Justificativa
A escola é um ambiente propício para um projeto de horta, pois permite a multidisciplinaridade como um fator de integração de conhecimentos e das próprias crianças. Outro ponto fundamental, é que além de ocupar um espaço físico ocioso, os alimentos produzidos podem exercer um papel complementar na merenda escolar, sendo oferecida na escola. É possível, ainda, estimular hábitos alimentares mais saudáveis, e a preservação do meio ambiente.
Objetivos
- Trabalhar conceitos de educação ambiental;
- Conscientizar sobre a preservação do meio ambiente;
- Utilizar o espaço e os alimentos cultivados para fazer experiências multidisciplinares nos campos de experiências;
- Estimular a adoção de bons hábitos alimentares;
- Produzir insumos que podem complementar a merenda escolar;
- Valorizar o trabalho em equipe;
- Conscientizar a respeito da importância dos alimentos orgânicos, não só pela questão da saúde, mas pelo viés da importância econômica, uma vez que são cultivados principalmente por pequenos produtores;
- Trabalhar o processo de cultivo de alimentos e todas as variáveis que o envolvem;
- Estimular a observação como meio para levantar hipóteses e solucionar problemas.
- Fazer uma composteira para adubar a terra.
- Atrair insetos, aves, proporcionando um ambiente rico em vida diversificada.
História
Em nosso CMEI o projeto teve iniciou no ano de 2019, foi escolhido o espaço que faz divisa com o Colégio Estadual Benjamim Constant, esta faixa de terra é bastante fértil, pois fica embaixo de árvores. A terra foi previamente preparada com apoio dos pais, e fazemos menção ao sr. Brás, pai do Guilherme do C2B de 2019, que muito ajudou no preparo da terra. Também a pessoa do agrônomo Paulo Roberto Guilherme, da equipe da SME representada pela Professora Cristina Borba, a coordenadora pedagógica, Keila Ramos Borini, que literalmente – colocou a mão na terra! Tivemos posteriormente o sistema de irrigação por aspersão que facilitou muito o trabalho.
Os professores tiveram formação com o agrônomo Paulo Roberto Guilherme, da equipe da SME, para disseminar a ideia entre o corpo docente, sobre o passo a passo da construção da horta. Na hora de escolher o que plantar, foi preciso levar em consideração aqueles produtos que são favoráveis ao clima do local, os que sejam da estação, e ainda, como eles podem ser úteis na aprendizagem das crianças.
Escolhidas as variedades, foi hora de preparar os canteiros e o local para plantio. As mudas de verduras e hortaliças foram trazidas pela comunidade escolar e houve o dia do plantio, onde os familiares plantaram juntamente com as crianças, um canteiro para cada turma. Foi um momento muito gratificante para todos.
Dado a manutenção, cumprindo todas as etapas acima, as crianças juntas com os professores e com a coordenadora pedagógica, se responsabilizaram pelos cuidados necessários e pelo acompanhamento da horta, e finalmente chegou o dia da colheita! Cada turma desfrutou do prazer de fazê-lo e posteriormente houve a degustação das verduras e hortaliças. Isso foi feito em momentos específicos, e servido na merenda para todos, com grande valorização dado a conquista de todos.
No ano de 2020, com o advento da pandemia a manutenção desse espaço ficou prejudicada, e a produção de alimentos também não ocorreu.
No ano de 2021 o agrônomo Paulo Roberto Guilherme trouxe a ideia de mudarmos o espaço horta para outra área do CMEI com sol pleno e utilizar outro sistema, o de caixaria, dessa forma nossa horta ficaria mais saudável, de fácil manutenção e com a produção de alimentos necessária à nossa demanda.
No ano de 2022, nossas crianças desenvolveram muitos trabalhos nesse espaço, entre eles o projeto “Detetives do Clélia Azul”, que teve como objetivo descobrir a causa dos pés de couve estarem cheios de buracos, algumas folhas estavam todas comidas. Com essa pesquisa as crianças desenvolveram repelentes para combater as lagartas que estavam ocasionando danos aos pés de couve. Neste ano também o projeto foi premiado em segundo lugar no evento “Londrina Matsuri: melhores práticas ambientais”.
Metodologia
Para o uso da horta a coordenação pedagógica elabora um cronograma para que todas as turmas possam desenvolver pesquisas no espaço. A coordenação também acompanha o professor durante a experiência no local, como o objetivo de colaborar, providenciar materiais conforme as curiosidades apresentadas pelas crianças na aula, e também para contribuir com novos conhecimentos no momento planejado pelo professor. A partir da escolha das crianças sobre quais hortaliças ou leguminosas que irão cultivar, as famílias são comunicadas e convidadas a contribuir com mudas e/ou sementes. O plantio é realizado pelas crianças e a colheita também é feita pela turma que plantou. Semanalmente as professoras voltam ao espaço com as crianças para observar e registrar o crescimento das plantas. Dada a colheita as hortaliças e leguminosas são levadas para a cozinha e complementam a merenda das crianças.
Nossa horta também conta com uma composteira seca enviada pela Secretaria Municipal de Educação e com um minhocário construído pelo Professor José Carlos Costa Junior utilizando potes de margarina descartados pelas padarias. As crianças pesquisaram sobre compostagem e sobre o ciclo de vida das minhocas, e, periodicamente as crianças de C2 a P5 fazem a coleta do biofertilizante para adubar a horta e os vasos e/ou alimentam a minhocas, os resíduos ácidos, como cascas de laranjas, casaca de abacaxis, cascas de cebola e alho são destinados a composteira seca pelas próprias crianças.
Conclusão
Concluímos com as observações feitas durante o trabalho nesse espaço que ele se faz indispensável na formação integral e adequada das nossas crianças, e, dessa forma alcançamos umas das demandas do Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil que nos Princípios 8.2 – Programa de necessidades, setorização, fluxos, áreas e proporções entre os ambientes, sugere que:
(…)É interessante que haja na Instituição de Educação Infantil espaços diversificados, sombreados e descobertos, áreas permeáveis, pisos variados como grama e areia, bancos e brinquedos. Estes espaços podem prever área para jardim, pomar e horta, estimulando o envolvimento da comunidade escolar. (…) – pag.71 – 8.2.16.
Referência bibliográfica
Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil. Brasília, 2019. Pág.71
Nações Unidas Brasil in: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs