Justificativa

A iniciativa global para controle de resíduos plásticos é uma das causas ambientais que mais ganhou força. Mas ainda não foi suficiente para reduzir as toneladas de lixo plástico descartado nos oceanos incessantemente.

Nos próximos dez anos, a quantidade de lixo que chega aos cursos d’água e, consequentemente, aos oceanos, poderá chegar aos 22 milhões ou até mesmo 58 milhões de toneladas ao ano. E essa é a “boa” notícia — já que essa estimativa leva em consideração milhares de projetos ambiciosos por parte de governos e indústrias para reduzir a poluição por plástico.

Sem esses compromissos, em um cenário em que “tudo permaneceria igual”, a situação pode ser duas vezes pior. Sem melhorias no gerenciamento de resíduos que estão em prática atualmente, 99 milhões de toneladas de resíduos plásticos não-controlados podem chegar ao meio ambiente até 2030…

Fonte: Poluição por plástico é um problema grave — mas ainda não é tarde demais para solucioná-lo | National Geographic (nationalgeographicbrasil.com)

A importância do cuidado com o meio ambiente é tema de várias disciplinas da escola regular, por exemplo, ciências, geografia entre outras, sendo assim é de suma importância trabalharmos a conscientização de separação dos diversos materiais para serem reciclados e não virar lixo.

O plástico é um dos principais poluidores de nosso meio ambiente, diariamente consumimos bebidas vendidas em embalagem com tampinhas plásticas, não apenas água e refrigerantes, mas leite, sucos, entre outros que são descartados e se não for feito o destino corretamente para reciclagem, acarretará grande prejuízo à natureza.
É importante que estudantes, professores e comunidade escolar entendam a importância da reciclagem para o planeta. Devemos motivá-los a dar destino correto coletando o maior número possível de tampinhas. Nesse intuito faz-se necessário implementar um projeto que abranja toda a comunidade escolar para a coleta seletiva de tampinhas, trabalhando de forma interdisciplinar com todos os educandos da unidade escolar.

Objetivos

Público alvo

Comunidade escolar da Escola de Educação Fundamental Dom Arnulfo Romero, alunos dos anos iniciais e finais do ensino fundamental, com adaptação para os alunos da Educação Especial.

Metodologia

Ações

Coleta de todos os tipos de tampas plásticas, exemplo (garrafa pet, isotônico, caixa de leite, caixa de suco; produtos alimentícios: requeijão, maionese, nata, nescau; produtos de higiene: shampoo, creme e vários outros; produtos de limpeza de medicamentos, de suplementos, de caneta, de maquiagem, de óleo de motor), enfim, independente do formato, da cor e tamanho, sendo de plástico, de todos os tipos de tampas serão coletadas; A coleta será realizada por turmas sendo registrado em planilha para posterior premiação para as turmas que coletarem maior quantidade.

Organização e separação das tampas por cores, com auxílio de uma comissão a ser formada por professores e alunos. A separação das tampinhas por cores será feita mensalmente ou conforme a necessidade.

Recursos

Cronograma

O Projeto de coleta das tampinhas, orientação, desenhos, textos, etc., será desenvolvido no 1º e 2º semestre de 2024 (abril a novembro).
Apresentação do projeto: 22 a 30 de abril 2024.
Recolhimento das tampinhas: 22 de abril a 30 de novembro de 2024;
Trabalhos interdisciplinares e internos em cada disciplina do currículo escolar: de 23 de abril a 30 de novembro de 2024;
Produção de cartazes e folders para divulgação do projeto dentro e fora da unidade escolar: 2 a 29 de maio;
Produção e escolha do mascote do projeto: junho de 2024.
Visitação a empresa ou representantes da empresa de reciclagem Alcaplas na escola: no mês de outubro ou novembro conforme disponibilidade da empresa parceira.
Premiação para as turmas que mais conseguirem colaborar com a coleta de tampinhas: final de novembro.

Avaliação

Será avaliada a participação dos alunos nos trabalhos desenvolvidos em sala (trabalhos, textos, cartazes, logo, etc) de maneira cumulativa e contínua.
As atividades interdisciplinares e também específicas de cada disciplina do currículo escolar serão avaliadas de maneira quantitativa por cada professor conforme organização específica do docente.

Para estimular os educandos será realizada uma competição saudável, sendo bonificada a turma que obtiver a maior pontuação com coleta das tampinhas e desenvolver as atividades propostas em sala de aula. A premiação será por turno (matutino e vespertino) e etapas de ensino (o que mais coletar do fundamental 1 e do fundamental 2) pizza em metro que será comprada utilizando o valor arrecadado com a venda das tampinhas.

Obs.: serão quatro turmas contempladas.

Critérios de pontuação

Haverá uma planilha para contabilizar o peso das tampas recolhidas por turma. Bem como a avaliação contínua e cumulativa das tarefas interdisciplinares propostas pelo projeto.
Cada atividade que for realizada em sala de aula e for relacionada ao tema do projeto será contabilizado individualmente uma pontuação extra ao placar geral das tampinhas.