Projeto: Da escola para o mundo
Tema: Coletando para vida – o meio ambiente em ação
Público alvo: Alunos do 5º ano matutino e vespertino E. E. F. Augusto Colatto
Justificativa
A coleta seletiva é uma forma de destinação do lixo que considera a divisão entre os tipos de materiais recicláveis. Portanto, ela é realizada baseada na separação de materiais comuns, como papel, vidro e plástico, conforme a sua origem. Assim, materiais fabricados com celulose, como papéis e papelões, são destinados em um mesmo grupo, uma vez que possuem características em comum.
Essa destinação seletiva facilita o processo de reciclagem, já que os materiais chegam de forma separada nas usinas, facilitando o processo de transformação desses resíduos. A coleta adotada na escola e comunidade como forma de facilitar o processo de reciclagem do lixo, juntamente com o programa Tampinhas do Bem da empresa Alcaplas, para proporcionar ao educando mais compreensão do destino dos resíduos coletados pelo mesmo.
Objetivo Geral
Compreender a verdadeira importância do processo de realização da coleta seletiva, proporcionando ao educando uma reflexão através de ações educacionais.
Objetivos Específicos
- Resgatar a importância da coleta seletiva;
- Conscientizar que a ação depende de cada um;
- Conhecer o programa Tampinhas do Bem desenvolvido pela empresa Alcaplas;
- Incentivar os alunos quanto a coleta das tampinhas plásticas;
- Compreender que a reutilização dos resíduos coletados tem destino próprio;
- Compreender que muitas pessoas vivem da renda econômica que a coleta seletiva proporciona juntamente com as associações comunitárias;
- Concretizar a ideia real e efetiva do processo de reciclagem junto a empresa da Alcaplas, sendo valorizada com a entrega das tampinhas e visualização do processo de reutilização e transformação.
Metodologia
- Apresentação do projeto integradores da editora Ática “ Da escola para o mundo”;
- Estudo da primeira unidade “ Como produzimos lixo”, reflexão de onde, como e porque produzimos lixo no país e no mundo através do estudo de gráficos e atividades de pesquisas;
- Estudo da segunda unidade “ Resíduos: para onde vão?”, resgatar a importância da coleta seletiva e as cores das lixeiras especificas para cada resíduo coletado;
- Estudo da terceira unidade “Consumo Consciente”, refletir sobre o alto consumo desnecessário que tem consequências agravantes para o meio ambiente se destinados de forma errada;
- Estudo da quarta unidade “ ReutilizArte”, compreender através da transformação e a reutilização do lixo reciclável a partir das associações comunitárias que trabalha para contribuir com a renda econômica da família com empresas associadas em prol do futuro ambiental e de projetos com transformando lixo em arte.
Recursos
- Livro: “ Da escola para o mundo”;
- Vídeos;
- Jogos;
- Tampinhas coletas;
- Cartolina;
- Canetões;
- Imagens.