Evento “Eu abraço essa causa” reconheceu ações realizadas durante o ano passado

A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) realizou nesta semana o evento “Eu abraço essa causa”, em homenagem as empresas, entidades e colaboradores participantes do programa Eu Voluntário, com base nas ações realizadas em 2021.

Em Chapecó, a homenagem foi realizada no auditório do Senai, de forma híbrida, contando com a participação presencial de homenageados, do gerente executivo do SESI, SENAI e IEL na regional Oeste, Jardel Carminatti, e da diretora do Senac, Silvana Marcon, e on-line, de uma das empresas homenageadas, do vice-presidente regional Oeste da FIESC, Waldemar Schmitz, e da Interlocutora do Tribunal de Justiça pelo programa Novos Caminhos, Iolete de Jesus. Também foram entregues homenagens em Pinhalzinho.

Por meio de diversas iniciativas, que fazem parte dos projetos sociais apoiados pela Federação em todo o Estado, os voluntários colaboram para fazer a diferença na vida de pessoas em situação de vulnerabilidade.

Waldemar Schmitz destacou a importância da participação dos homenageados nos resultados que vêm sendo alcançados pelos programas. “Nos orgulha muito saber que contamos com parceiros que acreditam que podemos fazer diferente e contribuir para uma sociedade com pessoas mais preparadas para os desafios que a vida nos apresenta”.

Carminatti reforçou que o objetivo do Eu Voluntário é colaborar com a sociedade como um todo, assim como diversos outros programas sociais da FIESC. “O projeto não faria sentido sem as pessoas que se mobilizam, investem seu tempo e recursos para contribuir com as ações. Por isso, agradecemos muito a todos, o protagonismo é dos voluntários”.

 

PROJETOS QUE FAZEM A DIFERENÇA

Uma das homenageadas da tarde foi a empresa Alcaplas, que está à frente do projeto Tampinhas do Bem, através do qual mais de 50 entidades cadastradas promovem a arrecadação de tampinhas de garrafas pet, destinadas à empresa e revertidas em recursos para a realização dos projetos sociais.

Segundo o diretor da Alcaplas, Alceu Lorenzon, a ação iniciou por meio do Sindicato da Indústria do Material Plástico do Oeste Catarinense (Sindiplasc) e era realizada por escolas de Chapecó, que arrecadavam as tampas para angariar fundos para realização de seus projetos. Com o tempo, percebendo que muitas entidades estavam fazendo o mesmo movimento, surgiu a ideia de integrar todas as iniciativas em um único programa.

Com o objetivo de chegar a 100 projetos cadastrados até o fim do ano e um aporte de R$ 100 mil da Alcaplas, Lorenzon enfatizou que o Tampinhas do Bem aborda os eixos ambiental, social e educacional. “Para nós é muito gratificante e salutar poder colaborar com as entidades para que possam investir em seus programas sociais. A função também é ambiental porque retiramos essas tampas do meio ambiente e educacional porque queremos passar uma mensagem de que se uma tampa tem valor e pode fazer tanta diferença, imagina o resto dos resíduos plásticos”.

Durante o evento, uma das entidades beneficiadas pelo Tampinhas do Bem, a Casa Lar Crescim, de Campo Erê, recebeu um dos resultados do projeto: um jogo de tênis completo e kits para os adolescentes praticarem o esporte. Foi a primeira entidade no Estado a receber a doação por meio do programa.

Também homenageada, a Associação de Voluntários do Hospital Regional do Oeste (AVHRO) entregou em 2021 mais de 400 peças de roupas e itens de enxoval para bebês de famílias de baixa renda, além de roupas de cama e cobertores para a instituição hospitalar. A ação foi possível graças às doações de tecidos feitas por indústrias da regional.

A presidente da AVHRO, Édia Lago, realçou a importância da doação dos retalhos. “Foi um material muito rico e muito bem aproveitado. Não temos recursos para a compra dos tecidos, mas temos mão de obra especializada, então essa doação para os voluntários é muito importante. E para as pessoas que recebem é também fundamental, para que se sintam acolhidas e valorizadas, com dignidade”.

Para o presidente do Grupo Dass, uma das empresas homenageadas, Vilson Hermes, a sustentabilidade é parte da estratégia de negócios. “Trabalhamos nosso desenvolvimento e crescimento sustentável a partir da conexão entre os pilares econômico, social e ambiental. Por isso, ter o ser humano no centro das atividades requer um olhar atento, inclusive, ao desenvolvimento das comunidades onde atuamos. Assim, estamos presentes de forma ativa nos municípios para além da geração de empregos e renda, com o patrocínio e apoio a projetos e causas sociais que estimulam e promovem a capacitação profissional, a cultura, a saúde, a educação e o esporte”.

 

HOMENAGEADOS

Receberam homenagens as seguintes empresas e entidades: Alcaplas, Sindiplasc, Colégio Dom Bosco, AVHRO, Empresa Ranne Indústria – Dass, CEIM Nova Era, Supermercados Celeiro, Banco do Brasil de Coronel Freitas, Hotel Bertaso, Profissional Tintas, Brasão Supermercados, Rafitec, T.O.S. Obras e Serviços Ambientais e Planaterra. Além destes, 15 colaboradores da FIESC também foram reconhecidos por sua participação nos programas.

 

EVENTO ESTADUAL HOMENAGEOU MAIS DE 600 VOLUNTÁRIOS

A FIESC realizou o evento de forma híbrida em todo o Estado, com abertura transmitida ao vivo para todas as regionais, com a apresentação dos projetos Retalhos do Bem, de Joinville, e do trabalho voluntário realizado em Jaraguá do Sul na elaboração de projetos sociais que visam captar recursos federais.

O presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, reforçou a importância da participação das indústrias em projetos sociais. “Certamente, qualquer empresa não terá um bom desenvolvimento se não estiver inserida em um ambiente que seja favorável, então é de extrema importância que todas se envolvam na solução de problemas sociais”, apontou.

Na sequência do evento, os participantes puderam acompanhar a palestra “A importância do Voluntariado”, com o diretor-executivo da Junior Achievement Santa Catarina, Evandro Badin.

Ao todo, mais de 600 pessoas receberam reconhecimento por sua atuação nos projetos e 61 empresas foram chanceladas com o selo Empresa Amiga pelo apoio ao Eu Voluntário.

O vídeo da transmissão está disponível no canal da FIESC no Youtube:  www.youtube.com.br/fiesc_oficial.