Nome da Instituição: Associação de Pais e Amigos Dos Excepcionais de Xanxerê – APAE
Município: Xanxerê – SC
Objetivo Geral
Sensibilizar e conscientizar alunos e familiares quanto a importância da reciclagem para conservação e preservação do meio ambiente.
Objetivos Específicos
- Despertar a consciência e reflexão em relação às questões ambientais que envolvem o lixo produzido na escola, focando no material plástico tampinha;
- Realizar através da separação de tampinhas atividades pedagógicas com os alunos, destacando as habilidades em relacionar as cores, quantidades visando estimular a área cognitiva e de atenção.
- Incentivar e promover o trabalho coletivo e a cooperação entre os alunos, família e professores com intuito de trabalhar a preservação e o meio ambiente.
- Destacar a importância e as formas corretas de descarte das tampinhas e material reciclável inutilizado, como forma de reaproveitamento e consciência ecológica.
Justificativa
No intuito de participar da Campanha Tampinha do Bem da empresa Alcaplas, a Apae de Xanxerê busca realizar uma parceria para juntos responsabilizar-se pelo destino ambientalmente correto das tampinhas plásticas, com práticas sustentáveis, promovendo ações beneficentes que envolvam toda escola e família.
A Apae de Xanxerê sempre buscou realizar ações que possam envolver toda a comunidade escolar e família. O projeto Tampinha do Bem, vem de encontro com nossas atividades que além de focarem no processo de ensino pedagógico, trabalham o desenvolvimento neuropsicomotor do aluno, através de atividades lúdicas que envolvam
formas diferenciadas do aluno desenvolver-se.
A escola e a comunidade exercem papel fundamental para a conservação do meio ambiente. Trabalhar a questão ambiental dentro de nossas escolas é papel fundamental para formar pessoas com hábitos corretos de cuidados com o meio ambiente.
Para isso, foi pensado o uso de múltiplas ações que visam melhorar a qualidade de vida dentro e fora da escola, assim o projeto prevê o envolvimento de educadores e familiares para envolver cada aluno na destinação correta do lixo, mobilizando todos os envolvidos e orientando a comunidade escolar.
Assim, a função da escola será trabalhar intensamente o tema “meio ambiente” através de ações reflexivas, teóricas e práticas, para que o aluno possa aprender a amar e respeitar tudo que está a sua volta, incorporando dessa maneira, desde a infância, a responsabilidade e o respeito para a natureza.
Metodologia
O projeto será apresentado na Apae para funcionários e alunos, tendo como coordenação a orientadora pedagógica e alunos autodefensores. Os alunos de forma lúdica serão orientados a desenvolver ações de coleta e seleção de tampinhas, sendo estendido para os familiares.
O grupo de autodefensoria e orientação pedagógica serão responsáveis pelo recebimento das doações das tampinhas e coordenar as atividades a serem desenvolvidas. O valor arrecadado será destinado para momentos de lazer dos alunos, conforme sugestão.