Público Alvo

O Projeto beneficiará crianças, adolescentes e adultos com Atraso Global Do Desenvolvimento, Transtorno do Espectro Autista – TEA, deficiência intelectual e múltipla que frequentam a APAE de Catanduvas.

Histórico da Instituição

A APAE de Catanduvas, localiza-se na Rua Almirante Tamandaré, nº 2836 – centro – CEP: 89.670-000, cidade de Catanduvas, Estado de Santa Catarina, inscrita no CNPJ: 02.228.940/0001-68, foi fundada em assembleia realizada em 21de agosto de 1997.

A instituição atende atualmente 60 pessoas com atraso global do desenvolvimento, deficiência mental moderada, severa e/ou múltipla, transtornos do espectro autista e transtorno global do desenvolvimento.

É uma associação civil, beneficente, sem fins lucrativos ou de fins não econômicos, com duração indeterminada, com atuação nas áreas de educação, assistência social, saúde, prevenção, trabalho, profissionalização, defesa e garantia de direitos, esporte, cultura, lazer, estudo, pesquisa.

Tem por MISSÃO promover e articular ações de defesa de direitos e prevenção, orientações, prestação de serviços, apoio à família, direcionadas à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e à construção de uma sociedade justa e solidária. Assegurar a inclusão da pessoa com deficiência intelectual e múltipla na comunidade, garantindo-lhe o exercício de cidadania, que se efetiva através de uma visão sistêmica que viabiliza um conjunto de ações pedagógicas, terapêuticas e socioeducativas.

Atualmente a instituição está inscrita no Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e no Conselho Municipal da criança e adolescente (CMDCA), têm a Certificação de Entidades  beneficentes de Assistência Social (CEBAS), importantes ferramentas para fortalecer uma parceria público-privado e a melhoria na qualidade dos atendimentos ofertados pela instituição. Além
disso, possui algumas parcerias com órgãos governamentais e não governamentais:

Justificativa

Da natureza os seres humanos retiram os recursos essenciais para a manutenção da vida e do funcionamento da sociedade, como o ar, a água, os alimentos, as matérias-primas, utilizadas para a fabricação de outros alimentos, vestuário e itens básicos utilizados no nosso cotidiano. Ao utilizar os recursos naturais o homem modifica o ambiente, através da introdução de substâncias, energia e o descarte indevido de produtos ao meio ambiente. Este processo intensificou-se a partir da Revolução Industrial que culminou no aumento da industrialização e urbanização.

Poluição se caracteriza pela modificação prejudicial do meio ambiente, modificação que afeta diferentes formas de vida. Encontramos diferentes tipos de poluição, como a atmosférica, a hídrica, a dos solos, a sonora e a visual, estas, podem causar mudanças climáticas, extinção de espécies, destruição da camada de ozônio, agravamento do efeito estufa, chuva ácida, inundações, entre outros danos aos seres vivos, incluindo o ser humano, que pode desenvolver problemas de saúde decorrente desta degradação ambiental.

Um dos maiores poluentes dos mares é o plástico, de acordo com estudos estimasse que o volume dos resíduos plásticos poderia ultrapassar o de peixes até o ano 2050 se nada for feito, além de ser a causa da morte de cerca de um milhão de aves marinhas, 100.000 mamíferos marinhos e de vários peixes. O plástico leva aproximadamente 450 anos para se decompor e alguns tipos específicos de plástico se decompõem em milhares de ano.

Diante deste cenário, a reciclagem surge como forte aliada, guiada pelo conceito de dar um novo destino a materiais que seriam descartados transformando-os em um novo produto. É uma prática essencial para a sustentabilidade na sociedade contemporânea. Além de ajudar a proteger o meio ambiente, evitar o acúmulo de lixo na terra, proteger o solo, a água e o ar, diminuição e prevenção de riscos na saúde pública e impactos ambientais, redução de exploração de recursos naturais, são alguns benefícios dessa prática.

Nem todos os materiais podem ser reciclados, mas existem muitos que podem e devem ser, alguns deles são: plástico, papel, cartão, latas, baterias, vidro, roupas, eletrônicos, madeira e metal.

Diante disso, nos últimos tempos diversas iniciativas surgiram com o objetivo de incentivar a reciclagem e colaborar com as causas sociais. Entre eles, estão os projetos que coletam tampinhas de garrafa pet e demais tampas plásticas, temas de nosso projeto.

Cada tampinha guardada pra nós e encaminhada pra reciclagem nos faz acreditar que a importância do projeto vai muito além de ajudar entidades como a APAE, mas também o meio ambiente, a fauna marinha e a nós seres humanos.

Objetivo Geral

O presente projeto tem como objetivo criar o programa de coleta de tampas de garrafa pet e tampas em geral na APAE, visando conscientizar sobre a importância da reciclagem aos alunos, familiares, profissionais e comunidade.

Objetivos Específicos

Metodologia

O projeto será apresentado e desenvolvido na APAE de Catanduvas envolvendo alunos, professores, equipe clínica, funcionários, estendendo-se as famílias e comunidade geral.

As ações ocorrerão através da elaboração do projeto, parceria com empresa coletora, confecção de material educativo (folder), capacitação a equipe de profissionais da APAE para posteriormente,  e forma lúdica e concreta orientar os alunos a desenvolver ações de coleta e seleção de tampinhas.

Avaliação

No processo de desenvolvimento deste projeto, buscou-se atingir os objetivos propostos, considerando que o principal será recolher tampinhas plásticas, revertendo os recursos arrecadados com a venda das tampinhas inteiramente para as atividades da entidade.

O projeto será considerado satisfatório se o mesmo contar com o apoio desta parceira. O acompanhamento e monitoramento da execução do projeto são feitos pela equipe de profissionais  disponíveis pela instituição e que fazem parte do corpo do projeto, e poderá ser acompanhado pela parceira da forma em que ambas acreditarem conveniente e satisfatório.