Informações Gerais
“Não podemos mudar o mundo como um todo, mas podemos ser agentes de transformação para as pessoas ao nosso redor e desta forma, seremos vetor para um futuro melhor e mais sustentável para todos nós”- Pâmela Budal Arins May
O Projeto “ JUNTOS PELO BEM”, foi instituído em outubro de 2021 no município de Chapecó, visando conscientizar e minimizar o impacto negativo do plástico no meio ambiente, educando de forma sustentável e ambientalmente correta, tem em suas práticas a coleta de tampinhas plásticas de todos os tipos com envolvimento direto de 15 associações de catadores de materiais recicláveis legalmente constituídos e com mais de 50 pontos de coleta dentro dos espaços da gestão pública municipal. Após a coleta dos materiais a associação de Catadores Raio de Luz AMARLUZ faz a comercialização e repassa o montante ao Núcleo de Atenção aos Pequenos Animais – NAPA, que reverterá em atendimentos aos animais abandonados no município.
O NAPA não é um abrigo para animais resgatados. O alvo do atendimento, dentro destes serviços, são cães e gatos de rua, e animais de famílias em vulnerabilidades cadastradas nos CRAS – Centro de Referência da Assistência Social.
As tampinhas e lacres de latinhas que iriam para o lixo, e que em algumas situações iriam para a natureza de forma irregular, e que desta forma gerarão recursos para o projeto social.
Projeto idealizado para que, num esforço mútuo entre a comunidade e o poder público possam auxiliar o NAPA trazendo assim uma maneira Educativa de explicar a importância de reciclar dentro das repartições públicas como também a importância e a contribuição das ações do NAPA dentro do nosso Município.
A prioridade nos atendimentos dos animais são para as famílias cadastradas juntos Centro de Referência da Assistência Social CRAS e com cadastro no CadÚnico.
Com o processo e coleta e após reciclagem, as tampinhas de plástico e lacres de latinhas que iriam para o lixo, e que em algumas situações iriam para a natureza de forma irregular, geram recursos para projeto social. Além da questão ambiental e de sua preservação, a reciclagem do material recolhido gera subsídio para a castração de animais de rua do município de Chapecó.
As tampinhas podem ser doadas pela população, atualmente, em 50 pontos de coletas de tampas plásticas, tampas de garrafas pet, tampas de medicamentos ou de produtos de limpeza nos espaços de serviços públicos da prefeitura municipal como saúde, educação assistência, habitação e demais.
Objetivo Geral
Conscientizar e minimizar o impacto negativo do plástico no meio ambiente, educando de forma sustentável e ambientalmente correta.
Objetivos Específicos
- Minimizar o impacto negativo do plástico no meio ambiente;
- Realizar a economia circular e reversa com envolvimento dos catadores de materiais recicláveis na separação das tampinhas de plástico;
- Atender as demandas de castração e microchipagem de animais e conscientizar a comunidade chapecoense em relação aos cuidados com os pequenos animais.
Metodologia
A cada 15 dias, é realizada a coleta em todos os pontos, e nas 15 associações de catadores de materiais recicláveis, faz a pesagem e entrega ao NAPA que no final de cada trimestre será feita a prestação de contas quanto a pesagem e o valor arrecadado.