Projeto: Tampinha Solidária
Entidade:
APP DA EEB GOV CELSO RAMOS
Cidade: Governador Celso Ramos
Público alvo: Alunos da Escola de Educação Básica Gov. Celso Ramos do 6º  ano a 3ª série do Ensino Médio e comunidade escolar e arredores.

Introdução

No nosso cotidiano vivenciamos inúmeras atitudes de responsabilidade. Dentro deste processo de convivência e socialização nos deparamos com muitas mudanças de comportamento em relação ao meio ambiente. Temos responsabilidade com o espaço onde vivemos, pois dependemos dele e também não somos únicos nele. Compartilhamos o mesmo ambiente com inúmeros seres vivos, por isso, a importância de preservá-lo e repensarmos atitudes que poluem o mesmo. Quando repensamos nossas atitudes, podemos perceber que pequenos gestos fazem  muita diferença. Ainda mais quando esses gestos são compartilhados com as pessoas que estão a nossa volta. Não podemos só observar o que acontece de errado em nosso planeta, pois todos estamos sofrendo diretamente com o impacto negativo que o ser humano causa ao planeta. Podemos ajudar, podemos transformar, podemos preservar e tornar este planeta um lugar melhor não somente para nós, mas também para as futuras gerações e os outros seres vivos que habitam o planeta.
Uma atitude que precisamos repensar é o destino que damos aos nossos lixos, que muitas vezes são produzidos pela comodidade de consumirmos comidas e bebidas embaladas. Um simples objeto como uma tampinha jogado no meio ambiente pode trazer muitos transtornos. Segundo o último relatório publicado pela Ocean Conservancy, todos os anos, aproximadamente 8 milhões de toneladas métricas de plástico acabam nos oceanos, incluindo bilhões de tampinhas. Os níveis de poluição por plástico aumentam tão rapidamente que, até 2025, poderemos atingir a surpreendente marca de 1 tonelada de plástico para cada 3 toneladas de peixe nos oceanos. As aves também são prejudicadas por este objeto. As aves confundem os detritos plásticos à deriva na superfície dos oceanos com suas presas naturais e os engolem. A ingestão acidental de plástico pelas aves leva à obstrução do trato digestivo, à redução do consumo de alimentos, à intoxicação por substâncias tóxicas e até à morte. Diferente de outros tipos de detritos plásticos, as tampas de garrafas pet extremamente coloridas, com altíssima flutuabilidade e tamanho suficientemente pequeno para serem engolidas possuem as características ideais para se tornarem uma das maiores ameaças à vida de milhões de aves marinhas.
Como estas tampas são quase sempre descartadas sem nenhum cuidado, a grande maioria chega facilmente ao mar e se torna “presa fácil” para aves famintas, um impacto gigantesco sobre algumas das mais belas espécies do mundo.
Pensando nesses malefícios e na importância de uma reeducação  atitudinal, a EEB. Gov. Celso Ramos desenvolverá o projeto social “ Tampinha Solidária”.

Objetivos Gerais

Justificativa

A E.E.B. Gov. Celso Ramos é a  Escola- Piloto desde o ano de 2020 com o Novo Ensino Médio do município de Joaçaba. Nesse novo formato educacional, é oportunizado aos alunos o componente curricular “Projeto de Vida” em que são trabalhadas atividades relacionadas aos eixos norteadores: identidade, mercado de trabalho e cidadania. Tendo em vista que o eixo cidadania  exige competências como empatia, colaboração e responsabilidade, entende-se que  a conscientização da preservação do Meio Ambiente para a nossa vida e todos os seres vivos é tema imprescindível para ser trabalhado com a comunidade escolar.  A Educação Ambiental não é algo distante do cotidiano dos alunos Saber o que é reciclável e o que não é, ter consumo consciente, saber dar o destino correto dos materiais recicláveis, em especial, nesse projeto, as tampinhas.
Diariamente aumentam as  notícias sobre a poluição com plásticos no solo, nos mares, rios, oceanos e historicamente, a produção de plásticos aumentou significativamente desde a década de 1950, de 1,8 milhão de toneladas no ano de 1950 para 456 milhões de toneladas no ano de 2018.
O papel da escola é formar cidadãos protagonistas, ou seja, pessoas que consigam ter autonomia para resolver seus desafios diários e  engajados nos problemas sociais para o bem comum. Dessa forma, esse  projeto  visa gerar uma consciência crítica sobre os fatores naturais, científicos e sociais que compõem a problemática ambiental, de forma interativa e dialógica, caracterizando uma abordagem interdisciplinar, que contribua com a formação da cidadania consciente e crítica.

Metodologia