Tema: Tampinha na Horta
Justificativa
Descrição do projeto: A EMEB Janete Cassol juntamente com a turma do 8° ano e a professora do componente curricular de ciências estão realizando Empreendedorismo Social. O tema a ser trabalhado pelos jovens empreendedores do 8° ano é a transformação do plástico. Ou seja, a transformação de tampinhas plásticas em novos produtos e a implementação de uma horta escolar.
Objetivo Geral
Diante de uma sociedade tão consumista que, em geral, não apresenta uma cultura de interesse ao destino do lixo plástico torna-se necessário incentivar as crianças e adolescentes que estão em idade escolar a criar essa cultura. Desse modo, nosso projeto tem como objetivo sensibilizar e conscientizar a população escolar e seus familiares sobre a importância em dar o destino correto ao material plástico por meio da reciclagem e promover ações para coleta e venda de tampinhas plásticas para a Alcaplas; empresa voltada a transformação de resíduos plásticos e obter fundos para a implementação de uma horta escolar.
Objetivos Específicos
- Conscientizar a população escolar e familiares sobre a importância da reciclagem e do reaproveitamento do plástico para conservação e preservação dos recursos naturais;
- Alertar sobre a questão do lixo plástico como um problema social e ambiental considerando-se responsabilidade de todos;
- Motivar aos alunos e suas famílias quanto a separação do lixo reciclável;
- Incentivar a cooperação entre a população escolar e familiares para a coleta de tampinhas plásticas;
- Despertar a consciência da transformação do material plástico na população;
- Elucidar que o plástico é um subproduto de fontes de energia não renovável, como o petróleo;
- Promover a coleta das tampinhas na escola e nas residências dos alunos e equipe escolar;
- Estimular a adoção da reciclagem no pós-uso dos materiais plásticos;
- Coletar e dar destino correto para as tampinhas com o intuito de reciclar;
- Vender as tampinhas coletadas para empresa Alcaplas; empresa voltada a transformação de resíduos plásticos;
- Obter fundos para a implementação de uma horta escolar, entre outras melhorias na escola;
- Incluir a disciplina de matemática na construção de gráficos de setores para a apresentação de gráficos com resultados mensais da coleta das tampinhas plásticas.
Justificativa
Estratégias e ações para atingir o objetivo:
O projeto será implantado em agosto de 2022 por meio da parceria com a Empresa Alcaplas de Xanxerê/SC.
A campanha será lançada nas redes sociais da EMEB Janete Cassol após a aprovação do projeto pela Alcaplas de Xanxerê/SC. A turma do 8° ano ficará encarregada de fazer a divulgação do projeto por meio de visitas nas 12 salas de aula da escola que atendem, aproximadamente, 500 alunos entre o turno matutino e vespertino. Nessas visitas os alunos irão explicar o objetivo do projeto e fazer a conscientizações sobre as questões ambientais, a necessidade da reciclagem do material plástico, a importância da coleta tampinhas e seu descarte correto. Durante a visita os alunos do 8° irão disponibilizar bilhetes com sugestões de tampinhas a serem arrecadadas: produtos alimentícios: óleo de cozinha, vinagre, sorvete, maionese, chocolate em pó, café solúvel, adoçante, refrigerantes e outras bebidas, etc. Higiene pessoal: acetona, creme dental, perfume, lenços umedecidos, xampu, cosméticos, etc. Higiene doméstica: detergente, alvejante, amaciante, etc. Outras: medicamentos, cola, caneta, galões de cinco, dez e vinte litros de água, etc.
Uma competição será realizada entre as salas de aula para verificar quem coleta mais tampinhas em cada mês. Esse parâmetro será mensurado pela pesagem das tampinhas (em quilograma – Kg) recolhidas a cada mês/sala. Um placar será elaborado pelos alunos e afixado na porta principal da escola para conhecimento de toda a população escolar do campeão do mês. Mensalmente serão criados gráficos que serão disponibilizados para o acampamento dos valores recolhidos no mês.
Os alunos irão envolver seus familiares em busca da coleta de tampinhas e trabalhar a consciência ambiental e social em seus lares, visando o destino correto desse material. Na escola haverá um coletor para que os vizinhos também possam depositar as suas tampinhas.
Com isso daremos um destino ambientalmente correto a esse material que é o plástico o qual é considerado um dos maiores problemas ambientais da nossa sociedade tendo como intuito juntarmos fundos para a implementação de uma horta escolar.