Apresentação da Fundação Aury Luiz Bodanese

A Fundação Aury Luiz Bodanese – FALB é uma entidade sem fins lucrativos, com sede na cidade de Chapecó-SC, mantida pela Cooperativa Central Aurora Alimentos.

A FALB atua com foco em ações socioambientais e culturais através da execução de programas voltados ao interesse das comunidades nos quais encontra-se, direta ou indiretamente inserida, promovendo a sustentabilidade e o exercício da cidadania.

As atividades são desenvolvidas também através de parcerias com entidades privadas, educacionais e sociais, órgãos públicos, trabalho voluntário e doações, possibilitando desta forma a participação da comunidade.

A FALB acredita que juntos podemos fazer a diferença na vida das pessoas através da execução de seus programas.

Missão – Valorizar o ser humano e contribuir para o exercício da cidadania.
Visão – Ser referência em ações que promovam a sustentabilidade e o cooperativismo.
Valores – Ética / Cooperação / Confiança / Respeito / Transparência.

Projeto Tampinha Voluntária

O projeto “Tampinha Voluntária” faz parte da logística reversa, um dos instrumentos introduzidos pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010). A logística reversa engloba diferentes atores sociais na responsabilização da destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos.

As diversas tampinhas de plástico, que muitas vezes virariam “lixo” e acabariam poluindo nosso Planeta Terra, recolhidas e recicladas geram renda para muitas associações de catadores, empresas recicladoras, além de recurso para projetos sociais e/ou arrecadação de fundo financeiro para doações.

Dessa forma, foi instituído, pelos programas Eco Cooperação e Amigo Energia da Fundação Aury Luiz Bodanese, o projeto “Tampinha Voluntária”. O projeto teve início no mês de março de 2020 e tem prazo indeterminado de término.

Objetivo Geral: Praticar a logística reversa através da coleta de tampinhas de plástico e posterior venda para empresas de reciclagem, permitindo a obtenção de fundos financeiros para auxílios beneficentes, exclusivamente, aos empregados da Cooperativa Aurora Alimentos.

Objetivos Específicos:

Metodologia

O projeto “Tampinha Voluntária” é uma campanha interna de coleta de tampinhas de plástico pelos empregados da Cooperativa Aurora Alimentos.

Para efetivação do projeto foi encaminhado, pela Fundação Aury Luiz Bodanese, às Unidades o coletor padrão com o layout. O coletor fica na Unidade, o qual é colocado em local estratégico, visível e de fácil acesso dos empregados.

Há divulgação do projeto via e-mails, jornal mural VIDAURORA, redes sociais da FALB (site, Instagram e Facebook), grupos de whatssap e exibição na TV Aurora. O setor de Gestão de Pessoas de cada Unidade fica responsável pela divulgação da campanha e engajamento dos empregados para participação na mesma.

Posteriormente, todas as tampinhas plásticas coletadas devem ser enviadas para a Fundação Aury Luiz Bodanese, junto à Aurora Matriz em Chapecó/SC (rua João Martins, 219D, bairro São Cristovão). Para envio, as mesmas devem ser colocadas soltas em outro coletor identificado (nome da Unidade e do projeto), a critério da Unidade como por exemplo: caixas de papelão, bombonas, tambores, sacolas grandes, etc. Aqui na FALB, as tampinhas serão
encaminhadas/vendidas para empresas recicladoras.

Toda e qualquer tampinha de plástico pode ser deixada no coletor: tampinhas de garrafa pet, caixa de leite, suco, margarina, nata, desodorante, produtos de higiene (shampoo, condicionador, pasta de dente, hidratantes, etc), entre outros que NÃO sejam de produtos e embalagens perigosos (agrotóxicos por exemplo) e que contenham partes metálicas.

O recurso financeiro arrecadado fica no fundo de reservas da Fundação Aury Luiz Bodanese o qual atende demandas das Unidades Aurora Alimentos para auxilio exclusivo dos empregados em casos de vulnerabilidade e situações de emergência (saúde, alimentação e desastres naturais).

No caso da necessidade, o Setor de Gestão de Pessoas, através da analista social ou pessoa responsável, preencherá um cadastro social e enviará a Fundação ALB. Há uma comissão interna juntamente com a Diretoria Executiva da Fundação ALB avaliadora, que determinará o repasse financeiro ao beneficiado, sendo uma porcentagem do valor do fundo e conforme a devida necessidade do empregado.

O retorno da avaliação do cadastro realizado pela comissão e o valor financeiro, a ser repassado, se dá num prazo de cinco (5) a dez (10) dias, posterior ao recebimento do cadastro.