Justificativa
A questão da destinação correta do lixo, está ganhando importância maior a cada ano à medida que a economia se expande e incentiva o descarte. Diariamente, uma grande quantidade de produtos recicláveis como garrafas pet (Polietileno tereftalato), plásticos, isopor e uma grande variedade de itens, se somam a um montante cada vez maior de lixo. Sabe-se que, nem toda essa produção tem o destino recomendado, como um aterro sanitário ou uma usina de reciclagem, onde é visível que parte destes itens descartáveis vão parar em rios, córregos e em áreas verdes, poluindo a natureza e, por vezes os lençóis freáticos.
Neste cenário, a conscientização ambiental é de fundamental importância e a escola exerce um papel fundamental neste processo, incumbindo os educandos a consciência de que é preciso preservar o ambiente em que vivemos, estendendo esta conscientização à sociedade em geral.
Atualmente prover um destino correto aos plásticos é mais do que necessário, pois quando é realizado o processo de reciclagem e destinação correta, obviamente estamos contribuindo para o meio ambiente e diminuindo os materiais lançados na natureza que causam a poluição e tem um tempo de decomposição bem longo.
A promoção da conscientização ambiental se dará através da retirada de toneladas de materiais plásticos da natureza e a conscientização social dar-se-á em virtude dos recursos que serão gerados e revertidos em benefício dos educandos que são atendidos no CAESP da APAE de São Martinho, com a coleta de tampinhas de plástico que serão destinadas para um processo de reciclagem.
O projeto JUNTE-SE A NÓS! Junte Tampinhas – Reciclar faz Bem, foi criado para conscientizar as pessoas em geral sobre a importância desta ação.
Ressaltamos que por ser um município turístico, São Martinho, além dos seus habitantes, recebe diariamente uma grande diversidade de pessoas e visitantes que são consumidores em potencial de todo tipo de alimento, bem como, são realizadas diversas Festas Típicas Alemãs onde o consumo de bebidas é muito grande e milhares de tampinhas são descartadas no meio do lixo comum.
Dessa forma, pensando em alinhar medidas sustentáveis e recursos financeiros em prol da causa apaeana, elaborou-se este projeto a fim de firmar uma parceria através de pontos de coleta de tampinhas em cada bairro e estabelecimentos comerciais e pontos turísticos do município, visando a preservação do meio ambiente e o bem comum de todos os cidadãos, pois vivemos em ambientes diferentes, com focos e objetivos distintos, mas podemos nos unir por uma só causa.
Pedagogicamente, a organização, separação e descartes corretos das tampinhas auxiliarão e servirão de recursos pedagógicos para serem desenvolvidas diversas atividades em sala de atendimento tais como: seriação, noções numéricas e matemáticas, cores, formas, tamanhos, quantidades, peso, medidas e valor monetário onde os educandos participarão ativamente de todo o processo desde a divulgação, coleta, seleção e envio das tampinhas coletadas no município.
Também está campanha visa motivar os educandos, suas famílias e a comunidade em geral a se envolverem com este projeto, objetivando o desenvolvimento de práticas pedagógicas sustentáveis, realização da coleta das tampinhas, separação, armazenamento, pesagem e o destino que serão vendidos para empresas de reciclagem, onde os valores serão revertidos em ações concretas aos educandos como compra de materiais, viagens de estudo, lazer e outros.
Objetivo geral
Conscientizar e mobilizar as pessoas do município de São Martinho/SC, sobre a importância da reciclagem como forma de preservar o meio ambiente, promovendo ações de inclusão social e econômica.
Objetivos específicos
- Levar os educandos a perceber a importância de se dar um destino correto aos resíduos como plásticos que agridem o meio ambiente;
- Orientar os educandos a diferenciarem o que é lixo orgânico e o que é lixo seletivo;
- Incentivar os educandos a contribuírem se engajando nesta causa em suas casas motivando também os familiares e a comunidade fazendo também suas coletas para trazer para depositá-las na instituição percebendo a importância desta ação;
- Sensibilizar os educandos, as famílias e a sociedade com relação a valores éticos, atitudes e comportamentos ecologicamente corretos através da coleta de tampinhas;
- Unir esforços através de parcerias de pontos de coleta para a promoção da conscientização sócio ambiental e a ajuda financeira para a instituição, por meio da reciclagem de tampinhas;
- Melhorar a qualidade da vida humana modificando atitudes e práticas pessoais;
- Oportunizar vivências significativas que o levem a repensar e mudar suas ações;
- Propiciar noções e possibilidades de economia, sustentabilidade e renda através da reciclagem;
Metodologia
- Divulgação nas redes sociais;
- Roda de conversas sobre a preservação do Meio Ambiente/ Reciclagem;
- Parcerias com órgãos públicos municipais para a realização de atividades durante o projeto;
- Exposição de cartazes ou banner sobre o projeto;
- Entrega de panfletos;
- Arrecadação de fundos para auxiliar a Instituição em suas necessidades visando a melhoria no atendimento ao educando;
- Distribuição das tarefas de cada um de acordo com suas capacidades;
- Atividades em grupo;
- Utilização de materiais reciclados em atividades pedagógicas;
- Vídeos informativos.
Avaliação: deverá ser realizada através de fotos, registros e relatos de todos os envolvidos: educandos, profissionais, famílias e comunidade.