Descrição do Projeto
A forma como nos relacionamos com o meio ambiente à nossa volta está diretamente ligada à qualidade de vida que temos.
Dessa forma, é função da Escola usar intensamente o tema “meio ambiente” de forma transversal através de ações reflexivas, práticas ou teóricas, para que o aluno possa aprender a amar e respeitar tudo que está a sua volta, incorporando dessa maneira, desde a mais tenra idade, a responsabilidade e respeito para com a natureza.
Esse é o papel da Educação Ambiental que, além de tratar de assuntos relacionados à proteção e uso racional dos recursos naturais (solo, ar, água, flora e fauna), também deve estar focada na proposição de ideias e princípios que possibilitem a construção de um mundo sustentável.
O mundo atualmente vive num processo extremamente acelerado e competitivo. Vivemos numa sociedade em que a mídia nos leva a consumir cada vez mais. Todos os dias são colocados novos produtos no mercado criando novas necessidades de consumo. E, quanto mais se fabricam mais se consome, mais recursos naturais e enérgicos são utilizados e o volume do lixo enviado aos aterros cresce cada vez mais. Na educação, torna-se necessária uma reestruturação progressiva das culturas que ao longo da história, investiram em processos que implicaram no empobrecimento do aumento dos recursos e das fontes básicas da vida. Nesse sentido, a educação ambiental é apresentada como um instrumento de minimização e/ou de solução dos problemas ocasionados pelo lixo. Para tratar os problemas referentes a produção de lixo devemos refletir sobre a estrutura do consumo, sobre os indivíduos movidos pelos estímulos originários da cultura que todos preservam e reproduzem se preparando ao longo da vida para consumir, competir e atingir o progresso. O uso da reutilização do lixo seco em atividades educativas não é somente para fazer economia. Ao usar o lixo, devemos ter em mente: o valor do trabalho com as mãos, a consciência de fazer para aprender, o estudo de nossa realidade, a criatividade, a criticidade e a reflexão sobre o material que está sendo trabalhado. Usar o lixo seco como atividade educativa deve ser uma maneira de transformar aquilo que nos incomoda em algo que contribua para transformar a nossa realidade.
Neste sentido pretende-se desenvolver este projeto interdisciplinar para que os educandos e todos aqueles que fazem parte do espaço escolar se conscientizem da importância da conservação do meio ambiente para o futuro do planeta e da espécie humana e aprendam juntos que, assim como os animais e vegetais, o homem também faz parte da natureza e dela depende sua sobrevivência.