Justificativa
O plástico é um dos principais poluentes ambientais do nosso tempo. Ele é conhecido por sua resistência e durabilidade, mas também por sua persistência no meio ambiente. Uma vez descartado, pode levar centenas de anos para se decompor completamente.
Durante esse tempo, ele pode se fragmentar sendo encontrado em ecossistema marinhos, em organismos marinhos e até mesmo em água potável. Ao coletar tampas plásticas, estamos amenizando essa forma de poluição. As tampas plásticas são feitas de polímeros que podem ser reciclados e transformados em novos produtos. Ao reciclar estamos reduzindo recursos naturais, reduzindo a energia necessária para produzir novos materiais e também resíduos enviados para aterros sanitários.
Desta forma, a Escola Básica Municipal e CEIM Dom Bosco quer abraçar esta causa com todos os alunos, professores e familiares, divulgando a iniciativa através de cartazes, palestras e nas redes sociais da escola.
Todos os materiais arrecadados (tampas plásticas diversas) serão coletados em vasilhas adequadas e comercializados junto à empresa que faz a reutilização dos mesmos.
Esse projeto será desenvolvido durante todo o ano letivo de 2024. O lucro obtido pela venda destes materiais será revertido na compra de livros para a biblioteca da escola, ficando disponíveis para leitura dos alunos.
Objetivo geral
Promover a conscientização ambiental e a prática da sustentabilidade na comunidade escolar através de ações de coleta e reciclagem de tampas plásticas, visando reduzir a poluição por plástico na natureza.
Objetivos específicos
- Conscientizar crianças e jovens quanto ao destino correto de tampas plásticas e a importância de reciclar;
- Despertar junto à comunidade escolar, crianças, jovens, familiares e professores ações sustentáveis;
- Destinar valores arrecadados para compra de livros de literatura para a biblioteca da escola.
Metodologia, sensibilização e divulgação
Apresentação do projeto aos alunos, professores e funcionários da escola por meio de conversas, palestras, cartazes e nas redes sociais. Explicando sobre as consequências do despejo de plásticos na natureza e a importância do destino correto, destacar práticas ambientais sustentáveis e como ajudam sociedade. Após a divulgação serão disponibilizados vasilhames próprios para a coleta por sala de aula e em cada sala terá um professor responsável pela turma, sempre que os recipientes estiverem cheios devem trazer até a direção onde será feito pesagem e marcação em ficha da pontuação. O professor responsável pela turma juntamente com os alunos é responsável por incentivos e coleta, garantindo a participação de todos. O projeto tem como meta mobilizar toda comunidade escolar e estabelecer que cada turma arrecade no mínimo dois quilos de tampinhas por sala.
Parcerias e destinação
Este projeto tem parceria com a empresa “Alcaplas” Transformar para preservar; através do programa “Tampinha do Bem” com esta parceria todo material recolhido tem destinação adequada. Os valores arrecadados com a venda das tampinhas serão revertidos na compra de livros que ficaram na biblioteca da escola para disponibilizar aos alunos.
Monitoramento e recolhimento
O projeto terá dois momentos importantes de avaliação: o primeiro ao final do primeiro semestre antes do recesso escolar, uma premiação por turmas, a turma que mais conseguiu arrecadar tampas receberá um momento de jogos e brincadeiras.
O segundo momento no final do segundo semestre com a divulgação geral do total arrecadado sendo que se a meta esperada for igual ou superior a dois quilos de tampinhas, as turmas ganham um momento diferente com cinema na escola e pipoca.
Organização e regulamento
Em cada sala de aula teremos uma vasilha de recolhimento das tampas, para cada turma: exemplo 1º ano matutino professora responsável Sandra, ficando a cargo da turma o controle. Sempre que ao recipiente estiver cheio deve ser trazido até a direção e faremos a pesagem com anotação de pontos para a turma. Cada quilo de tampas plásticas vale um ponto.