Justificativa

A conscientização da preservação do Meio Ambiente é fundamental para a nossa vida, trabalhar a questão ambiental dentro de nossas escolas é papel fundamental para formar pessoas com hábitos corretos de cuidados com o meio ambiente e é com as crianças que a construção de um futuro melhor será concretizada. A escola irá trabalhar intensamente através de ações reflexivas, teóricas e práticas, para que o aluno possa aprender a amar e respeitar tudo que está a sua volta, incorporando dessa maneira, desde a infância, a responsabilidade e o respeito pela natureza.

A EMEB Vista Alegre utilizar-se-á de múltiplas ações que visam melhorar a qualidade de vida dentro e fora da escola, assim o projeto prevê o envolvimento de educadores e familiares para envolver cada aluno na destinação correta do lixo, mobilizando todos os envolvidos e orientando a comunidade escolar.

OBJETIVOS

• Promover um projeto multidisciplinar na unidade escolar com ênfase na reciclagem e sustentabilidade;
• Coletar tampinhas plásticas de diferentes tamanhos e cores no ambiente escolar, em parceria com os educandos e corpo docente;
• Conscientizar os estudantes e comunidade escolar a respeito da importância da reciclagem;
• Incentivar o trabalho em equipe e a união na comunidade escolar;
• Ensinar os educandos a melhor conviver com o meio ambiente preservando-o de maneira sustentável e benéfica;
• Despertar a consciência e reflexão em relação às questões ambientais que envolvem o lixo produzido na escola, focando no material plástico tampinhas;
• Realizar, através da separação de tampinhas, atividades pedagógicas com os alunos, destacando as habilidades em relacionar as cores e quantidades, visando estimular a área cognitiva e de atenção;
• Destacar a importância e as formas corretas de descarte das tampinhas e material reciclável inutilizado, como forma de reaproveitamento e consciência ecológica.
• Realizar excursões educativas.

PÚBLICO ALVO

Alunos do Pré I E Pré II e alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da EMEB Vista Alegre, com adaptação para os alunos da Educação Especial.

Comunidade escolar como um todo, uma vez que o projeto envolve também os profissionais da Unidade Escolar e os familiares dos estudantes.

METODOLOGIA

• Conversa informal sobre a Preservação do Meio Ambiente;
• Falar sobre a importância da reciclagem;
• Apresentar as empresas que realizam o processo de reciclagem em nossa região e a forma como trabalham;
• Buscar parcerias com empresa privada para a coleta das tampinhas;
• Elaboração de frases e textos sobre o projeto;
• Elaboração de cartazes, folders e demais materiais de divulgação sobre o projeto;
• Divulgação do projeto fora da escola para a comunidade do município, incentivando a colaboração de todos para com o projeto, e principalmente com o meio ambiente;
• Arrecadação de tampinhas.

AÇÕES

Coleta de todos os tipos de tampas plásticas, exemplo (garrafa pet, isotônico, caixa de leite, caixa de suco; produtos alimentícios: requeijão, maionese, nata, achocolatados; produtos de higiene: shampoo, creme e vários outros; Produtos de limpeza de medicamentos, de suplementos, de caneta, de maquiagem, de óleo de motor), enfim, independente do formato, da cor e tamanho, sendo de plástico todos os tipos de tampas serão coletadas.

A coleta será realizada ao longo do ano letivo, com organização e separação das tampas por cores realizada por alunos, professores e comunidade escolar.

AVALIAÇÃO

Será avaliada a participação dos alunos nos trabalhos desenvolvidos em sala de aula e a divulgação do projeto, de maneira cumulativa e contínua por cada professor, conforme organização específica do docente.