Introdução

O projeto “A Magia das Tampinhas” está sendo desenvolvido em parceria com quatro turmas do Projeto Educação em Tempo Integral na Escola de Educação Básica Municipal Fidélis Antônio Fantin, situada na Rua Presidente Castelo Branco, nº 55, Bairro Cibrazem, em Videira, Santa Catarina. Compostas por alunos do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental, duas turmas são no período da manhã, totalizando 25 alunos, e outras duas no período da tarde, com um total de 49 alunos, somando 74 alunos envolvidos. As turmas são acompanhadas por 4 estagiárias em pedagogia, uma estagiária em Educação Física, coordenadas por uma professora Pedagoga. Este projeto teve início em 22 de fevereiro de 2023, data de início das atividades com estas turmas, e sua conclusão não possui data determinada.

O tema deste projeto surgiu no final do ano de 2022, quando as crianças do Projeto Educação em Tempo Integral envolvidas na arrecadação de tampinhas plásticas, observaram nas atividades realizadas que seria possível continuar com a campanha e que através da venda dessas tampinhas para reciclagem, descobriram a encantadora possibilidade de transformar essa iniciativa em recursos para renovar a nossa biblioteca escolar, criando assim este projeto.

A educação não se limita às quatro paredes da sala de aula, e a escola se destaca como um espaço em que os educandos têm a oportunidade de expandir seus horizontes e refletir sobre questões que impactam diretamente o mundo em que vivem. Refletindo sobre a conscientização ambiental, os alunos são incentivados a explorar e compreender temas relevantes, como a reciclagem do plástico. Através deste projeto, a escola se torna um ambiente onde as crianças aprendem não apenas sobre conceitos acadêmicos, mas também sobre sua responsabilidade e capacidade de influenciar positivamente a sociedade, promovendo a reciclagem consciente e participando ativamente na preservação do nosso planeta.

A integração da matemática desempenha um papel crucial na amplificação do impacto da campanha e na formação dos alunos como cidadãos conscientes e habilidosos. Ao recolher, separar, pesar e realizar diversas atividades matemáticas de forma lúdica os alunos não apenas desenvolvem habilidades numéricas essenciais, mas também testemunham a aplicação prática e significativa dessas habilidades na resolução de problemas do mundo real.

Por meio das atividades matemáticas envolvidas na arrecadação de tampinhas, os alunos aprendem a analisar dados quantitativos, estimar, comparar números, compreender relações de representação e identificar padrões. Além disso, eles têm a oportunidade de visualizar o valor coletivo das tampinhas, refletindo sobre o poder da colaboração e da coleta sistemática de informações. Esse processo de imersão na prática da matemática os prepara para enfrentar os desafios do mundo moderno, onde as habilidades quantitativas são fundamentais.

A problemática que norteia nosso projeto é a extensão da campanha das tampinhas além das turmas do Projeto Educação em Tempo Integral e suas famílias, a fim de atingir um alcance mais amplo em nossa comunidade. Ao perceberem o potencial de transformação que a coleta e reciclagem das tampinhas podem ter para a biblioteca escolar, os alunos são motivados a almejar metas maiores. Eles começam a vislumbrar a possibilidade de levar essa campanha para a cidade, envolvendo mais pessoas e famílias, e, assim, renovando a biblioteca com um acervo significativo de novos livros. Através da matemática e das atividades lúdicas, eles não apenas resolvem cálculos, mas também enfrentam desafios sociais e ambientais, aprendendo que a colaboração e o soma dos esforços podem resultar em mudanças concretas em nossa comunidade.

Através da parceria entre escola, famílias e comunidade, nosso objetivo é juntar tampinhas e transformá-las em recursos para renovar a nossa biblioteca, promovendo o aprendizado de forma colaborativa.

Caminhos Metodológicos, Resultados e Discussão

O ponto de partida para a nossa jornada foi marcado pelo primeiro dia de atividades e também por uma reunião com os pais dos alunos do Projeto Educação em Tempo Integral.

