Justificativa
O Cmei Professora Sandra Regina Maximiano Leme, em consonância com a rede Municipal de Educação de Londrina, desenvolve a metodologia por meio das sequencias didáticas, proporcionando o desenvolvimento e aprendizagem das crianças.
Cada sequência didática aborda uma parte do currículo infantil com temas geradores para contextualizar as aprendizagens. Dentre as sequencia encontramos inúmeras, vinculadas a preservação do meio ambiente, como: Defensores da natureza, como cuidar da natureza? Preservação da nossa natureza e nossa saúde? Sequência didática -A mata a lutar: impactos ambientas, quais são as ações dos seres humanos que protegem e quais ações prejudicam a natureza? O que acontecerá no futuro se não mudarmos nossas atitudes hoje? Como produzir menos lixo? Como reaproveitar? Como economizar? Como cuidar?; Sequencia didática De todas as cores: transformações da natureza. Essas sequencias didádicas tem por objetivo despertar nas crianças, atitudes, pensamentos e comportamentos ecologicamente corretos sobre as suas ações diárias com o meio ambiente. Diante disso, propomos a arrecadação de tampinhas em parceria com a Alcaplas dentro do Programa Tampinha do Bem. Portanto, cada tampinha coletada por nós e encaminhada para a reciclagem nos faz contribuir com o meio ambiente e para a formação de uma consciência ecológica das crianças. Com a finalidade de exercer a cidadania dentro e fora da escola, mostrando aos educandos que todos somos responsáveis em cuidar e preservar o lugar onde vivemos. Tipos de tampas que são coletadas: Nós receberemos todos os tipos de tampas plásticas, por exemplo: de garrafa pet, de caixa de leite, de caixa de suco, de produtos alimentícios como requeijão, vinagre, maionese, enfim, independente do formato, cor e tamanho, sendo de plástico, todos os tipos de tampas.
Objetivo
Incentivar as crianças e a comunidade escolar a valorizar o meio ambiente, conscientização ambiental e sustentável dentro e fora da escola.
Objetivos específicos
- Construir práticas sustentáveis favorecendo o desenvolvimento da consciência ambiental;
- Coletar tampinhas plásticas diversas em parceria com as crianças, corpo docente e famílias, com o intuito de reverter fundos com a venda das mesmas para aquisição de materiais pedagógicos para as crianças;
- Conscientizar toda a comunidade escolar para o descarte correto das tampinhas;
- Despertar nos educandos os valores e importância sobre reciclagem, sustentabilidade e cooperação coletiva.
Público alvo
Crianças, corpo docente e comunidade escolar.
Metodologia
A iniciativa da campanha foi desenvolvida para promover um projeto na unidade escolar com ênfase na reciclagem e sustentabilidade. A duração do projeto é de tempo indeterminado. Inicialmente enviaremos bilhetes a comunidade para realizarmos a divulgação da proposta, e orientações para as ações de coleta de tampinhas; onde a comunidade deve separar tampas de plástico, (óleo de cozinha, , sorvete, maionese, chocolate em pó, adoçante, água, refrigerante, suco, leite, amaciante, desinfetante, sabão liquido, Tampas de creme dental, perfume, xampu, cosméticos) e depositar as tampinhas arrecadas em coletores próprios;. Semanalmente ou conforme a necessidade. Completo o tempo da campanha, será feita a venda do plástico para a empresa de reciclagem. O recurso arrecadado será destinado para a unidade escolar para aquisição de materiais pedagógicos para as crianças.