Descrição do Projeto
O projeto foi “acolhido” pela Escola Estadual de Ensino Fundamental Farrapos aconteceu como sugestão de uma cidadã encantadense que após o término do tratamento de seu filho, no ano de 2014 quando a família levava a criança para consultas em Porto Alegre, no Instituto do Câncer Infantil, observou que o mesmo recolhia tampinhas plásticas com a finalidade de angariar fundos. Com o intuito de auxiliar, a família trouxe essa proposta para o nosso município. A divulgação da campanha era feita nas redes sociais.
Tendo conhecimento da campanha, a escola passou a ser ponto de coleta das tampinhas.
Depois de algum tempo, as mesmas foram destinadas à Liga Feminina de Combate ao Câncer de Encantado, que vinha buscá-las na escola. A empresa Lorenzon Plásticos sabendo desta ação, realizada inclusive em outras escolas, fabricou coletores devidamente identificados por cores para armazenar as tampinhas.
A diretora Carine Luísa Pretto (gestão 2016-2018), na época sugeriu o nome “Tampinhas do Coração” que carinhosamente foi adotado por toda comunidade escolar. Tendo em vista a facilidade do recolhimento (volume pequeno de material) e o bem que a ação gera, a escola recolhe trimestralmente na Praça da Bandeira do município as tampinhas, juntamente com outros materiais. Temos um projeto “maior” que engloba o recolhimento de outros materiais denominado: Escola Farrapos Solidária com o Planeta. Os alunos das séries iniciais são responsáveis por separar as tampinhas em cores, dessa forma, a empresa paga um valor maior pelo material. O valor é repassado para a Liga (a educação infantil da escola faz a entrega).