Entidade: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE Agnaldo Antônio Panisson
Cidade: Abelardo Luz-SC
Responsável pelo Projeto e Cargo Correspondente: Debora Martarelo Facco (Diretora) e Juceclei Ramilio (Assistente Social)
Áreas de conhecimento: Linguagem, ciências da natureza e matemática e suas tecnologias.
Componentes curriculares: Matemática, ciências, arte e biologia.

Histórico da Instituição

No município de Abelardo Luz, as atividades escolares na APAE iniciaram-se em 19 de Abril de 1983, porém a sede da Escola foi inaugurada oficialmente 21 de Abril de 1985. No ano de 1998, em homenagem a um de seus presidentes, passou a ser chamado de Escola Especial Agnaldo Antônio Panisson.

Tem como missão promover e articular ações de defesa de direitos, prevenção, orientação, prestação de serviços e apoio às famílias, direcionadas a melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência intelectual, transtornos globais do desenvolvimento e superdotação/altas habilidades e a construção de uma sociedade justa e solidária.

A Escola Especial Agnaldo Antônio Panisson, possui uma extensão no interior do Município na Comunidade 25 de Maio, região dos assentamentos do Movimento Sem Terra (MST), na qual há 33 alunos e na escola da sede 102, totalizando 135 alunos. Para que os atendimentos oferecidos pela APAE aos alunos, pudessem ser melhorados, viu-se a necessidade de ampliá-los, surgindo assim, a Clínica de Reabilitação conveniada com o SUS, pela Portaria/GM nº. 1.635 de 12 de Setembro de 2002 a qual, “preconiza a necessidade de garantir às pessoas com deficiência intelectual e/ou autismo, que demandem cuidados de atenção em saúde, assistência por intermédio de equipe multiprofissional e multidisciplinar, utilizando-se de métodos e técnicas terapêuticas específicas”.

A clínica de reabilitação da APAE tem como objetivo: melhorar as condições de vida do aluno, buscando a sua integração social, a ampliação de suas potencialidades laborativas, a independência das atividades de vida diária, das atividades escolares, garantindo assim, o seu bem-estar. A Clínica funciona de segunda à sexta-feira, das 07h e 45 min às 11h e 45 min e das 13h às 17h, nas dependências da Escola da Sede e na sua Extensão 25 de Maio, em dias alternados, totalizando 40 horas semanais de trabalho, tendo como público-alvo os alunos matriculados na Escola Especial Agnaldo Antônio Panisson e os matriculados no Ensino Regular.

No que se refere aos recursos humanos, a instituição conta hoje com 32 funcionários entre conveniados, cedidos e contratados pela entidade. Vale ressaltar que a APAE de Abelardo Luz sempre buscou nortear suas ações no sentido de promover a melhoria da qualidade de vida e o pleno exercício da cidadania de seus educando.

Importante ressaltar que a APAE de Abelardo Luz é uma associação civil, filantrópica, de caráter assistencial, educacional, cultural, de saúde, de estudo e pesquisa, desportivo e outros, sem fins lucrativos.

Convênios e parcerias públicas

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Abelardo Luz mantém a Escola Especial Agnaldo Antônio Panisson Sede e Extensão 25 de Maio em funcionamento através dos seguintes convênios e parcerias: Convênio SUS, Prefeitura Municipal de Abelardo Luz, Convênio Celesc, Fundo social, Doações da comunidade, Conselho da Comunidade, Receita Federal, Pedágio beneficente, Mesa Brasil, Casa de Apoio Irmão Cirilo, Cooperativas, promoções realizadas pela entidade como: Expo Flor, Porco a Paraguaia, Ave APAE, Crepe e Mondongo.

Identificação do município

Abelardo Luz é um município do Estado de Santa Catarina, localizado na região Oeste, a 574 km de Florianópolis. Criado em 21 de junho de 1958, através da lei nº. 348  Abelardo Luz conquistou sua emancipação política em 27 de julho do mesmo ano. Com uma área de 1.037,0 km² e uma população de aproximadamente 17.847.000, figura entre os maiores produtores de grãos de Santa Catarina, sendo intitulada como capital da Nacional da Semente da Soja, sendo também que se destaca na produção de milho e soja, as duas principais atividades agrícolas, tendo como principal atividade econômica a agropecuária, embora o comércio e o turismo também sejam importantes.

