Justificativa
A iniciativa global para controle de resíduos plásticos é uma das causas ambientais que mais ganhou força. Mas ainda não foi suficiente para reduzir as toneladas de lixo plástico descartado nos oceanos incessantemente.
Nos próximos dez anos, a quantidade de lixo que chega aos cursos d’água e, consequentemente, aos oceanos, poderá chegar aos 22 milhões ou até mesmo 58 milhões de toneladas ao ano. E essa é a “boa” notícia — já que essa estimativa leva em consideração milhares de projetos ambiciosos por parte de governos e indústrias para reduzir a poluição por plástico.
Sem esses compromissos, em um cenário em que “tudo permaneceria igual”, a situação pode ser duas vezes pior. Sem melhorias no gerenciamento de resíduos que estão em prática atualmente, 99 milhões de toneladas de resíduos plásticos não-controlados podem chegar ao meio ambiente até 2030…
Fonte: Poluição por plástico é um problema grave — mas ainda não é tarde demais para solucioná-lo | National Geographic (nationalgeographicbrasil.com)
A importância do cuidado com o meio ambiente é tema de várias disciplinas da escola regular, por exemplo, ciências, geografia entre outras, sendo assim é de suma importância trabalharmos a conscientização de separação dos diversos materiais para serem reciclados e não virar lixo.
O plástico é um dos principais poluidores de nosso meio ambiente, diariamente consumimos bebidas vendidas em embalagem com tampinhas plásticas, não apenas água e refrigerantes, mas leite, sucos, entre outros que são descartados e se não for feito o destino corretamente para reciclagem, acarretará grande prejuízo à natureza.
É importante que estudantes, professores e comunidade escolar entendam a importância da reciclagem para o planeta. Devemos motivá-los a dar destino correto coletando o maior número possível de tampinhas. Nesse intuito faz-se necessário implementar um projeto que abranja toda a comunidade escolar para a coleta seletiva de tampinhas, trabalhando de forma interdisciplinar com todos os educandos da unidade escolar.
Objetivos
- Implantar um projeto de reciclagem e sustentabilidade, interdisciplinar na unidade escolar;
- Realizar a coleta de tampinhas plásticas na comunidade escolar, em parceria com os educandos, familiares e corpo docente, com o intuito de reverter fundos com a venda das mesmas para compra de materiais pedagógicos;
- Conscientizar os estudantes e comunidade escolar a respeito da importância da reciclagem;
- Incentivar o trabalho em equipe e a união na comunidade escolar;
- Incentivar a comunidade escolar a preservar o meio ambiente de maneira sustentável e benéfica para todos os seres vivos.
Público alvo
Comunidade escolar da Escola de Educação Fundamental Dom Arnulfo Romero, alunos dos anos iniciais e finais do ensino fundamental, com adaptação para os alunos da Educação Especial.
Metodologia
- Atividades em sala de aula sobre a Preservação do Meio Ambiente;
- Dar ênfase nas aulas à importância da reciclagem;
- Cadastrar a UE no programa da empresa Alcaplas, firmando parceria com esta empresa para a coleta das tampinhas;
- Produção de vídeos de locais onde há acúmulo de lixo com intuito de mostrar o antes e depois do projeto ser realizado, já ajudando na avaliação do mesmo;
- Elaboração de frases e textos sobre o projeto;
- Elaboração de cartazes, folders e demais materiais de divulgação sobre o projeto;
- Confecção de brinquedos e artigos de decoração de natal da escola com caixas de leite, suco, etc. e garrafas pet, tampinhas, lacres de latinhas;
- Criação de dois mascotes (um para anos iniciais e outro para os anos finais) para o projeto (fazendo competição entre as turmas, com desenhos, motivando-os com premiação interna) e a escolha será em duas etapas, escolha na unidade escolar;
- Recriação de obras de arte com materiais recicláveis (9° anos 1 e 2 na disciplina de Arte);
- Contabilizar por turmas a quantidade de tampinhas coletadas para posterior premiação interna;
- A contabilização será divulgada em meio físico e digital, através de painel na escola e instagram oficial da unidade escolar;
- Abordagem dos conteúdos sobre sustentabilidade nas disciplinas competentes a esta área;
- Divulgação do projeto fora da escola para a comunidade local, incentivando colaboração de todos para com o projeto, e principalmente com o meio ambiente;
- Buscar parcerias com empresas e entidades para fazer a coleta e repassá-las para nossa UE;
- Visitação a empresa de reciclagem para melhor conhecer o processo, ou, receber pessoal da empresa na escola para explicar o processo de reciclagem.
