Resumo

Lixo é qualquer tipo de resíduo, produzido por meio das atividades humanas e/ou por elementos do meio natural, que é descartado e é comumente chamado de resíduo sólido sendo formado por um conjunto de materiais, de origem orgânica ou inorgânica, que, no geral, podem ser reaproveitados e reciclados. Os resíduos descartados de forma incorreta no espaço geográfico impactam diretamente as diferentes fontes de recursos naturais além de provocar graves problemas para a saúde humana.

Pensando nisso será trabalhado através da conscientização com os educandos e comunidade escolar o destino dado, bem como, abordar os problemas causados pelo manejo inadequado do mesmo, proporcionando-lhes informações sobre o destino correto dos resíduos para amenizar os problemas que hoje enfrentamos.

Quando falamos em resíduos/lixo, automaticamente pensamos em grandes cidades, nossos pensamentos dificilmente se voltam às comunidades de interior; e ao cultivarem alimentos com o manejo e descarte incorreto de resíduos causam a poluição. Estas famílias além disso, tem a necessidade em comprar roupas, utensílios, alimentos industrializados; gerando mais resíduos, que são queimados ou enterrados, pela desinformação do descarte correto, tendo o agravamento da poluição.

Justificativa

A produção de lixo vem aumentando de forma significativa em todo o planeta e o lixo é o maior causador da degradação do meio ambiente e pesquisas indicam que cada ser humano produz, em média, 1 quilo de lixo por dia. O consumo exagerado e sem consciência de produtos descartáveis é imenso, e se dá com o intuito de ganhar mais tempo e também pela sua facilidade, porém, é a partir daí que se vê a necessidade da conscientização e educação das pessoas diante do lixo que cada um produz, a mudança de hábito da população se faz necessária a fim de que se perceba que é através das nossas atitudes que os problemas são provocados ou solucionados. É possível perceber que a produção desordenada de lixo e o seu depósito inadequado promove um grave problema tanto ambiental quanto na saúde nas comunidades, mas principalmente em nossa comunidade indígena. Sendo assim, é necessário tomar medidas de conscientização da população indígena sobre a coleta adequada dos resíduos e o seu respectivo destino. Além disso, é preciso incentivar a prática da reciclagem e da reutilização por parte da população indígena. Isso pode ser feito, com a realização de palestras divulgadas na mídia com o objetivo de alcançar um maior número de pessoas, outra medida importante é no âmbito escolar. A discussão sobre o lixo deve ser trabalhada pela comunidade escolar indígena desde a fase inicial, para formar cidadãos éticos e responsáveis com o meio em que vivem. Nossa luta deve ser constante em defesa do meio ambiente, para nossas futuras gerações.

Através das propostas deste projeto serão dadas orientações aos alunos e comunidades escolar ao correto manuseio dos diversos tipos de materiais recicláveis e orgânicos, evitando assim a proliferação de doenças, poluição do ar, das nascentes, mostrando a eles os benefícios de um consumo consciente e do destino correto que se dá aos resíduos sólidos.

Objetivo

Incentivar os alunos e a comunidade escolar a criar o hábito de separar os resíduos sólidos para que possam ser destinados corretamente construindo uma sociedade mais limpa e sustentável.

Objetivos Específicos

Público Alvo

Alunos e comunidade escolar.

Metas e Ações