Introdução

O presente trabalho, visa mostrar a necessidade de discutir a respeito da sustentabilidade e sensibilizar os alunos sobre a importância da preservação ambiental. Nesse sentido, faz – se necessário desenvolver um trabalho direcionado a coleta seletiva do lixo e a reciclagem envolvendo os alunos, professores e a comunidade escolar. É preciso despertar nos alunos a necessidade de cuidar do planeta para que as futuras gerações não venham sofrer danos. Para isso, educando e professor estarão desenvolvendo ações que contribuirão com o meio onde estão inseridos. E com isso, acreditamos que estaremos formandos cidadãos conscientes quanto as suas responsabilidades.

Justificativa

A discussão sobre a produção de lixo é uma das mais importantes da atualidade. Pois é comum no nosso dia a dia usarmos diversos produtos e após descartamos no lixo de forma indevida e isto acaba causando prejuízos ao meio ambiente. Diariamente são lançados na natureza milhares de toneladas de lixo sem o devido tratamento, e isto acarreta em desastres ecológicos e ambientais, e, consequentemente, trazem danos à saúde das pessoas. Enquanto cidadãos, temos um papel importante no meio social e devemos contribuir de forma positiva. Sendo assim, este estudo trará grandes contribuições para o nosso planeta, como também para despertar nos nossos alunos a consciência de práticas educativas dentro e fora do ambiente escolar.

Objetivos Gerais

O objetivo deste projeto é refletir sobre o problema do “ lixo e a necessidade de reciclagem”, para que como cidadão conscientes, possamos cuidar do meio ambiente de maneira adequada, para que o futuro das próximas gerações não estejam comprometidos.

Objetivos Específicos

Metodologia

Serão enfatizados aspectos relevantes sobre o “lixo e reciclagem”, de modo que venha trazer reflexão quanto a necessidade de cuidar do meio ambiente.

Desenvolvimento

O presente trabalho pretende provocar uma análise e reflexão a respeito do lixo e reciclagem no contexto escolar de acordo com as políticas públicas de educação ambiental, levando em conta os paradigmas conceituais e princípios que vem sendo progressivamente defendidos em documentos nacionais e internacionais. A atividade humana gera impactos ambientais que repercutem nos meios físicos – biológicos e socioeconômicos, afetando os recursos naturais e a saúde humana, podendo causar desequilíbrios ambientais no ar, nas águas, no solo e no meio sociocultural”. E uma das causas da degradação ambiental em nosso país refere– se ao lixo. Para falar sobre os problemas do lixo em nosso país, é preciso desenvolver ações positivas no contexto escolar.
Também se faz necessário, trabalhar sobre a reciclagem do lixo, e trazer momentos de conscientização a respeito do assunto em foco, para que ocorra transformações de ideias não somente nos alunos, como também de todos que estão inseridos na escola. Por isso é necessário avaliar a realidade, pois é difícil repensar sobre o que estamos habituados a fazer, além do mais a escola tem a função de desenvolver temas e projetos que contribua para a formação cidadã de seus alunos.

Conclusão

É relevante aprofundar as discussões teóricas práticas, a respeito dos problemas ambientais para possíveis soluções. Investir na proposta de diversificação de conteúdos e práticas que possam melhorar as relações entre professor e alunos. Cabe ao professor avaliar de forma continuada e permanente, dando ênfase na qualidade do conhecimento e não na quantidade. Portanto as mudanças são fundamentais para que os sujeitos aprimorem os seus conhecimentos e isso exige esforço de todos, possibilitando que a escola possa ser vista como um ambiente de construção de novos saberes.