Objetivos
- Promover educação ambiental para a comunidade escolar do Colégio Estadual Farroupilha;
- Discutir com os alunos a forma correta de descarte dos materiais recicláveis;
- Debater com toda a comunidade escolar economia circular.
Justificativa
O projeto Recicriar é um projeto pedagógico, que acontece todos os anos, desde o ano de 2003, no Colégio Estadual Farroupilha, sob a coordenação da Professora Joice Adriane de Almeida Colbeich Consiste na criação de roupas com materiais recicláveis a fim de promover a educação ambiental.
Inicialmente o projeto abrangia apenas a área de conhecimento das Ciências da Natureza, sendo expandido ao longo dos anos para um projeto de envolvimento de todas as áreas do conhecimento e com a colaboração de todos os professores da escola. Hoje, além da professora Joice Adriane de Almeida Colbeich, as professoras Rafaela Coradini (professora de História) e Aline Gasparetto (professora de Biologia) auxiliam na coordenação do mesmo.
O projeto é realizado no segundo semestre de cada ano letivo e avaliado pelo conjunto de professores, que também promovem diversas ações de discussões sobre questões ambientais e destino correto dos resíduos em suas aulas.
Inicialmente os alunos são provocados a desenhar um croqui da roupa que desejam construir e com a listagem de materiais que utilizarão. São estabelecidas categorias para que cada grupo construa sua roupa dentro dos padrões da moda (Luxo, Disney, Marvel/DC/Comics, Animes, História). A confecção das roupas acontece, em sua maioria, durante as aulas, em um cronograma previamente organizado pela coordenação do projeto. Mas também, muitos dos alunos contam com apoio de suas famílias, levando o debate para além das salas de aula.
As roupas confeccionadas são vestidas pelos próprios alunos, que desfilam e concorrem a prêmios pelas melhores roupas, conforme categoria selecionada. Há uma etapa eliminatória que ocorre na própria escola, onde seleciona-se os melhores trabalhos, e uma etapa final, que ocorre em um clube da cidade. Para a etapa final há envolvimento de toda a comunidade escolar, além de autoridades municipais e regionais convidadas para o corpo de jurados do projeto.
Todos os anos a coordenação busca patrocínio para auxiliar nos custos do projeto (locação de espaço para o desfile da etapa final e premiação). O engajamento no projeto “Tampinhas do Bem” vai nos auxiliar nesses custos, além de ser mais uma oportunidade de debatermos economia circular e destino correto dos materiais.