Objetivo Geral
Ter em mente que a reciclagem é um fator que contribui para a redução do impacto ambiental promovido pelo consumo em excesso é o primeiro passo para entender a importância de introduzir o ensinamento desde cedo buscando sempre a aprendizagem e a conscientização. No contexto escolar, a introdução do tema desde os primeiros anos é uma forma de sensibilizar as crianças sobre o cuidado com o meio ambiente, começando pelas pequenas ações dentro de casa e no ambiente escolar.
Por meio de ações de sensibilização, é possível atrair o olhar das crianças para a questão e que, a partir disso, elas construam conhecimento e desenvolvam consciência ambiental.
Objetivos Específicos
- Trabalhar com a reciclagem de forma natural e integrada permite que o assunto seja trabalhado o de forma a ser introduzida de forma natural em seu dia a dia o quanto antes, integrado aos demais temas cotidianos da criança;
- Abordar o tema reciclagem na educação, em virtude dos grandes impactos ambientais sofridos pelo planeta;
- Desenvolver o lado humano sempre tendo emente que o planeta é nosso e das futuras gerações e em pequenas ações que se constroem um mundo melhor, e contribuindo para essa percepção de valores sobre a preservação ambiental são fundamentais na formação de cidadãos ecologicamente conscientes e responsáveis.
Justificativa
Mas, afinal, por que ensinar reciclagem para nossas crianças, jovens e adolescentes?
Os trabalhos com reciclagem na educação demonstram, na prática, a relevância da contribuição de cada um na conservação do meio ambiente. Por meio dessas ações, as crianças percebem seu papel como agentes e transformadores do meio e reconhecem os efeitos das suas atitudes no mundo em que vivem.
Demonstrar a importância da reciclagem para os educandos é essencial para que elas comecem a exercer cidadania dentro e fora da escola. Nossos jovens precisam saber que a reciclagem existe para evitar a destruição do meio ambiente. Entender com consciência o tempo de decomposição dos materiais que são descartados diariamente no planeta e que o tempo de decomposição pode seguir prejudicando outras gerações e desfuncionalizando nosso planeta gradativamente.
É notório que diversas famílias demonstram desconhecimento sobre destino correto das tampinhas pois as mesmas não apresentam importância econômica sozinha, bem como a separação adequada. As famílias têm poucas informações a respeito do assunto e acabam por não contribuir com o processo de reciclagem, pois ainda misturam lixos orgânicos e secos.
A comunidade pouco percebe os valores a sua volta, ignorando questões relevantes ao ambiente, como por exemplo: jogar lixo doméstico, entulhos, etc, nas ruas e até mesmo dentro do rio. Por isso, atitudes simples e urgentes em direção a sustentabilidade como a utilização das lixeiras, a separação do lixo para reciclagem, as tampinhas do bem, devem ser ações imediatas que toda comunidade deve ter consciência de realizar no seu dia a dia para mudar a realidade. Por isso decidimos participar do Projeto Tampinhas do Bem, com o objetivo de despertar nas crianças e nas famílias a importância da reciclagem.
Metodologia
O projeto será implantado em fevereiro de 2023, através da Parceria da empresa Alcaplas de Xanxerê/SC após a aprovação.
Primeiramente iniciamos com a divulgação na escola e se estendendo a comunidade escolar, com cronograma de locais a ser divulgado o programa da Tampinha do Bem e também os pontos de coleta.
Através da Reciclagem das tampinhas encaminhadas para a empresa, os valores arrecadados serão destinados para o E.E.B Joaquim Nabuco para compra de livros de literatura e material esportivos.