Objetivos
O Projeto de recolha/reciclagem de tampas plásticas, desenvolvido pela APAE de Guaraciaba tem como objetivo:
- Despertar em nossos alunos, colaboradores, associados, alunos das redes de ensino (municipal e estadual) comércio, indústria, agro e população os benefícios gerados pelo projeto;
- Preservação ambiental;
- Responsabilidade social;
- Conviver com as diferenças;
- Arrecadar recursos que auxiliam na aquisição de materiais didáticos e pedagógicos utilizados pelos educandos do CAESP – Centro de Atendimento Educacional Especializado, mantido pela APAE de Guaraciaba.
Desenvolvimento
A partir de uma atividade sobre reciclagem desenvolvido dentro do CAESP e ouvindo nossos educandos iniciamos um trabalho de recolha de tampinhas. A divulgação foi um trabalho “formiguinha” e, lentamente ampliado.
A Empresa Mineradora Fazenda Traíra – Água Mineral Danferrana nos forneceu as bombonas de 20 litros em desuso que estão sendo usadas como coletores, a Gráfica e Editora Ryu’s produziu e nos doou os adesivos que foram colados nas bombonas com as orientações do projeto.
As bombonas, transformadas em coletores, estão distribuídas em 30 locais na cidade e para as escolas disponibilizamos caixas de papelão.
Os educandos do CAESP – Centro de Atendimento Educacional Especializado fazem a separação por cor ou aproximação.
Implementação
Para o ano letivo de 2025 faremos a impressão de um folders que serão entregues a todas as famílias do município pelas Agentes de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde quando farão as visitas mensais.
Ampliar a quantidade de bombonas em diferentes locais da cidade e interior.
Resultados Esperados
- Desenvolver, principalmente nas crianças e jovens, o hábito da separação dos materiais recicláveis e o destino correto dos mesmos;
- Contribuir na preservação ambiental;
- Colaborar com o poder público no processo da coleta seletiva;
- Manter contato e parceria com empresas que adquiram e reciclam esse material;
- Arrecadar recursos financeiros que beneficiam os educandos do CAESP – APAE de Guaraciaba.