Justificativa

“A destinação incorreta de lixo cresce 16% a cada dez anos, segundo o Panorama dos Resíduos Sólidos do Brasil 2020. Esse dado é preocupante, especialmente porque a ideia era que ao longo do tempo, o descarte irregular fosse reduzido, e não aumentado”.
Cada vez mais a população está aumentando o consumo de produtos e gerando um número maior de resíduos sólidos, fator que prejudica o meio ambiente devido à poluição do ar, ocasiona enchentes e alagamentos, o que acaba gerando grandes prejuízos à toda população e comprometendo a saúde do planeta.
Além disso, o descarte incorreto dos resíduos de plástico vem contribuindo para proliferação do mosquito transmissor da dengue. Uma simples tampinha ou pequenos objetos, expostos ao ar livre, recebendo sol e chuva, já bastam para se tornar um grande criadouro de mosquitos Aedes aegypti, transmissores da Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela.
No município de Coronel Freitas, a população tem enfrentado graves problemas nos últimos tempos devido à irresponsabilidade de muitos cidadãos que ainda não tem consciência sobre a necessidade de cuidar do meio ambiente. O índice de pessoas infectadas pela dengue tem aumentando consideravelmente nos últimos anos. Por mais que a escola e entidades do município desenvolvam ações para limpeza dos espaços e conscientização dos cuidados com o ambiente em que vivem, ainda há muito para melhorar.
Todos esses problemas poderiam ser evitados ou ao menos minimizados se a população se conscientizasse sobre a importância de reciclar protegendo assim, a saúde e o meio ambiente.
O projeto implementado na escola tem por objetivo alertar para que os alunos e suas famílias não descuidem dos espaços e áreas especialmente com os períodos prolongados de chuvas e altas temperaturas e incentivar a comunidade escolar sobre a separação correta nos domicílios, fazendo a lavagem do material, secando e armazenando à parte mesmo de outros resíduos sólidos para, posteriormente, realizar a entrega na unidade escolar, em datas previstas no cronograma. Na escola, é realizada a separação das tampinhas por cores. Ressaltamos que não são recolhidas somente tampinhas de garrafa pet, mas que o projeto recebe também outras tampinhas de plástico como as de achocolatados, café solúvel, maionese, detergente, água sanitária, amaciante, xampu, pasta de dente, caixas de leite e de suco, isotônicos. Além da coleta de tampinhas, o projeto se estende para coleta de latas, que vem sendo desenvolvido há dois anos.
Como espaço de ensino, cabe a escola persistir nas campanhas para que possamos contribuir e construir um mundo melhor. Sabemos que há muito a ser feito ainda, no entanto, vamos continuar implementando essas ações e melhorando a cada ano.

Finalidade do Projeto

A escola desenvolve ações nas disciplinas da área de Ciências da Natureza com o objetivo de conscientizar e informar a comunidade escolar sobre o descarte indevido de resíduos sólidos, bem como, orientar sobre a necessidade de reciclar e proteger o meio ambiente, garantindo assim um mundo melhor.
Além disso, são desenvolvidas ações ambientais, como por exemplo, o trabalho na horta escolar, um espaço onde os alunos tem a oportunidade de vivenciar experiências relacionadas ao preparo da terra (limpeza, adubação), plantio e cultivo de produtos orgânicos (legumes, verduras, temperos e chás). Sendo assim, a ideia é reciclar e coletar as tampinhas para posteriormente captar recursos que possam ser investidos na compra de mudas para manter a horta produzindo e, consequentemente, poder utilizar os produtos como complemento da merenda escolar.

Objetivos

✓ Conscientizar a comunidade escolar sobre a importância de reciclar as tampinhas plásticas;
✓ Incentivar alunos e famílias na coleta de todo tipo de tampa plástica;
✓ Reduzir a poluição causada por resíduos plásticos, que podem ser reciclados diversas vezes antes de serem descartados;
✓ Gerar renda para implementar ações na horta escolar;

Público Alvo

Alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio, professores, equipe gestora e pedagógica, bem como, a comunidade.

Ações

✓ Coletar tampinhas através de campanha com os alunos;
✓ Realizar a separação das tampinhas por cores;
✓ Desenvolver atividades na horta escolar.

Avaliação

Com a equipe gestora, equipe pedagógica e professores observamos que o projeto precisa ser implementado no decorrer dos próximos anos para que possamos atingir um número maior de pessoas que se conscientizem que a reciclagem devem ser um hábito diário.
Quanto à coleta de tampinhas, observamos que os alunos se empenharam muito e conseguimos através do projeto garantir que uma quantidade grande material tivesse o destino correto.