Descrição do Projeto
A educação ambiental no ambiente escolar é uma ferramenta importante para o enfrentamento dos problemas ambientais na dimensão da educação, capaz de contribuir com as transformações sociais e formar cidadãos conscientes e responsáveis com o meio em que vivem.
Apesar da sua importância, projetos de educação ambiental, principalmente em escolas públicas, ainda encontram dificuldades financeiras e de profissionais engajados para o desenvolvimento de práticas voltadas à sustentabilidade e atividades ambientais. A Escola Básica Municipal Professora Herondina Medeiros Zeferino em Florianópolis, SC, é a maior escola da rede pública da cidade e havia uma grande preocupação com a quantidade de resíduos gerados no âmbito escolar e encaminhados para o aterro sanitário. Além disso, havia a preocupação em explorar mais os espaços naturais da escola, criando hortas escolares como uma alternativa para proporcionar um contato direto dos alunos com a natureza, reconectando as crianças com o ambiente natural e com os ecossistemas à sua volta. Mesmo cientes dos desafios envolvidos, decidimos implementar o projeto de sustentabilidade e encontrar soluções criativas para resolver esses problemas na escola.
O objetivo deste projeto foi promover a adoção de práticas sustentáveis que reduzissem o impacto ambiental, como o gerenciamento de resíduos sólidos, o consumo consciente, a criação de hortas e o cuidado com os ambientes naturais, reduzindo as emissões de gases de efeito estufa e minimizando os efeitos das mudanças climáticas. A metodologia do projeto envolveu a implementação de ações como coleta seletiva, compostagem, criação de hortas, monitoramento ambiental e limpeza de praia, aliadas à educação ambiental e à conscientização da comunidade. Os resultados do projeto demonstraram a efetividade das ações implementadas, com a redução significativa do volume de resíduos enviados para aterros sanitários, o aumento do consumo de alimentos saudáveis e orgânicos, a geração de dados relevantes.