Em Abelardo Luz também fica a maior concentração de assentamentos da reforma agrária do Sul do Brasil, onde vivem aproximadamente 1,5 mil famílias assentadas, distribuídas em 23 assentamentos.

O município pertence à Microrregião do Alto Irani e é acessível pela SC 155 (em Santa Catarina) ou pela BR-280 (no Paraná). Para quem vem do litoral ou do oeste catarinense, o melhor caminho é entrar em Xanxerê, na direção do Paraná. Quem vem pela BR-282 deve entrar em Coronel Firmino Martins. Todas as estradas são pavimentadas.

Justificativa

Lançamento da campanha motivando os alunos a se envolverem com o projeto. Trabalhar conteúdos relacionados em sala de aula, como os 5 Rs, o tempo de meia vida dos matérias, consequências da poluição, cálculos matemáticos, gráficos e etc.

Periodicamente será realizada a coleta das tampinhas, as quais serão pesadas e vendidas e o valor revertido em compras de livros novos para o acervo da biblioteca da escola.

No final do ano, realizar a apresentação dos resultados do projeto (valor arrecadado, obras literárias adquiridas, quantidade de material reciclável retirados na natureza).

Objetivos específicos

A questão do lixo está ganhando importância maior a cada ano, à medida que a economia se expande e incentiva o descarte. Diariamente, uma grande quantidade de produtos recicláveis, como garrafas Pet, plásticos, isopores e uma grande variedade de itens, se somam a um montante cada vez maior de lixo orgânico. Nem toda essa produção tem o destino recomendado, como um aterro sanitário ou uma usina de reciclagem. Parte destes itens descartáveis vão parar em rios, córregos e em áreas verdes, poluindo a natureza e, por vezes, lençóis freáticos.

Neste cenário, a conscientização ambiental é de fundamental importância e precisa começar desde a infância. A escola exerce um papel vital neste processo, incumbindo às crianças e adolescentes a consciência de que é preciso preservar o ambiente em que vivemos.

Objetivos

Objetivo geral

Proporcionar aos educandos e a sociedade do nosso município que com a arrecadação dos materiais e separação, podemos estar vendendo, comercializando e investindo esse recurso em nossa instituição. Com a arrecadação vamos estar investindo em três atividades que são de suma importância para nossos alunos: aquisição de cadeiras de rodas, adaptação e reforma das cadeiras de rodas.

Com o resultado esperamos poder  oferecer condições adequadas para o desenvolvimento de suas potencialidades proporcionando sua inclusão no meio social, promovendo sua autonomia e melhoria da qualidade de vida.

Público alvo

Com a aquisição dos materiais todas as pessoas que participam do dia-a-dia da APAE serão beneficiadas, visto que eles vão ficar em local estratégico para beneficiar a todos (alunos, funcionários, visitantes, pais, voluntários e demais frequentadores da instituição).

Estratégias de sustentabilidade

A APAE se responsabiliza e compromete-se com a manutenção dos equipamentos e, buscará para manter o máximo de qualidade e conforto aos alunos. Os serviços com os usos dos equipamentos terão sustentabilidade garantida através dos funcionários e parceiros que já são colaboradores da instituição, bem como do comprometimento do grupo de profissionais no que diz respeito ao trabalho que será desenvolvido no dia a dia pedagógico com projetos que potencializem os cuidados e o bom uso dos materiais, também pretendemos buscar parcerias com grupos e associações para ampliar a busca e coleta dos materiais.

Avaliação

O acompanhamento e avaliação do projeto será realizada pelos responsáveis pelos profissionais da Instituição, Diretoria da APAE e Direção, demais funcionários, familiares que frequentam diariamente a Instituição. As aquisições representam um sonho concretizado, visamos a integração que irá fortalecer suas habilidades, rumo à inclusão social. Assim como, os equipamentos adquiridos darão qualidade nas atividades diárias dos alunos.