Introdução
O presente projeto tem por objetivo apresentar os requisitos, condições e parcerias que irão efetivar o Projeto Tamparico, estabelecendo os critérios de coleta, armazenamento e venda do material O Grupo Escoteiro Maçarico, com diferente ideologia no que se refere a financeiro para manter o grupo, não cobra mensalidade das famílias que possuem suas crianças e jovens no movimento. O grupo se mantem com receita de eventos sociais, rifas e projetos socioambientais a exemplo do Tamparico.
Desta forma, o Grupo arrecada tampas e lacres com o apoio da comunidade e empresas parceiras e vende o material para obter recurso financeiro.
Caracterização do Evento
O Grupo Escoteiro possui alguns jovens carentes que não possuem condições de pagar suas mensalidades e anuidades oriundos do registro escoteiro. Este fator é o mais forte e relevante para buscarmos efetivar este projeto.
O Tamparico além de ajudar crianças e jovens a se manterem no Movimento Escoteiro ainda trabalha toda a questão da sustentabilidade, solidariedade e logística reversa. As crianças e jovens ao participar do Movimento Escoteiro, vivem e compartilham experiências ao ar livre, desenvolvem trabalho em equipe, aprendem a respeitar a natureza e os mais velhos e seguem regras básicas para se tornarem bons cidadãos quando adultos.
O ato de conviver em equipes, baseado no respeito, carinho e diversão das atividades desperta liderança e o desejo que tornar o mundo melhor. Todos entendem que reciclar, reduzir e reutilizar são princípios básicos para o equilíbrio entre homem x natureza.
Objetivo Geral
Coletar o maior volume de tampas plásticas e lacres de alumínio para gerar fundos para a manutenção do Grupo Escoteiro Maçarico e incentivar as pessoas a destinarem corretamente seus resíduos principalmente a tampa plástica e o lacre de alumínio a fim de fortalecer a cultura e projetos socioambientais voltados à reciclagem.
Objetivos Específicos
- Coletar tampas plásticas e lacres de alumínios;
- Gerar fundos para a manutenção do Grupo Escoteiro;
- Desenvolver crianças e jovens para serem cidadãos ativos na sociedade;
- Promover melhorias na comunidade e reduzir o impacto ambiental através do destino correto de resíduos, especialmente tampas plásticas e lacres de alumínio;
- Incentivar o descarte correto;
- Promover a cultura dos Eco pontos;
- Fortalecer parcerias;
- Divulgar projetos e ações socioambientais;
- Promover a reciclagem do plástico, visto que as tampas plásticas se transformam em matéria prima por mais de cinquenta vezes;
- Desviar do aterro sanitário matéria nobre de possível reciclagem.
Justificativa
Esse projeto objetiva a arrecadação de valor financeiro através da venda das tampas plásticas e lacres de alumínio para indústria e fornecedores que trabalham com esta atividade de transformação da matéria prima. A arrecadação de fundos é necessária pois o Grupo Escoteiro Maçarico não cobra mensalidade das famílias cujos jovens participam e pagam anuidade para a UEB – União dos Escoteiros do Brasil em face do registro.
O projeto também considera muito importante a questão socioambiental, onde os jovens do grupo e a sociedade em si deixam de descartar incorretamente as tampas e outros materiais adquirindo o habito e a cultura de levar seus resíduos até o ecoponto.
São consideradas despesas para o grupo Escoteiro as mensalidades e anuidades de crianças carentes que não possuem condições de manter em dia seu compromisso financeiro com a UEB; despesas com corte de grama para manter terreno que é usado nas atividades escoteiras; e ainda, compra de materiais de atividade como cordas, barracas, lonas, ferramentas, materiais de escrita, balões, etc.
Metodologia
O Grupo Escoteiro conta com dois grandes parceiros e outros apoiadores do projeto que são as empresas Flor de Lis Chapeco e o App Moeda Verde. A Flor de Lis possui um ecoponto chamado Ecoflor onde disponibiliza espaço de armazenamento e pessoas para receber as tampas da comunidade e a empresa Moeda Verde é o responsável pelo markenting, confecção de artes e divulgação do projeto em sua plataforma e nas redes sociais.
O projeto ainda conta com outros parceiros e apoiadores como Unoesc – Universidade de Santa Catarina que fornecerá mão de obra através dos alunos que possuem bolsa de estudo; a FALB – Fundação Aury Luiz Bodanese que disponibiliza os tambores que são transformados em coletores no Ecoponto e também o IEP – Instituto EU POSSO que apadrinhou o projeto juntamente com o Grupo Escoteiro para dar personalidade jurídica ao mesmo.
É parceiro também do projeto a Prefeitura Municipal de Chapeco, onde cedeu seu eco Ponto da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo para que a população possa levar as tampas e lacres.
Por fim, o projeto ainda conta com importante parceiro que irá transformar toda essa matéria prima em recurso, a empresa ALCAPLAST que compra estas tampas concluindo o método deste projeto e transformando as tampas em matéria prima.