Tema: Práticas Sustentáveis e Alimentação Saudável
Identificação da Instituição
O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) “Professora Laura Vergínia de Carvalho Ribeiro” oferta a Educação Infantil para crianças de 0 a 5 anos de idade em conformidade com o artigo 30 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). A instituição situa-se na Rua Soiti Tarumã, número 800, Jardim Sabará III, Londrina, Paraná, tendo como Entidade Mantenedora a Prefeitura do Município de Londrina, localizada na Avenida Duque de Caxias, nº 635. Atualmente são 208 crianças matriculadas, sendo que o atendimento para as crianças de 0 a 3 anos de idade é em período integral e, de 4 a 5 anos de idade, em turno parcial.
Justificativa
O projeto Práticas Sustentáveis e Alimentação Saudável foi desenvolvido a partir da necessidade de promover a preservação e o conhecimento da sustentabilidade, assim como o não desperdício dos recursos naturais, como preconiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (2010). A consciência ambiental deve ser trabalhada desde a mais tenra idade, por isso os propósitos deste projeto envolvem além da alimentação saudável, a diminuição do desperdício de alimentos e do lixo produzido, bem como a necessidade de reaproveitamento e destinação correta do lixo orgânico e reciclável.
Diante disso uma horta em formato de mandala foi criada para que as crianças participassem ativamente desse processo.. As crianças de 2 a 5 anos plantam, adubam, regam e acompanham todo o processo de crescimento das plantas e, posteriormente, realizam a colheita, com a mediação dos professores. As crianças bem pequenas (bebês) que estão aprendendo a andar, também frequentam o espaço para tocar nas plantas, sentir aromas e texturas e provar alguns de seus elementos.
Concomitantemente, ocorreu a implantação de um “minhocário”, a fim de obter o adubo natural para a horta e dar um destino correto ao lixo orgânico, levando as crianças a conhecerem a função da compostagem ao utilizarem o adubo na horta. As crianças trazem de casa cascas de alimentos para a composteira e estas também são recolhidas na cozinha da escola.
O lixo reciclável é separado, em lixeiras específicas, porém fazemos arrecadação de tecidos, lacres e óleo usado que são encaminhados para instituições que trabalham com propostas específicas de reciclagem e sustentabilidade. A partir de 2022 propomos também a arrecadação de tampinhas em parceria com a Alcaplas dentro do Programa Tampinha do Bem. A verba recebida será revertida para manutenção da horta e compostagem, uma vez que a horta fornece alimentos tanto para as crianças na própria merenda escolar, nas aulas de culinária e outra parte é destinada às famílias e são disponibilizadas por meio da “Feirinha do CMEI Laura”.
Objetivos
- Construir práticas sustentáveis favorecendo o desenvolvimento da consciência ambiental;
- Coletar tampinhas plásticas diversas em parceria com as crianças, corpo docente e famílias, com o intuito de reverter fundos com a venda das mesmas para a manutenção da horta e composteira;
- Identificar formas de reaproveitamento do lixo orgânico e reciclável;
- Valorizar o meio ambiente, desenvolvendo hábitos sobre a importância da alimentação saudável, a consciência ambiental e sustentável dentro e fora da escola.
Público alvo: crianças da educação infantil, pais, professores, diretora e coordenadora.
Metodologia
- Reunião de pais para divulgação da proposta;
- Envio de bilhetes com sugestões de tampinhas a serem arrecadados: produtos alimentícios: óleo de cozinha, vinagre, sorvete, maionese, chocolate em pó, café solúvel, adoçante, refrigerantes e outras bebidas, etc. Higiene
pessoal: acetona, creme dental, perfume, lenços umedecidos, xampu, cosméticos, etc. Higiene doméstica: detergente, alvejante, amaciante, etc.
Outras: medicamentos, cola, caneta, galões de cinco, dez e vinte litros de água, etc; - Participação no plantio e colheita dos alimentos da horta com a realização da “Feirinha do CMEI Laura”;
- Destinação de cascas de alimentos (de casa ou da cozinha da própria escola) para a composteira;
- Abordagem dos saberes e conhecimentos no campo de conhecimento Espaço, tempos, quantidades, relações e transformações que envolvem Meio Ambiente, cuidados com as plantas, alimentação saudável nos planos de aulas diários;
- Orientação das crianças e suas famílias para as ações de coleta de tampinhas;
- Depositar as tampinhas arrecadas em coletores próprios;
- Compras de mudas e sementes para plantio; regadores, rastelos, pás, cestas, tesouras de jardinagem, cascas de árvores e pedriscos para o chão da horta nos espaços em que as crianças se locomovem, contratação de jardineiro para ajudar no cuidado com as ervas daninhas.
Duração: entre os meses de abril a dezembro de 2022.