Apresentação

A educação ambiental é um processo educativo em que se constroem valores importantes relacionados com a conservação do meio ambiente. Durante esse processo, devemos deixar claro a necessidade de  cuidarmos da natureza e a importância de preservarmos os recursos naturais para que possam ser usados por nós e também estarem disponíveis às futuras gerações. Nesse contexto, nasce a necessidade de ensinar os 5 Rs — cinco termos que nos ajudam a compreender como devemos comportar-nos em relação ao meio ambiente e refletir em mecanismos e ações que podem transformar pequenas mudanças em dinheiro.

Objetivos específicos

Metodologia

Primeiramente, é fundamental que o professor exponha aos alunos a necessidade da preservação do meio ambiente. Para isso, podem ser usados vídeos que exponham como o lixo é prejudicial para o meio ambiente e para os seres vivos que nele habitam. Também é recomendável uma saída de campo para algum lugar degradado pela ação humana, como um rio poluído ou um lixão.

Após essa exposição, é necessário esclarecer do que se trata cada um dos 5 Rs e promover a reflexão dos alunos sobre seus hábitos de consumo e pensar como pequenas ações podem fazer a diferença financeiramente.

Pensa-se em trabalhar por etapas organizadas da seguinte forma:

Etapa 1- Abril e Maio- Coleta de qualquer tipo de tampinha. Posteriormente essas tampinhas serão vendidas para a empresa Alcaplás e os alunos receberão esse valor em dinheiro. Nesse período também os professores organizarão a coleta de camisetas de uniforme que não se usa mais para serem reaproveitadas por outras crianças.

Etapa 2- Junho- Visita na Alcaplás, com o objetivo de conhecer os processos de reciclagem.

Etapa 3- Julho, Agosto e Setembro- Estudo do tema com atividades diversificadas de acordo com a faixa etária.

Etapa 4- Outubro e Novembro- Os alunos farão uma  pesquisa de investigação para conhecer os profissionais referentes à nossa escola que trabalham com reciclagem, posteriormente será feito uma socialização dessa pesquisa e uma entrevista com esses profissionais, que podem ser pais de alunos ou que tenham alguma relação com a escola. Nesse período também os alunos trarão doações de roupas, calçados, objetos, joias, brinquedos… para vender na Feira- que será o fechamento do projeto. Essa Feira acontecerá no mês de Novembro. Serão  vendidas  de forma coletiva essas doações além de pastel, docinho e refrigerante. Esse dinheiro arrecadado será para o uso dos alunos que poderão escolher de que forma vão usufruir dessa arrecadação. Eles optarão em fazer uma viagem de estudo ou uma tarde ou manhã no campo com jogos e piquenique dependendo do valor arrecadado.

Público alvo: Educação infantil e as turmas do 1º ao 5º ano do período matutino e vespertino ( toda a comunidade escolar).