PROJETO: Arborização e Jardinagem do IFSC Usando as Tampinhas do Bem

TEMA: Tampinhas para revitalização dos espaços verdes de convivência entre os alunos do IFSC.

OBJETIVO GERAL

Estimular e conscientizar os alunos do IFSC e seus familiares sobre a importância em dar o destino correto ao material plástico por meio da reciclagem, promover ações para coleta e realizar a venda de tampinhas plásticas para a empresa Alcaplas com o objetivo de obter fundos para a realizar melhorias nos espaços externos de convivência dos alunos da escola.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

JUSTIFICATIVA

Sabe-se que o Brasil é um dos maiores produtores de plástico do mundo e um dos países que menos recicla. Na maioria das vezes, esse material não tem o descarte correto e acaba poluindo o solo, rios e mares, florestas, o solo e o lençol freático ao invés de receber um destino correto, que é a reciclagem. A população em geral não apresenta uma cultura de interesse no destino do lixo plástico e sabemos que grande parte dos problemas ambientais poderiam ser resolvidos com a adoção de práticas adequadas de reciclagem. Portanto, cabe a nós tentar mudar esse cenário, pois a questão do lixo plástico é um problema social e ambiental e é de responsabilidade de todos. Com esse projeto os alunos irão envolver seus familiares em busca da coleta de tampinhas e também irão trabalhar a consciência ambiental e social nas suas casas, visando o destino correto desse material.

Além disso, sabemos que um conjunto de ações pode transformar um espaço, em local agradável, com aspecto visual harmônico e que permita a interação com a natureza, pois a maioria dos nossos alunos permanecem o dia inteiro na escola para realizar suas atividades. Estes aspectos incorporados no ambiente escolar se tornam fundamentais para contribuir com a aprendizagem, que ultrapassa os limites da sala de aula e se expande para as áreas externas.

As atividades de paisagismo e jardinagem no âmbito escolar representam uma ação importante e necessária para construção de uma consciência educacional, ecológica e cidadã. Assim, incentivar práticas que contribuem com a preservação ambiental, contato com a natureza e com o desenvolvimento psicológico e social dos alunos na escola.

METODOLOGIA

PÚBLICO ALVO

Estudantes do IFSC – Câmpus Xanxerê

DURAÇÃO

O projeto será desenvolvido no decorrer dos anos letivos, contribuindo com o processo de ensino-aprendizagem na temática da sustentabilidade.

FINALIDADE DOS RECURSOS RECEBIDOS

O recurso financeiro arrecadado será revertido na compra de materiais de consumo não previstos em licitação pública, mas necessários à montagem e manutenção de espaços verdes de convivência dos alunos no campus, além de visitas técnicas com foco na sustentabilidade.