Projeto: Tampinhas da Educação
Município: Marema–SC
Tema: A sua tampinha auxiliando na educação

Justificativa

Sabendo da importância de cuidarmos do meio ambiente e de ensinarmos isso aos nossos estudantes, é imprescindível que trabalhemos desde cedo a conscientização para a reciclagem. A produção de lixos plásticos na sociedade atual é altíssima, nossos estudantes diariamente consomem bebidas com tampinhas, e essas são apenas descartadas na lixeira sem que se preste atenção no quanto isso é prejudicial ao meio ambiente.
Primeiramente é importante fazer com que estudantes, professores e comunidade escolar compreendam a importância e relevância da reciclagem para o meio ambiente. Além de motivá-los a não jogar o lixo em lugares incorretos e trabalhar em equipe para coletar o maior número de tampinhas possíveis.
A abordagem do tema “reciclagem” na educação escolar é recorrente e se encaixa nos conteúdos curriculares das disciplinas como Ciências, Biologia e Geografia. Deste modo além de ser positivo encaixar o projeto com as disciplinas escolares também é uma forma de incentivar a comunidade escolar como um todo a realizar a reciclagem. Sendo que neste município não há empresa de coleta seletiva, apenas nos municípios vizinhos, faz-se necessário
incentivar e deixar claro a importância de tal atividade para o futuro da sociedade e do meio ambiente.

Objetivos

Público Alvo

Alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, com adaptação para os alunos da Educação Especial. Comunidade escolar como um todo, uma vez que o projeto envolve também os profissionais da Unidade Escolar e os familiares dos estudantes.

Metodologia

Ações

Coleta de todos os tipos de tampas plásticas, exemplo (garrafa pet, isotônico, caixa de leite, caixa de suco; produtos alimentícios: requeijão, maionese, nata, nescau; produtos de higiene: shampoo, creme e vários outros; produtos de limpeza de medicamentos, de suplementos, de caneta, de maquiagem, de óleo de motor), enfim, independente do formato, da cor e tamanho, sendo de plástico, de todos os tipos de tampas serão coletadas;
A coleta será realizada no primeiro e no último dia de cada mês.
Organização e separação das tampas por cores, com auxílio de uma comissão a ser formada por professores e alunos. A separação das tampas por cores será feita mensalmente.

Recursos

Cronograma

O Projeto de coleta das tampinhas, orientação, desenhos, textos, etc., será desenvolvido no 1º e 2º semestre de 2022 (março a novembro).
Apresentação do projeto: 14 a 21 de março de 2021.
Recolhimento das tampinhas: 22 de março a 30 de novembro de 2022;
Trabalhos interdisciplinares e internos em cada disciplina do currículo escolar: de 22 de março a 30 de novembro de 2022;
Escolha do mascote do projeto: de 4 a 15 de abril de 2022.
Produção de cartazes e folders para divulgação do projeto dentro e fora da unidade escolar: 22 de março a 29 de abril;
Visitação a empresa de reciclagem Alcaplas: no mês de outubro ou novembro conforme disponibilidade da empresa parceira.
Palestras com parceiros do projeto no município: nos meses de outubro e novembro Premiação para as turmas que mais conseguirem colaborar com a coleta de tampinhas: final de novembro.

Avaliação

Será avaliada a participação dos alunos nos trabalhos desenvolvidos em sala (trabalhos, textos, cartazes, logo, etc) de maneira cumulativa e contínua.
As atividades interdisciplinares e também específicas de cada disciplina do currículo escolar serão avaliadas de maneira quantitativa por cada professor conforme organização específica do docente.
Para estimular os educandos será realizada uma competição saudável, sendo bonificada a turma que obtiver a maior pontuação com coleta das tampinhas e desenvolver as atividades propostas em sala de aula. A premiação será um dia visitando o Shopping Pátio em Chapecó-SC, tendo em vista que muitos dos nossos estudantes nunca tiveram o privilégio de conhecer um ambiente como este. Sendo proporcionado a uma turma por nível de ensino a premiação de visitar o Shopping e também assistir a um filme no cinema. Serão selecionadas uma turma do Ensino Médio e uma do Ensino Fundamental Anos Finais, conforme a maior colaboração na coleta de tampinhas bem como na realização das tarefas propostas dentro da realização do projeto.

Critérios de pontuação:

Haverá uma planilha para contabilizar o peso das tampas recolhidas por turma. Bem como a avaliação contínua e cumulativa das tarefas interdisciplinares propostas pelo projeto.