Durante essa reunião, compartilhamos a visão do projeto e incentivamos todos a contribuir, guardando qualquer tipo de tampa plástica. A partir desse ponto, a campanha das tampinhas plásticas tomou forma, originando-se dessa união entre escola e famílias, reforçando nosso compromisso com a conscientização ambiental e a renovação da biblioteca.

Em sala de aula, as crianças ouviram a história “Abigail”. Uma jornada cheia de descobertas e desafios, enquanto a girafa Abigail encontra animais como a brincalhona joaninha, a gulosa zebra e o ágil guepardo. Juntos, eles desvendam o poder mágico dos números e aprendem importantes lições sobre paciência, trabalho em equipe e perseverança. Uma aventura repleta de diversão, amizade e números incríveis! Mengali, Nacarato, e Passos (2009, p.103) citam a importância das conexões entre a matemática e a literatura infantil.

É importante proporcionar aos alunos situações que os levem a perceber que é possível encontrar, num simples texto de literatura infantil, situações matemáticas. Quando conseguem compreender essa relação, seu interesse pela leitura aumenta; além disso, sentem-se estimulados. Por esse motivo, as atividades realizadas passam a ter maior significado, num processo que acaba por constituir um conhecimento contextualizado.

Para contextualizar a atividade de arrecadação das tampinhas, envolvemos cada criança trazendo uma caixa de papelão para a escola, a qual elas puderam decorar com olhos, boca, dentes e língua, transformando-a em um simpático “Papa Tampas”. No Dia da Família na escola, as caixas foram expostas, e cada criança acompanhada de sua família teve a oportunidade de levar a sua caixa para casa. A ideia era simples: cada criança, com apoio da família, amigos e vizinhos, coletar tampinhas plásticas e as trazer para a escola, com o objetivo de juntar a maior quantidade possível. Essa atividade empolgou as crianças, que participaram animadamente, trazendo seus “Papa Tampas” cheios de tampinhas.

Nesta fase inicial, os alunos abraçaram a tarefa de reunir uma variedade de tampinhas plásticas. Como parte desse processo, realizaram uma atividade pedagógica significativa, na qual aprenderam a classificar as tampinhas por cores distintas: branco, amarelo, azul, verde, preto, vermelho e roxo. Essa etapa não apenas permitiu que as crianças interagissem de maneira prática com os objetos coletados, mas também as introduziu ao conceito valioso de categorização e organização. Através dessa experiência, eles não apenas exploraram as características visuais das tampinhas, mas também começaram a desenvolver habilidades cognitivas essenciais, como a capacidade de identificar semelhanças e diferenças, estimulando a curiosidade natural e instinto de descoberta.

Após a etapa de classificação das tampinhas por cores, provocamos a curiosidade das crianças ao desafiá-las a estimar a quantidade de tampinhas necessárias para atingir um quilo. Com isso, realizamos uma experiência prática, levando uma seleção das tampinhas até a balança da escola. Após uma precisa pesagem, calculamos a quantidade exata de tampinhas que compunha um quilo para cada cor. Organizamos os alunos em grupos menores, onde eles desenvolveram estratégias de contagem, explorando diferentes abordagens, como contar de dez em dez, de dois em dois e agrupamento em centenas. Essa atividade não apenas reforçou as habilidades matemáticas dos alunos, mas também fomentou o pensamento crítico, a colaboração e a exploração ativa. Como parte do processo, trabalhamos juntos para criar um gráfico de colunas, exibindo as informações sobre a quantidade de tampinhas por quilo, separadas por cores. Esse gráfico não apenas consolidou visualmente os resultados, mas também proporcionou uma oportunidade valiosa para entender a relação entre números, quantidades e cores de maneira concreta e significativa. Assim, nossos alunos não apenas se aprofundaram no aprendizado matemático, mas também ampliaram suas habilidades de análise e interpretação de dados, reforçando ainda mais os aspectos colaborativos e práticos da abordagem pedagógica.

