Lions Clube International

Lions Clube International é uma organização internacional de clubes de serviço cujo objetivo é promover o entendimento entre as pessoas em uma escala internacional, atender a causas humanitárias, e promover trabalhos voltados a comunidades locais. Em 2018, contava com mais de 47 mil clubes locais em 210 países e 1,5 milhões de membros.

A organização foi fundada nos Estados Unidos em 10 de outubro de 1917 por Melvin Jones e se tornou internacional em 1920, quando foi fundado um Lions Club no Canadá. Dentre as ações realizadas pelo grupo estão a construção de hospitais, equipamentos escolares, a criação de workshops para jovens com deficiência física, prestação de ajuda em enchentes, entre outros.

Sob a égide de Lions Clubs International, são organizados os LEO Clubes: organizações de serviço voltadas à juventude, nos moldes do Leonismo. No Brasil ainda existe o Clube de Castores, que foi o primeiro Clube de Serviços Juvenil do Brasil, funcionando desde 1963 trabalhando a imagem e semelhança do Lions no apoio à comunidade com trabalhos sociais.

O Lions Clube International foi uma das primeiras organizações não-governamentais convidadas a auxiliar na elaboração da Carta da ONU tendo desenvolvido grande importância na mesma. O Lions Clube International trabalha com a Organização das Nações Unidas desde a sua fundação em 1945 para levar ajuda aos necessitados de todo o mundo fato que se comprova a ser a única instituição a possuir todo ano um dia exclusivo na ONU que atende aos leões de todo o mundo. Em 2007 o Lions Clube International foi escolhido como a melhor ONG do mundo pela ONU, tendo sido também em 2016 indicado para o prêmio Nobel da Paz 2017.

Lions Clube de Guarapuava Lobo Guará

Fundado na cidade de Guarapuava-PR no ano de 2016, veio para suprir a lacuna deixada pelo fechamento do antigo Lions Clube Guarapuava no ano de 1990, dessa forma, os Leões voltaram a atuar no terceiro planalto promovendo ações que buscam a combater e resolver problemas causados pela cegueira evitável.

O Lions Clube Lobo Guará conta hoje com 30 membros atuantes em seus meios sociais que disponibilizam seu tempo para ajudar no “PROJETO VISÃO: COMBATENDO A CEGUEIRA EVITÁVEL!”. Este Projeto busca atender crianças que estejam estudando, na rede pública de ensino, com até 12 anos de idade.

Desde 2016 já foram atendidas em Guarapuava mais de 1500 crianças com a disponibilização de mais de 400 consultas oftalmológicas e doação de mais de 400 óculos.

Objetivo Geral

Conter a cegueira evitável e melhorar a qualidade de vida das pessoas cegas e portadoras de deficiências visuais.

Objetivos Específicos

Justificativa

Fatos sobre a Visão:

Desde que Helen Keller nos inspirou a defender a causa em 1925, servimos e defendemos os cegos e portadores de deficiências visuais. Quase um século depois, continuamos incondicionalmente nesta longa missão, sendo reconhecidos mundo afora como “Paladinos dos Cegos”.

Cientes de nossa missão como Leões e responsabilidade social perante nossa comunidade, temos por dever atuar para ajudar o máximo possível de pessoas de nossa região que tenham algum problema visual, assim sendo atuamos de forma ininterrupta em busca de atingirmos nossos objetivos.

Metodologia de Trabalho

A fim de realizar nossa atividade, trabalhamos através de parcerias públicas e privadas, respeitando as capacidades e possibilidades de cada ente envolvido, dessa forma podemos citar aqui algumas parcerias que já foram realizadas em anos anteriores e pretende-se que sejam mantidas e até ampliadas:
– Clubes Sociais: GRESGA e ACRE. Estas duas entidades são parceiras nos eventos de arrecadação de fundos: Jantar de Primavera e Noite das Sopas, respectivamente, ao cederem suas instalações e materiais para realização dos mesmos.
– Empresas Privadas: SCC SICREDI, KUSTER HOTEL, IMOBILIÁRIA FEROZ, TRIBAL PEPPER, CCBEU, GUARAPET, PLANTE MUDAS, DICORPO e ÓTICA OCULAR. Estas entidades colaboram com o Lions Club Lobo Guará das mais diversas formas e nos mais variados momentos, tais como: cedência de instalações para reuniões trabalhos de acuidade, descontos na aquisição de óculos e, inclusive, doação de óculos, aportes financeiros quando se faz necessário, entre outros.
– Profissionais Autônomos: Dr Túlio Paiato, Dra Janaína Paiato, Dr Mauro Tiveron e Dra Eliane Pires. Estes profissionais realizam de forma gratuita as consultas oftalmológicas nas crianças identificadas com dificuldades visuais.
– 26º Grupo e Artilharia de Campanha e Prefeitura de Guarapuava, através das Secretarias de Educação, Secretária de Saúde, Secretária de Assistência Social e Secretária de Meio Ambiente. Cada qual dentro de sua atividade, colabora com o Lions Clube Lobo Guara principalmente no que tange a facilitar o acesso as escolas, crianças e espaços de reflorestamento e resolver problemas pontuais que são encontrados, muitas vezes diversos aos objetivos deste Projeto.