Objetivo Geral

Desenvolver a conscientização dos alunos tanto das turmas infantis quanto do ensino fundamental sobre a importância da reciclagem e da separação do lixo.

Objetivos específicos

Justificativa

Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) no ano de 2022 a geração de resíduos plásticos no território brasileiro foi de 13,7 milhões de toneladas, ou seja, aproximadamente 64 quilos de lixo plástico por cada pessoa em apenas um ano. O consumo de produtos industrializados e o excesso de plástico em alimentos comprados demonstram que a produção de lixo plástico no Brasil tende a aumentar cada vez mais.

Pensando nisso, o destino correto desses materiais plásticos e uma das pequenas atitudes que auxiliam na diminuição da poluição do meio ambiente, principalmente para que esse descarte não prejudique o solo, os rios e nascentes, as áreas verdes e florestas.

A sociedade geralmente não possui na sua cultura a preocupação com o descarte correto do lixo, este é um problema que pode começar a ser resolvido através do ensino das nossas crianças/adolescentes, que vendo a importância do destino correto dessas embalagens podem transmitir aos familiares, vizinhos e amigos a conscientização do despejo correto dos materiais plásticos.

Por esse motivo, o Colégio Integração através de sua direção adotou a ideia do projeto de coleta de tampinhas promovido pela empresa Alcaplas, com o objetivo de conscientizar os alunos da unidade escolar, seus familiares e vizinhança para a coleta e destino correto das tampinhas plásticas.

Estratégias e Ações Metodológicas

O projeto de coleta de tampinhas será implantando em julho de 2023 na escola em parceria com a empresa Alcaplas do município de Xanxerê/SC.

A coleta de tampinhas será divulgada pelos grupos de WhatsApp das turmas da escola e compartilhada nas redes sociais buscando coletar o maior número de tampinhas possíveis. Além disso, foi proposto que os alunos da recreação (turma que ficará responsável pela separação das tampinhas) realizassem cartazes para espalhar pela escola, motivando os alunos a participarem do projeto.

Para a coleta das tampinhas além dos galões que serão disponibilizados pela empresa foi realizado com os alunos a confecção de tambores usando “barricas” descartadas de construções, os alunos realizaram a pintura desses tambores para que futuramente sejam colocadas as tampinhas.

A separação de tampinhas de acordo com suas cores será realizada pelas duas turmas da recreação infantil e fundamental da escola, acompanhadas pelas professoras responsáveis. A proposta é que além de separarem as tampinhas os alunos da Recreação do 2° ano ao 5° ano façam uma visitação na empresa para compreender os processos que são realizados para a transformação das tampinhas em outros utensílios plásticos.

Os alunos irão juntamente com seus familiares coletar as tampinhas plásticas de diversos modelos e trabalhar a consciência na família do destino correto.

O valor arrecadado pela coleta e venda das tampinhas será destinado para a escola, os alunos poderão sugerir melhorias que acham necessárias dentro do ambiente.