentícios: óleo de cozinha, vinagre, sorvete, maionese, chocolate em pó, café solúvel, adoçante, refrigerantes e outras bebidas, etc.
- Higiene pessoal: acetona, creme dental, perfume, lenços umedecidos, xampu, cosméticos, etc.
- Higiene doméstica: detergente, alvejante, amaciante, etc.
- Outras: medicamentos cola, caneta, galões de cinco, dez e vinte litros de água, de embalagens de troca de óleo automotivo, etc.
Onde descartar as tampinhas
Projeto Tampinhas onde daremos a destinação correta às tampinhas, colaborando assim com o meio ambiente e ainda com a entidade AJAE. Você também pode ser parceiro deste projeto e ser um ponto de coleta em seu estabelecimento e colaborar sendo nosso parceiro.
Rede social da entidade: www.instagram.com/ajae_equoterapia