Projeto: Tampas que Alimentam!
Município: Ouro Verde– SC
Tema: Sua tampa pode virar uma árvore
Justificativa
O meio ambiente é interligado por diversos fatores e elementos os quais são fundamentais para que a manutenção e geração de novas vidas sejam realizadas com sucesso.
Atualmente o maior agressor ao meio ambiente é o ser humano, o qual faz uso inconsciente de um dos maiores poluentes, o plástico. Este poluente leva 450 anos para se decompor e alguns tipos de plásticos se decompõem em milhões de anos. O plástico é um dos maiores poluentes dos mares, estima-se de acordo com estudo recente que o
volume dos resíduos plásticos poderia ultrapassar o de peixes em 2050 se nenhuma medida for tomada, além desses resíduos serem a maior causa da morte de muitas aves, mamíferos marinhos e inúmeros peixes por ano. Um fator primordial para a preservação do meio ambiente é a reciclagem, pois através dela é possível retirar do
meio ambiente objetos que levariam décadas para se desintegrar.
Assim, cabe à equipe gestora e corpo docente da unidade escolar despertar nas crianças e jovens a educação, atitudes, pensamentos e comportamentos ecologicamente corretos sobre as suas ações diárias com o meio ambiente.
Portanto, cada tampinha coletada por nós e encaminhada para a reciclagem nos faz acreditar que a importância vai muito além da construção do pomar escolar, que é nosso primordial objetivo com esse projeto, mas contribui também para o meio ambiente e para a formação de uma consciência ecológica dos alunos.
Objetivos
- Promover um projeto multidisciplinar na unidade escolar com ênfase total na reciclagem e sustentabilidade.
- Coletar tampinhas plásticas de diferentes tamanhos e cores no ambiente escolar, em parceria com os educandos e corpo docente, com o intuito de reverter fundos com a venda das mesmas para o cultivo do pomar escolar.
- Cultivar e manter um pomar com diversas variedades de mudas frutíferas com o auxílio dos educandos.
- Interagir com os educandos fornecendo informações sobre os valores nutricionais das frutas, as espécies a serem plantadas, maneiras de manuseio e cultivo aprimorando os conhecimentos sobre as plantas.
- Despertar nos educandos os valores e importância sobre reciclagem, sustentabilidade e cooperação coletiva.
- Conscientizar a comunidade escolar sobre a importância da coleta seletiva do lixo e do reaproveitamento de materiais recicláveis para a preservação do meio ambiente.
Público Alvo
Alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, com adaptação para os alunos da Educação Especial.
Metodologia
- Conversa informal sobre a Preservação do Meio Ambiente;
- Falar sobre a importância da reciclagem;
- Citar as principais empresas que realizam o processo de reciclagem em nossa região;
- Firmar parcerias com empresa privada para a coleta das tampinhas;
- Estabelecer parceria com o Setor de Vigilância Sanitária do Município para confecção e distribuição de material educativo/informativo sobre Resíduos; coleta seletiva, os R5s; compostagem.
- Firmar parceria com Setor de Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Epagri para avaliação e escolha do logo confeccionado pelas turmas;
- Cultivo com os educandos de espécies frutíferas no pomar escolar;
- Ensinar aos alunos sobre o preparo do solo, adubação orgânica, poda das plantas, época de floração e produção dos frutos;
- Enfatizar a importância do cultivo do pomar, ressaltando que todos os frutos produzidos serão implementados no cardápio escolar.
- Demonstrar através de imagens para que os alunos possam observar a natureza preservada e colorida;
- Elaboração de frases e textos sobre o projeto;
- Interpretação oral ou através de desenhos;
- Confecção de cartazes, folders e brinquedos (garrafa pet).
- Criação de uma “logo” para o projeto pelos alunos(concurso com escolha do melhor Logo que fará parte do projeto, com participação especial de representantes de Epagri e Secretaria do Meio Ambiente e da Agricultura do Município)
- Uso das tecnologias para a elaboração do formulário.
Ações Dados
Coleta de todos os tipos de tampas plásticas, exemplo (garrafa pet, isotônico, caixa de leite, caixa de suco; produtos alimentícios: requeijão, maionese, nata, nescau; produtos de higiene: shampoo, creme e vários outros; produtos de limpeza de medicamentos, de suplementos, de caneta, de maquiagem, de óleo de motor, enfim, independente do formato, da cor e tamanho, sendo de plástico, de todos os tipos de tampas.
A coleta será realizada no primeiro e no último dia de cada mês.
Recursos
- Papéis (sulfite, cartolina, jornal, revista);
- Folders;
- Garrafas pet;
- Lápis de cor;
- Tesoura, cola;
- Tampinhas plásticas;
- Recipientes para depósito de tampas;
- Embalagens plásticas;
- Uso das tecnologias: google forms.
Cronograma
O Projeto de coleta das tampinhas, orientação, desenhos, textos, etc., será desenvolvido no 2º semestre de 2021 (agosto a novembro).
Preparo do solo: 23 à 26 de agosto de 2021;
Plantio das mudas frutíferas com alunos da semana “A”: 27 de agosto;
Plantio das mudas frutíferas com alunos da semana “B”: 31 de agosto;
Concurso e escolha do melhor Logo para o Projeto em todas as turmas de 20/08 a 10/09.
Os cuidados do pomar serão diários, sendo reforçado e aprimorado ao decorrer dos anos.
Avaliação
Será avaliada a participação dos alunos nos trabalhos desenvolvidos em sala (trabalhos, textos, cartazes, logo, etc) e na coleta das tampas plásticas.
Para estimular os educandos será realizada uma competição saudável, sendo bonificada a turma que obtiver a maior pontuação com coleta das tampinhas e desenvolver as atividades propostas em sala de aula. A premiação será um dia ao ar livre com direito a um piquenique cedido pela unidade escolar no parque de exposições Guilherme Faccio. O passeio possibilitará aos educandos conhecer e aprender mais sobre as espécies de árvores, curtir um tempo ao ar livre e manter contato com o meio ambiente.
Critérios de pontuação:
Haverá uma planilha para contabilizar o peso das tampas recolhidas por turma.
Cada turma deverá criar uma logo para o projeto com a professora Liliana Santos da Disciplina de Arte. Será escolhida pelos integrantes da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Epagri do Município de Ouro Verde a logo que estiver de acordo com a proposta do projeto, a turma vencedora também ganhará pontos extras ou seja, o equivalente a quantidade de tampinhas recolhidas nos pontos de coleta da comunidade no mês de outubro.
Será premiada a turma por modalidade de ensino: Anos Finais e Ensino Médio, sendo a divulgação na última semana de novembro.