Tema: Arrecadação Consciente de Tampinhas

OBJETIVO GERAL

Sensibilizar e conscientizar população escolar, familiares e vizinhos da escola sobre a importância de se reciclar o material plástico para conservação e preservação dos recursos naturais e promover ações para coleta e venda de tampinhas plásticas para empresa Alcaplas, empresa voltada à transformação de resíduos plásticos, para obter fundos para melhorias na escola.

Objetivos específicos

Justificativa

O Brasil é um dos maiores produtores de lixo plástico do mundo e um dos países que menos recicla. Há uma estimativa que cada brasileiro produz 1 kg de lixo plástico por semana decorrente da utilização de embalagens diversas, produtos de higiene, limpeza, entre outros. Na maioria das vezes, esse material não tem o descarte correto e acaba comprometendo a saúde do planeta, poluindo o solo, rios e mares, áreas verdes e florestas, o solo e o lençol freático ao invés de receber um destino correto, a reciclagem.

A população em geral não apresenta uma cultura de interesse no destino do lixo plástico e sabemos que grande parte do problema poderia ser resolvido com a adoção de medidas adequadas, como a reciclagem.

Portanto, cabe a nós tentar mudar esse cenário, pois a questão do lixo plástico é um problema social e ambiental e é responsabilidade de todos.

Por esse motivo, nosso projeto tem como objetivo sensibilizar e conscientizar população escolar, familiares e vizinhos sobre a importância de se reciclar o material plástico para conservação e preservação do meio ambiente e promover ações de coleta e venda de tampinhas plásticas para empresa Alcaplas para obter fundos visando melhorias na escola.

 

Estratégias e ações para atingir os objetivos

O projeto será implantado em junho de 2022, através da parceria da empresa Alcaplas de Xanxerê/SC.

As atividades de divulgação serão iniciadas dentro da escola, os alunos do 8° ano irão visitar todas as turmas para falar do projeto e da sua importância, conscientizar sobre as questões ambientais e a necessidade de reciclar. Após, será solicitado o engajamento de todos para a execução do projeto com a coleta de tampinhas e a disseminação da ideia em todas as residências. No momento desta visita, será afixado um cartaz em cada sala, elaborado pelos próprios alunos, com mensagens de conscientização ambiental e a importância da reciclagem das tampinhas plásticas. Será colocado, em cada sala de aula, um coletor de tampinhas.

Os alunos irão envolver seus familiares em busca da coleta de tampinhas e trabalhar a consciência ambiental e social em seus lares, visando o destino correto desse material.

Para estimular a coleta, uma competição será realizada entre as turmas para verificar quem coleta mais tampinhas em cada mês. No final de cada mês, os alunos do 8 ano irão, novamente, visitar as turmas e contabilizar quem arrecadou mais tampinhas naquele mês. O resultado será divulgado em um placar que será elaborado pelos alunos e será afixado na porta principal da escola para conhecimento de toda a população escolar do campeão do mês.

Também serão realizados mutirões na vizinhança com o mesmo intuito. Na secretaria da escola haverá um coletor para que a vizinhança também possa depositar as suas tampinhas.

Durante as visitas nas salas de aula e na vizinhança, serão entregues panfletos com sugestões de tampinhas a serem arrecadados: produtos alimentícios: óleo de cozinha, margarina, vinagre, sorvete, maionese, requeijão, chocolate em pó, café solúvel, adoçante, fermento, refrigerantes e outras bebidas, etc. Higiene pessoal: acetona, creme dental, perfume, lenços umedecidos, xampu, cosméticos, etc. Higiene doméstica: detergente, alvejante, amaciante, sabão líquido, etc. Outras: medicamentos, cola, caneta, galões de cinco, dez e vinte litros de água, etc.