Tema: Reciclar para o Mundo Melhorar.
Responsável pelo projeto: Prof. Neila da Silva Biazotto.

Identificação da Instituição

A Escola Municipal Professor Hélvio Esteves oferta a Educação Fundamental para crianças de 6 a 10 anos de idade em conformidade com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). A instituição situa-se na Rua João Panchoni, número 40, Jardim Bellevile, Londrina, Paraná, tendo como Entidade Mantenedora a Prefeitura do Município de Londrina, localizada na Avenida Duque de Caxias, no 635. Atualmente são 258 crianças matriculadas, sendo que o atendimento para as crianças é em Período Integral.

Justificativa

O PET é um dos materiais plásticos mais utilizados no setor industrial, e possui diversas características e utilidades que o levam a ser consumido em larga escala pela sociedade. Nesse sentido, é de se imaginar que seu descarte tornou-se algo difícil de controlar e orientar diante do uso exacerbado do material.

Nos últimos 20 anos, a reciclagem de PET se instaurou no setor industrial, tornando-se uma opção muito eficaz para o fim da vida útil da embalagem plástica. Isso acontece porque este processo beneficia consideravelmente o meio ambiente e a economia, à medida que substitui novos bens por bens reciclados e movimenta empresas.

Dessa forma, é interessante saber mais sobre as etapas desse procedimento tão importante e em alta no mercado e suas aplicações, que variam muito e vão desde derivados da indústria têxtil ao setor químico.

Objetivo Geral

Conscientizar toda comunidade escolar quanto a importância de pequenas praticas para a preservação ambiental para o bem estar das gerações futuras.

Objetivo Específico

➢ Conscientizar a comunidade escolar da importância da preservação do meio ambiente por meio do descarte correto das tampinhas.
➢ Fomentar discussões e reflexões quando às medidas possíveis em nossa escola e residências para favorecer à preservação ambiental.
➢ Conscientizar toda a comunidade escolar da importância de práticas diárias que afetam o meio ambiente benefícios a médio e longo prazo;
➢ Criar a “consciência ecológica” por meio da interdisciplinaridade e atividades diferenciadas na escola.

Público alvo: crianças da educação fundamental, pais, professores, diretora e coordenadoras.

Conteúdos

➢ Preservação Ambiental
➢ Efeitos poluentes a médio e longo prazo

Procedimentos Metodológicos

Consoante com o Projeto Político Pedagógico da Escola M. Prof. Hélvio Esteves, a metodologia que servirá como base para as atividades a serem desenvolvidas será a sócio-interacionista, que vê o aluno como membro ativo de uma sociedade e sua necessidade de crescimento enquanto cidadão crítico e participativo. À interdisciplinaridade, a diversidade e os temas transversais também estarão presentes durante a elaboração das estratégias de ensino/aprendizagem.

Duração: entre os meses de abril a dezembro de 2023.

O Projeto acontecerá em três etapas:
➢ A primeira de estudos teóricos
Em sala de aula – com leitura de texto e debates sobre o meio ambiente e nossas praticas para preservá-lo.
➢ Em sala de tecnologias – onde os alunos pesquisarão textos e imagens e assistirão vídeos sobre o destino das tampinhas de garrafas pets.