Descrição do Projeto
A campanha surgiu depois que foi visto algumas campanhas em redes sociais o que serviu de modelo. O início da campanha no Município se deu em 2021 no 1° semestre. Quando se pensou em criar a campanha inicialmente a ideia era de incentivar a reciclagem de materiais (tampinhas e lacres) que muitas vezes pelo seu tamanho pequeno passam despercebidos, são deixados de lado.
Materiais pequenos no tamanho mas que reunidos em grande quantidade poderiam contribuir além da melhoria no índice de reciclagem ter uma contribuição social também beneficiando pessoas com baixa renda que muitas vezes não tem condições de adquirir uma cadeira de rodas e/ou muletas.
As tampinhas, lacres e embalagens de comprimidos são doadas pela população em geral em especial pelos alunos das Escolas da rede Municipal e Estadual de ensino e também pelos grupos atendidos pelos programas da Secretaria Municipal de Assistência Social.
O intuito é vender as tampinhas, lacres e com o dinheiro arrecadado fazer a compra das cadeiras de rodas, cadeiras confortáveis. O valor do plástico (tampinhas/tampas), como se trata de materiais leves necessita-se de uma quantidade significativa, até o momento estamos coletando/recebendo as tampas/tampinhas, ainda não foi efetuada nenhuma compra de cadeira. O Município de Severiano de Almeida é de pequeno porte, então o tempo para arrecadar o volume necessário é mais longo.
Os pontos de coletas são na sede das próprias Secretarias. Na Secretaria de Meio Ambiente se faz a separação das tampinhas por cores.
Quando adquiridas as cadeiras de rodas e/ou muletas serão destinadas a Secretaria Municipal de Saúde para o empréstimo as pessoas mais carentes.
A campanha é uma realização:
- Secretaria Municipal de Meio Ambiente;
- Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico;
- Secretaria Municipal de Assistência Social;
- Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo;
- Secretaria Municipal de Saúde.