Um momento de destaque foi a enriquecedora palestra sobre reciclagem de plásticos ministrada por Ariel Cattani, que trouxe uma compreensão mais profunda dos caminhos da reciclagem, processos de transformação do plástico e a importância da conscientização ambiental. Suas reflexões, baseadas no princípio de Antoine Lavoisier de que “Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”, adicionaram uma perspectiva valiosa à nossa abordagem pedagógica. Ao incorporar o conhecimento adquirido sobre a reciclagem de plásticos em nosso projeto, nossos alunos não apenas ampliaram seus conhecimentos, mas também internalizaram a responsabilidade e o impacto positivo que podem ter como defensores do meio ambiente, aplicando as lições aprendidas em nosso projeto para se tornarem agentes ativos de mudança em nossa escola e comunidade.

Decidimos expandir a nossa campanha, estendendo o convite a todas as turmas da escola. Cada turma conduziu uma breve apresentação acompanhada de cartazes, com o objetivo de visitar as 19 turmas, do 1º ao 9º ano de nossa escola. Como parte desse envolvimento, realizamos um sorteio de uma sacola “Papa Tampas” em cada turma, onde o aluno sorteado terá o privilégio de colocar em um local visível em sua casa, como um lembrete constante para coletar as tampinhas plásticas, buscando a ajuda de sua família, vizinhos e amigos.

Para cada turma, preparamos caixas “Papa Tampas” incentivando os alunos a aderirem à campanha e competirem amigavelmente para recolher mais tampinhas. Faremos coletas regulares, pesando e registrando visualmente as tampinhas em gráficos que mostram o ranking das turmas conforme as arrecadações. A turma com a maior quantidade arrecadada será premiada ao final da campanha. O entusiasmo das turmas do projeto integral destaca a meta de revitalizar a biblioteca escolar, compartilhada por todas as turmas. Esse engajamento não enfatiza apenas a importância da causa, mas também demonstra a colaboração entre os alunos e fortalece os laços da comunidade escolar.

Realizamos uma votação para escolher o nome oficial do projeto, unindo toda a escola em um exercício democrático e pedagógico. Os alunos aprenderam a ordenar títulos com base nos resultados, aplicando habilidades matemáticas com números ordinais e compreendendo a influência das decisões coletivas através da contagem e análise de votos. Essa atividade fortaleceu a compreensão da participação ativa, respeito às opiniões divergentes e valorização do processo democrático. O nome vencedor, “A Magia das Tampinhas”, recebeu 155 votos entre 378.

A realização de diversas atividades, como bingo, jogo da velha, cálculos de adição e subtração utilizando as tampinhas como material concreto, ordenação de números, reciclagem consciente por meio da separação das cores das tampinhas, criação de um planeta terra limpo com tampinhas, além da adaptação teatral da história da Abigail para o Festival de Teatro Escolar, enriqueceram o projeto. Essas atividades promoveram o entendimento prático e concreto dos conceitos matemáticos, incentivando a consciência ambiental, fomentando a criatividade e fortalecendo a interação social, preparando os alunos não apenas para o sucesso escolar, mas também para se tornarem cidadãos ativos, comprometidos e conscientes do impacto positivo que podem ter em sua comunidade e no mundo. Segundo D’Ambrosio (2003, p.3).

[…]exigir o ensino de uma matemática que permita à criança lidar com o mundo à volta, além disso, permita a capacidade do aluno de solucionar problemas, cálculos, capacidade intelectuais e de desenvolvimento do pensamento e do conhecimento.