Ações
Coleta de todos os tipos de tampas plásticas, exemplo (garrafa pet, isotônico, caixa de leite, caixa de suco; produtos alimentícios: requeijão, maionese, nata, nescau; produtos de higiene: shampoo, creme e vários outros; produtos de limpeza de medicamentos, de suplementos, de caneta, de maquiagem, de óleo de motor), enfim, independente do formato, da cor e tamanho, sendo de plástico, de todos os tipos de tampas serão coletadas; A coleta será realizada por turmas sendo registrado em planilha para posterior premiação para as turmas que coletarem maior quantidade.
Organização e separação das tampas por cores, com auxílio de uma comissão a ser formada por professores e alunos. A separação das tampinhas por cores será feita mensalmente ou conforme a necessidade.
Recursos
- Recipientes para depósito de tampas;
- Tampinhas plásticas;
- Uso das tecnologias (datashow, tablets, computadores, celulares);
- Papéis (sulfite, cartolina, jornal, revista, folhas de ofício, crepom, papel paraná);
- Folders;
- Garrafas pet;
- Lápis de cor;
- Tesoura, cola, cola quente;
- Embalagens plásticas;
- Canetinhas, canetas e canetões;
- Tintas guache;
- Cadernos e demais materiais de uso pessoal.
Cronograma
O Projeto de coleta das tampinhas, orientação, desenhos, textos, etc., será desenvolvido no 1º e 2º semestre de 2024 (abril a novembro).
Apresentação do projeto: 22 a 30 de abril 2024.
Recolhimento das tampinhas: 22 de abril a 30 de novembro de 2024;
Trabalhos interdisciplinares e internos em cada disciplina do currículo escolar: de 23 de abril a 30 de novembro de 2024;
Produção de cartazes e folders para divulgação do projeto dentro e fora da unidade escolar: 2 a 29 de maio;
Produção e escolha do mascote do projeto: junho de 2024.
Visitação a empresa ou representantes da empresa de reciclagem Alcaplas na escola: no mês de outubro ou novembro conforme disponibilidade da empresa parceira.
Premiação para as turmas que mais conseguirem colaborar com a coleta de tampinhas: final de novembro.
Avaliação
Será avaliada a participação dos alunos nos trabalhos desenvolvidos em sala (trabalhos, textos, cartazes, logo, etc) de maneira cumulativa e contínua.
As atividades interdisciplinares e também específicas de cada disciplina do currículo escolar serão avaliadas de maneira quantitativa por cada professor conforme organização específica do docente.
Para estimular os educandos será realizada uma competição saudável, sendo bonificada a turma que obtiver a maior pontuação com coleta das tampinhas e desenvolver as atividades propostas em sala de aula. A premiação será por turno (matutino e vespertino) e etapas de ensino (o que mais coletar do fundamental 1 e do fundamental 2) pizza em metro que será comprada utilizando o valor arrecadado com a venda das tampinhas.
Obs.: serão quatro turmas contempladas.
Critérios de pontuação
Haverá uma planilha para contabilizar o peso das tampas recolhidas por turma. Bem como a avaliação contínua e cumulativa das tarefas interdisciplinares propostas pelo projeto.
Cada atividade que for realizada em sala de aula e for relacionada ao tema do projeto será contabilizado individualmente uma pontuação extra ao placar geral das tampinhas.