OBJETIVO
Conscientizar a população sobre os graves problemas relacionados ao meio ambiente no descarte incorreto do lixo, neste caso as tampinhas plásticas, recolher, vender o material coletado e transformar o recurso em viagens de estudo e materiais didáticos pedagógicos para melhorar o ensino aprendizagem.
JUSTIFICATIVA
“Segundo dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), mais de 60% das 8,3 bilhões de toneladas de plástico produzidas desde a década de 50 foram jogadas em aterros sanitários, queimados ao ar livre ou despejados diretamente em rios e oceanos.
Em relatório divulgado em junho de 2022, a entidade projeta que o uso de plástico – e, consequentemente, seu descarte – deve quase triplicar em menos de quatro décadas. A previsão é de que a produção anual chegue a 1,2 bilhão de toneladas até 2060 e os resíduos ultrapassem 1 bilhão de toneladas.
Estudos do Fundo Mundial para a Natureza (WWF) também mostram que a contaminação por dejetos plásticos já chegou a todas as partes do oceano e afeta 88% das espécies marinhas. Outra pesquisa da ONG revela que o Brasil é o quarto país que mais gera lixo plástico no mundo. Das 11, 3 milhões de toneladas descartadas em um ano, apenas 145 mil foram recicladas.” (Fonte: https://conteudo.sesc-rs.com.br/tampinhas-de-garrafa-pet/).
Analisando os impactos negativos que o material plástico causa na natureza, os alunos do 9º ano da EEB Belermino Victor Dalla Vecchia, na disciplina de Língua Portuguesa, durante os encaminhamento do Plano de Ensino “Poluição ambiental e resíduos sólidos” decidiram criar uma Plano de ação, pois, muito se fala em preservar o meio ambiente, mas poucos realmente fazem a diferença. Preservar o meio ambiente não é somente cuidar do que ainda não foi destruído, mas sim tentar recuperar os estragos já existentes.
O material plástico é um dos principais vilões do planeta e mesmo a população sabendo que este material pode ser reaproveitado, ainda não fazem o descarte do mesmo de maneira correta e adequada.
Sendo assim, o grupo de alunos cria o Projeto Tampinhas em Ação, que tem por objetivo conscientizar a população local na reciclagem das tampinhas, como também ajudar o nosso planeta.
PLANO DE AÇÃO E REGRAS
- Escrever o projeto passo a passo;
- Socializar o Projeto com a comunidade escolar;
- Todas as tampas de plástico podem ser coletadas (de produtos de higiene pessoal e doméstica, remédios, produtos alimentícios, garrafas pet, sucos de caixinha, etc);
- As tampas e lacres devem estar limpas e secas;
- A coleta acontecerá a cada 30 dias;
- Catadores de material reciclável poderão ser parceiros;
- Todas as tampinhas serão separadas por cores, pesadas e vendidas;
- As tampinhas plásticas ficarão depositadas na EEB Belermino Victor Dalla Vecchia;
PÚBLICO ALVO
Todos os alunos da EEB Belermino Victor Dalla Vecchia.
FINALIDADE DOS RECURSOS RECEBIDOS
Todo o recurso recebido com a venda das tampinhas será revertido para custear viagens de estudos e materiais didáticos pedagógicos que beneficiem os alunos da EEB Belermino Victor Dalla Vecchia.
PARCERIAS
- Comunidade escolar de EEB Belermino Victor Dalla Vecchia;
- Comércio local;
- Prefeitura Municipal de Ponte Serrada;
- Alcaplas de Xanxerê.