Introdução

A educação é responsável diretamente pelo processo de humanização e de construção do ser social, permeado por valores, condutas e atitudes, organizados e sistematizados pelos professores, agentes propulsores do desenvolvimento social e cognitivo, sendo esta afirmativa, de consenso entre os teóricos da Educação. Conforme destaca Rousseau: “Nascemos fracos, precisamos de força; nascemos desprovidos de tudo, temos necessidade de assistência; nascemos estúpidos, precisamos de juízo. Tudo o que não temos ao nascer, e de que precisamos adultos, é nos dado pela educação” (ROUSSEAU, 1973, p. 10).

Cabendo a escola, espaço onde os conhecimentos se concretizam, alimentar a formação de indivíduos capazes de atuar como cidadãos e somar esforços na construção de uma sociedade que acolhe as dificuldades ao mesmo tempo em que promove iniciativas de solidariedade e a busca de alternativas eficazes para os problemas comuns.

Nesse sentido a escola é um local fundamental de educação para a cidadania, de uma importância cívica imprescindível, pois é através dela que iniciasse a vida em sociedade, em que constitui o primeiro degrau de uma caminhada com apoio da família e da comunidade na qual fazem parte (OLIVEIRA, MARTINS, 1992).

Nessa perspectiva a Escola Nery Giachini localizada no município de Xanxerê juntamente com PIBID (programa institucional de bolsas de incentivo à docência), acredita no poder da Educação como ferramenta poderosa para o desenvolvimento das crianças e adolescentes e, como incentivadora de boas ações. Por isso estamos empenhados em nosso projeto a partir do recolhimento de tampinhas, onde transformaremos pequenas tampas em grandes aventuras. Vamos explorar juntos os benefícios e a magia da reciclagem, reutilizando recursos e qualificando os espaços que vão encantar crianças de todas as idades.

Objetivo

Nosso projeto com tampinhas tem por objetivo arrecadar fundos para adquirir tinta para pintura de área externa da escola com jogos e brincadeiras lúdicas, onde transformaremos ideias em espaços de encantamento e exploração. Vamos juntar a magia da reciclagem e criar brincadeiras incríveis que vão encantar crianças de todas as idades. As crianças, serão protagonistas deste processo, participando ativamente do desenvolvimento e criação das brincadeiras.

Justificativa

Atitudes conscientes de preservação do meio ambiente são defendidas mundialmente e devem ser estimuladas junto às crianças, visto que são problemas sociais que afetam a sociedade como um todo.

A arrecadação de tampinhas, no entanto, é uma forma simples e eficiente de ajudar o meio ambiente, promovendo a reciclagem e reduzindo a poluição. Além disso, as tampinhas podem ser vendidas para empresas de reciclagem, que além da geração de recursos financeiros, possuem preocupação com a sociedade, direcionando recursos para projetos sociais e de apoio para as pessoas em situação de vulnerabilidade. O recolhimento de tampinhas é uma ação que envolve toda a comunidade e pode fazer a diferença na preservação do planeta.

Metodologia

O projeto reutilizando recursos, qualificando espaços: Tampinhas do PIBID será organizado, seguindo a metodologia:

1. Sensibilização e introdução: Apresentar às crianças o tema do projeto, explicando a importância da reciclagem e do reaproveitamento de materiais, fazendo uso de histórias, vídeos ou imagens relacionadas;

Sensibilização das famílias e comunidade em geral com referência ao recolhimento das tampinhas e benefícios para as crianças.

2. Coleta de tampinhas: Incentive as crianças a trazerem tampinhas de casa ou promova uma campanha de arrecadação na escola.

3. Exploração e classificação: Permita que as crianças explorem as tampinhas, observando suas cores, tamanhos e formatos. Promova atividades de classificação e organização das tampinhas, estimulando o pensamento lógico e a percepção visual.

4. Criação de jogos e brincadeiras: Desafie as crianças a criar jogos e brincadeiras utilizando as tampinhas e tintas como peças ou elementos decorativos e educativos. Estimulando a imaginação e a colaboração em grupo durante esse processo.

5. Vivência das atividades: Reservar momentos para que as crianças possam vivenciar as brincadeiras criadas por elas mesmas. Oriente-as sobre as regras dos jogos e incentive a interação e troca de experiências entre os participantes.

6. Reflexão e registro: Após cada atividade, promoveremos momentos de reflexão em grupo, onde as crianças possam expressar suas opiniões, compartilhar o que aprenderam e registrar suas experiências por meio de desenhos, escrita ou fotografias.

7. Apresentação final: Organizar uma apresentação final, onde as crianças poderão demonstrar e explicar os jogos e brincadeiras criadas para os colegas, professores e familiares. Essa é uma oportunidade de valorizar o trabalho em equipe e promover a autoconfiança das crianças.

8. Continuidade e ampliação: Estimular a continuidade do projeto, incentivando as crianças a continuar explorando e criando novas atividades. Podemos também pode ampliar o projeto, relacionando-o com outras áreas do conhecimento, como ciências, matemática ou artes.

9. Semanalmente, organizar possibilidades para demonstrar para os alunos a quantidade de tampinhas recolhidas, sendo um incentivo para que continuem a mobilização.

Cronograma

O cronograma para um projeto com tampinhas pode ser dividido em etapas, como:

  1. Semana de 18/09: apresentação e sensibilização do tema do projeto.
  2. Semana de 25/09: Início da arrecadação de tampinhas.
  3. Semanas de 02/10 a 31/01/2024: Exploração e classificação das tampinhas; Criação de jogos e brincadeiras com as tampinhas; Estimulação da imaginação e vivência das atividades criadas pelas crianças; Momentos de brincadeiras e jogos utilizando as tampinhas; Qualificação dos espaços.
  4. Semanas de 01/02/2024 à 29/02/2024. Momento de compartilhar as criações e experiências com a comunidade escolar, bem como a aplicação do valor arrecadado para fazer pinturas de brincadeiras na área externa: PROJETO TAMPINHA DO PIBID: REUTILIZANDO RECURSOS, QUALIFICANDO ESPAÇOS.

Adaptar o cronograma de acordo com o tempo disponível, a quantidade de atividades planejadas e a dinâmica da escola. Lembrando de reservar momentos para a flexibilidade e adaptação, conforme necessidade da escola.

Orçamento

Para a realização do projeto precisamos de um valor aproximado de dois mil reais (2.000), para compra de tintas, pinceis, rolinhos, badejas, fitas, solvente, pigmentação para diferenciar as cores.

Resultado esperado

O resultado esperado com o PROJETO TAMPINHA DO PIBID: REUTILIZANDO RECURSOS, QUALIFICANDO ESPAÇOS com a arrecadação das tampinhas é promover o desenvolvimento integral das crianças, estimulando sua criatividade, a ludicidade, imaginação, pensamento lógico, trabalho em equipe e consciência ambiental. Além disso, espera-se que as crianças se divirtam com brincadeiras, aprendam sobre a importância da reciclagem e do reaproveitamento de materiais, e possam compartilhar suas criações e experiências com a comunidade escolar. O projeto também pode contribuir para o fortalecimento dos laços familiares, envolvendo os pais e responsáveis na arrecadação de tampinhas e na participação nas atividades propostas.

Conclusão

O projeto com tampinhas pode ser uma atividade educativa e divertida para crianças de todas as idades. Além de promover a consciência ambiental e a criatividade, também pode contribuir para o desenvolvimento integral das crianças, estimulando o trabalho em equipe, a imaginação e o pensamento lógico. Com a participação da comunidade escolar e envolvimento dos pais e responsáveis, o projeto pode ser ainda mais enriquecedor e impactante.