Nome da Instituição: Associação Iraniense de Ajuda e Proteção Animal – Emergência Animal Irani
Localização: Irani – SC
Presidente/Responsável: Jádima Lis Aparecida Bertoldi.
Caracterização
A Associação Iraniense de Ajuda e Proteção Animal, é uma entidade civil, sem fins lucrativos, em forma de associação, com interesse assistencial de proteção e defesa animal.
Histórico
Desde 2005 a Associação Iraniense de Ajuda e Proteção Animal vem atuando na cidade de Irani nas questões de proteção e assistência aos animais abandonados e/ou vítimas de maus tratos. Fornecendo cuidados veterinários, castração, alimentação, abrigo, lar temporário e facilitando a adoção dos animais resgatados. Os fundos para promover essas ações provém de doações e campanhas como rifas, brechós, entre outros. Todo o trabalho executado na ONG é exclusivamente feito por voluntários, onde os mesmos ajudam sem obter nenhum retorno financeiro.
Justificativa
A ONG, com base no Art. 32 da Lei Federal nº 9.605/98 (Crimes Ambientais), e no Art. 164 do Código Penal, que estabelecem penas de detenção e multa para maus-tratos e abandonos de animais tanto silvestres quanto domésticos, pretende despertar a sociedade a entender que todos podem ajudar de alguma forma, com isso, buscamos parceiros e colaboradores que queiram fazer parte deste trabalho conosco. Para isso são necessárias atitudes que tenham como foco, resgatar princípios éticos e morais, ou seja, mostrar que nós seres humanos fazemos parte do meio, e que temos como obrigação viver em equilíbrio com todos os seres vivos. Entendemos que diminuir a população de cães e gatos no município é uma questão de utilidade, interesse e saúde pública. Os atos de maus-tratos e crueldades mais comuns são: abandono; manter animal preso por muito tempo sem comida e contato com seus donos/responsáveis; deixar animal em lugar impróprio e anti-higiênico; envenenamento; agressão física, covarde e exagerada; mutilação; não procurar um veterinário se o animal estiver doente.
Objetivo geral
O presente projeto visa diminuir a população de animais abandonados e maltratados das ruas de Irani, atendendo e reabilitando cães em situação de vulnerabilidade, impactando positivamente no meio ambiente e promovendo o bem estar e melhoria da qualidade de vida da população animal, evitando a superpopulação por meio da castração e tirando-os do sofrimento, tortura, abusos e privação de necessidades básicas de sobrevivência.
Objetivos específicos
- Manter um abrigo temporário para animais abandonados, com o propósito de garantir sua manutenção com qualidade ou doá-los a pessoas que cuidem e forneçam o que o animal precisar;
- Desenvolver ações para a defesa, preservação e manutenção da qualidade de vida de animais abandonados;
- Estabelecer uma rede de parcerias entre o poder público, a sociedade e o segmento empresarial para apoiar o Projeto;
- Articular ações coletivas de sensibilização, despertando a cooperação e solidariedade de forma integrada e participativa;
- Engajar voluntários sensíveis à causa, aos cuidados e na busca por lares definitivos;
- Realizar feiras de adoção em busca de lares definitivos e seguros aos animais;
- Estabelecer convênios com instituições apropriadas e capacitadas para a realização de esterilização gratuita;
- Defender, proteger, coibir e denunciar maus-tratos e abandono de animais;
- Evitar a superexposição da população a doenças transmitidas pelos cães e gatos, como “cinomose” e “tumor venéreo transmissível”, que podem ser contagiosas e infectar o ser humano;
- Identificar e incentivar pessoas a fazerem um lar temporário para animais de rua, com apadrinhamento.
- Promover meios para angariar fundos que nos auxiliem nos gastos com os animais resgatados (ex.: rifas, brechós, entre outros).