Este projeto, embora repleto de conquistas e aprendizados até o momento, está longe de sua conclusão. Queremos ir além das paredes da escola, envolvendo toda a comunidade de Videira. Planejamos estender nossa campanha para parceiros locais, usando a rádio para divulgação do projeto, buscando apoio de empresas interessadas, concretizar a venda das tampinhas para reciclagem entre outras atividades e ações. Acreditamos que isso pode mostrar o poder da reciclagem não apenas para o meio ambiente, mas também para nossa biblioteca. Queremos contagiar a cidade com a magia das tampinhas, inspirando a todos a participarem desse movimento sustentável e educativo.

Através das atividades cuidadosamente planejadas e executadas neste projeto, foi possível promover uma abordagem pedagógica integradora e abrangente. As ações pedagógicas empregadas visaram não apenas o desenvolvimento das habilidades matemáticas dos alunos, mas também o estímulo ao pensamento crítico, a conscientização ambiental e a formação de cidadãos responsáveis e comprometidos. Ao utilizar as tampinhas plásticas como ferramenta educacional, fomos capazes de criar uma conexão tangível entre os conceitos abstratos e a realidade concreta, proporcionando aos alunos uma experiência de aprendizado significativa e aplicável.

As atividades matemáticas, desde a classificação das tampinhas por cores até a estimativa do peso e a contagem para formar um quilo, proporcionaram um ambiente propício para o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas e raciocínio lógico. Os alunos foram desafiados a aplicar conceitos numéricos de maneira prática, utilizando estratégias variadas de contagem e agrupamento. A criação do gráfico de colunas para visualizar as quantidades de tampinhas por cor proporcionou uma oportunidade concreta para explorar a interpretação de dados, fortalecendo a compreensão matemática de maneira concreta e envolvente. A integração das atividades de forma lúdicas ao longo do processo enriqueceu ainda mais o aprendizado, estimulando a criatividade, a colaboração e a exploração ativa, tornando a experiência matemática ainda mais envolvente e significativa para os alunos.

A utilização do lúdico como instrumento de aprendizagem é mais do que um mero momento de descontração e brincadeira, mas sim, um momento de estimular os estudantes a aprenderem, a conhecerem e desenvolverem habilidades essenciais para a formação de um cidadão crítico e responsável (CECCO E ANDREIS, 2014, p.29).

Além disso, a diversidade de atividades, desde as atividades lúdicas até a adaptação teatral proporcionaram uma aprendizagem mais abrangente. Essas ações pedagógicas estimularam a criatividade, a colaboração entre os alunos e a exploração de diferentes formas de expressão. Através dessas atividades, os alunos puderam explorar conceitos matemáticos de maneira concreta e aplicável, enquanto desenvolviam habilidades sociais e emocionais essenciais.

Conclusões

As atividades realizadas neste projeto demonstraram como a integração entre o aprendizado matemático, a conscientização ambiental e a participação ativa na comunidade podem resultar em uma educação mais abrangente e impactante. As ações pedagógicas empregadas permitiram que os alunos não apenas adquirissem conhecimento, mas também internalizaram valores, habilidades e atitudes que os capacitarão como cidadãos conscientes, responsáveis e comprometidos com um futuro mais sustentável e harmonioso.

Durante a jornada deste projeto, encontramos desafios que nos instigaram a aprimorar ainda mais nosso enfoque pedagógico. Entre esses desafios, destacou-se a necessidade de adaptação contínua das atividades para atender às diferentes necessidades e estilos de aprendizado dos alunos. Além disso, a coordenação logística da campanha de arrecadação e a organização das diversas etapas demandaram um planejamento minucioso. Para garantir que o aprendizado se torne verdadeiramente significativo, estamos comprometidos em promover a reflexão constante sobre as práticas pedagógicas empregadas, buscando aprimoramentos que maximizem o envolvimento e o impacto dos alunos. Acreditamos que ao cultivar um ambiente de constante aprendizado e adaptação, estamos moldando uma educação que não apenas informa, mas transforma, capacitando nossos alunos para enfrentar os desafios do mundo com confiança e determinação.