Justificativa
Em uma educação focada nos pressupostos de que o aluno é o protagonista das ações, as quais proporcionam a construção do conhecimento e socialização de saberes é necessário que educadores e educandos compreendam que apesar de toda dificuldade em adquirir êxito pessoal e profissional por causa das adversidades diárias, há como conseguir sendo honesto, generoso, justo e solidário, agindo com ética e responsabilidade.
Diante disso, a Escola Núcleo São Rafael, localizada no município de Seara-SC, criou a Gincana do Conhecimento, tendo como tema: ESCOLA EM MOVIMENTO. A mesma contemplará o cotidiano do aluno, promoverá o conhecimento através de atividades educativas e socioambientais, com jogos e tarefas dotando-se das influências exercidas pelas novas tecnologias e seus objetos. Igualmente, tais atividades serão relevantes para que haja troca de experiências e socialização entre alunos, professores e demais colaboradores da escola, promovendo assim um ambiente de respeito, interação, integração e aprendizagem.
Como parte integrante desta gincana, apresenta-se o projeto: RePET, que tem como base o programa ‘Tampinha do Bem’. O mesmo tem por meta conscientizar a comunidade escolar, estendendo às suas famílias e demais colaboradores, sobre a prática de reciclagem e destino ambientalmente correto das tampinhas plásticas, com ações sustentáveis e socioambientais importantes que promovam a sustentabilidade.
Esta ideia emergiu de uma atividade feita ao ar livre, nas proximidades da escola, em que foi possível visualizar um quantitativo expressivo de tampinhas descartadas incorretamente. Uma das justificativas para tal irresponsabilidade, seria por se tratar de uma escola rural, em que as promoções e eventos ligados ao esporte são frequentes e a coleta dos resíduos ocorre apenas uma vez ao mês.
Desta forma, após conhecer o projeto TAMPINHA DO BEM em uma exposição na cidade de Concórdia/SC, e diante da situação encontrada, pensou-se em conscientizar a comunidade escolar sobre o destino adequado das tampinhas.
TEMA: A reciclagem como atitude crítica e reflexiva na Escola Núcleo São Rafael
Objetivo Geral
Conscientizar os alunos e da comunidade escolar, a partir de atividade educativa e socioambiental da coleta de tampinhas de garrafa pet, em suas casas, comunidades em que fazem parte, além de compartilhar a ideia com vizinhos e parentes, através de conversa sobre o descarte incorreto das mesmas, com o intuito de promover o retorno em sustentabilidade para a escola.
Objetivos Específicos
- Promover ações de conscientização socioambiental;
- Reduzir a quantidade de resíduos plásticos em nossa escola, casa e comunidades;
- Coletar tampinhas de garrafa pet;
- Vender a quantia coletada para reciclagem;
- Utilizar o valor arrecadado para construção de um eco playground no pátio escolar;
- Implantar um novo projeto sobre educação ambiental e financeira, através dos dados coletados mensalmente no projeto RePET;
- Ampliar a reciclagem, a médio e longo prazo, para demais materiais passíveis de reaproveitamento;
- Compreender, por meio de cálculos e estatísticas, o valor agregado à reciclagem;
- Compreender os impactos positivos, em esfera ambiental, do ato de reaproveitamento de produtos descartáveis.
Metodologia
- Recolhimento das tampinhas ao longo do período de vigência do projeto;
- Exposição sobre a importância do reaproveitamento e reciclagem;
- Roda de conversa sobre os impactos da produção exacerbada de lixo e seu descarte indevido;
- Cálculos sobre valores agregados às tampinhas;
- Pesquisa sobre meios de produzir/adquirir o eco parque da escola.