Justificativa
O projeto “Passeios de Conhecimento”, tem como objetivo principal, instigar tanto educandos, quanto educadores, a se desafiarem na busca da construção de novos conhecimentos por meio de deslocamento à espaços fora do âmbito escolar.
Segundo Paulo Freire “a educação é uma forma de intervenção no mundo” (FREIRE, 1996, p.51), sendo assim, o grupo de educadores da EEB Marechal Bormann, percebendo a necessidade de criar alternativas, na quais os educadores e educandos possam desenvolver novos caminhos e alternativas para um aprendizado efetivo, de foram que venham a se envolver cada vez mais no processo de apropriação do conhecimento através da realidade local, resolveu formatar este projeto “Passeios de Conhecimento”, a fim de que ao verificarem as realidades dos roteiros, possam os educandos, absorverem o conhecimento de forma alternativa e eficaz.
Ainda que a motivação para o aprendizado seja subjetiva e dependente das experiências que são construídas através das interações com outras pessoas, quer seja do âmbito escolar ou não, consideramos que os passeios de conhecimento, poderão através da realidade, despertar interesses adormecidos, aqueles que não são possíveis de serem instigados enquanto em sala de aula.
Tendo como propósito, criar uma sistemática na qual os Passeios de Conhecimento, ocorram de forma participativa, organizada, responsável e com qualidade, consideramos que estes passeios se constituirão em excelentes oportunidades de convivência, socialização de experiências e formação de novos vínculos sociais e culturais.
Objetivo Geral
Criar possibilidades de comparar, constatar, avaliar, e principalmente de experenciar as transformações do mundo, de forma mais consciente e harmoniosa, abrindo espaços para a criatividade e a solidariedade, de forma interdisciplinar de desenvolvimento de conteúdo.
Objetivos Específicos
- Conhecer novos lugares, cidades, paisagens e topografias;
- Visitar instituições, industrias, comércio, pontos turísticos e históricos que fazem parte da história e do desenvolvimento da humanidade;
- Integrar educandos e educadores num processo de ensino-aprendizagem de forma dialética;
- Fortalecer laços de amizades entre a comunidade escolar e os locais visitados;
- Administrar a convivência em grupo, ressaltando a importância na construção e valorização das normas construídas para uma coletividade;
- Explorar espaços através de viagens seguras, confortáveis, valorizando a natureza e as coisas boas da vida;
- Ampliar conhecimentos vivenciados em sala de aula com a realidade visitada, possibilitando a construção do senso crítico real;
- Socializar com o coletivo da Escola, fotos, relatos e experiências das viagens realizadas.
Metodologia
A escolha dos roteiros a serem realizados na consecução do “PROJETO PASSEIOS DE CONHECIMENTO” se deu por consulta prévia junto aos educadores, considerando como base das propostas, a possibilidade de associação do nível de compreensão dos alunos, de acordo com cada série, as disciplinas e conteúdos específicos, assim como, as condições econômicas dos alunos, uma vez que as despesas de realização destes roteiros, ocorrerão por conta das famílias, complementadas pelo valor arrecadado, quando da coleta e venda de tampinhas de garrafas PET e lacres de alumínio, conforme for a arrecadação individual de cada turma.
A comissão organizadora, juntamente como professor regente da turma e/ou um professor da disciplina ao qual o objetivo da viagem esteja relacionado, ficará responsável pela divulgação, locação, cobranças, relatórios e prestação de contas, assim como, pela mobilização e acompanhamento das turmas nas viagens.
Para o ano de 2023 os roteiros serão definidos conforme a solicitação dos professores.
Avaliação
A avaliação será contínua, realizada durante o desenvolvimento do projeto, sendo revistas as ações, sempre que necessário.
Após realização de cada viagem serão realizadas atividades diversificadas, relacionando os locais visitados com o conteúdo científico das disciplinas envolvidas. Também serão organizados murais com fotos e dados da viagem, assim como, serão elaborados relatórios de cada viagem, com pontos específicos a serem abordados conforme a temática.