Nome da Instituição: APAE de Ponte Serrada
Município: Ponte Serrada-SC
Projeto: Todos Por Todos e Pelo Bem Comum

PROGRAMA E PROJETO

a) Título do Projeto escolhido: Tampinhas do bem: todos por todos e pelo bem comum.
b) Valor Total do Projeto: Indeterminado.

JUSTIFICATIVA DA NECESSIDADE

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Ponte Serrada (APAE/PS) é uma associação civil, filantrópica de caráter educacional, assistencial, saúde, estudo, pesquisa, sem fins lucrativos, que atende crianças de zero a seis anos com atraso no desenvolvimento e pessoas de todas as idades com deficiência intelectual e múltipla.
É a mantenedora do Centro de Atendimento Educacional Especializado Padre Adriano Temmink (CAESP) e Clínica de Atendimento Especializado Cristian Jean Petuco, em sede própria localizada na Rua José Bortolaz, n˚. 790 no Bairro Quatro Irmãos no município de Ponte Serrada.
Tem como missão: promover e articular ações de defesa de direitos, prevenção, orientação, prestação de serviços educacionais, clínicos (prevenção e reabilitação) e sociais, e apoio à família, direcionado a melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência intelectual e múltipla e a construção de uma sociedade justa e igualitária.
A instituição possui sede própria com estrutura física, número de turmas e salas de aula orientadas aos serviços oferecidos (Estimulação Precoce, Serviço Pedagógico Específico, Serviço de Convivência e Serviços de Atendimento Específico) e salas de atendimentos clínicos para todos os profissionais da área da saúde e assistência social. Necessita-se de ampliação do espaço para aulas de aula, Artes, Educação Física, Informática Educativa, refeitório, auditório, adequações e melhorias no espaço externo e ginásio para práticas esportivas.
No momento atende 74 educandos regularmente matriculados, 30 alunos do AEE em atendimentos clínicos e realiza avaliações externas. O atendimento ocorre no período matutino das 7:45 hs às 11:45 hs e no período vespertino das 13:15 às 17:15 hs. São atendidos diariamente em média 35 educandos em cada turno nas diferentes turmas e serviços oferecidos.
A APAE mantém os atendimentos educacionais em acordo com Secretaria de Estado da Educação, seguindo as normas da Legislação e mediante orientações do Convênio firmado com a Fundação Catarinense de Educação Especial (referente a cooperação técnico-pedagógica entre as partes), assistência social e atendimentos de saúde e reabilitação mediante convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS), funcionários de apoio cedidos em parceria com o município e contratados pela própria associação, visando o estabelecimento de condições adequadas para o atendimento de pessoas com deficiência intelectual e múltipla.
A APAE articula ações direcionadas nas áreas de educação, assistência social e saúde, com equipe multiprofissional qualificada e comprometida com os objetivos da instituição.
Procura atuar de forma democrática em consonância com as legislações vigentes, mediando ações, programas e projetos que favoreçam a efetiva participação das pessoas com deficiência intelectual, múltipla e suas famílias.
Constrói de forma coletiva e democrática o PPI que norteia as ações desenvolvidas na instituição, realizando planejamento de desenvolvimento individualizado.
Ao longo do ano, desenvolve-se diversos projetos educativos, assistenciais, de saúde e reabilitação, sempre visando a manutenção e aprimoramento de habilidades das pessoas com deficiência, a qualificação do atendimento prestado pela referida instituição, a divulgação de orientações a comunidade e as famílias, prima-se por atividades de cunho laborativo, ocupacional, de prevenção e reabilitação voltados a inclusão social da pessoa com deficiência intelectual e múltipla.
A APAE por meio de seus colaboradores e equipe multiprofissional está sempre buscando parcerias para a manutenção e transformação do espaço, assim os lucros do projeto serão compartilhados entre os projetos desenvolvidos (estopa automotiva, prevenção – Prevenir e amar, recursos pedagógicos adaptados e de baixo custo, artesanato, papel reciclado, massas, autodefensoria, leitura na escola e na família, Natal do bem, Páscoa mais feliz, expressão e arte, horta terapêutica e integrativa, voluntariado e família, avaliação diagnóstica, corpo e movimento, nosso coral, Olimpíadas das APAEs, Festival Nossa Arte, dança e psicomotricidade, envelhecimento com qualidade, nosso bosque, ginástica laboral, corpo e alimentação, eu cuido, segurança sempre, cuidados com corpo e saúde, autoconhecimento e estima, estimular brincando, revitalização do espaço, entre outros) a fim de contribuírem para o pagamento de despesas e manutenção do trabalho que a instituição desenvolve. Pretendemos o entrosamento e mobilização de toda a equipe (diretoria, equipe multiprofissional, famílias, educandos e comunidade) nos processos de arrecadação, divulgação e destinação dos recursos oriundos deste projeto cujos recursos contribuirão para a manutenção de todos os projetos acima elencados. Os educandos, por meio de seus representantes na instituição (os autodefensores e grupo de autodefensoria) e por sua participação ativa nos projetos, entendem que deve beneficiar todos os educandos que em virtude de suas condições e peculiaridades não conseguem participar do processo efetivamente. Os profissionais e professores compreendem que o processo articulado e colaborativo mediado pelos diferentes projetos podem contribuir para manutenção e desenvolvimento de habilidades e competências que favoreçam a efetiva participação de nossos educandos e suas famílias. Nesse sentido, mediante a deliberação da diretoria, equipe e dos próprios educandos sobre a necessidade de melhorias, continuidade e ampliação dos projetos desenvolvidos de forma a contemplar maior segurança, independência e qualidade no desenvolvimento dos mesmos buscamos apoio financeiro e recursos para subsidiar esse processo. Sendo essa uma necessidade expressa no PPI (por toda a comunidade institucional), bem como no Plano de ação da atual diretoria (o atendimento a essa demanda), elaboramos e buscaremos apoios e parcerias para esse projeto. Observaremos as diretrizes de transparência, responsabilidade e solidez na destinação dos recursos na instituição, por estarmos comprometidos em oferecer o melhor aos nossos educandos e toda à comunidade, buscamos o apoio para consolidação do projeto.

EDUCANDOS ATENDIDOS PELA INSTITUIÇÃO

A instituição atende no momento 74 educandos com vínculo com a FCEE, 30 alunos do AEE em atendimentos clínicos, além disso, no momento a instituição é responsável pelo atendimento da demanda de avaliação diagnóstica do município de Ponte Serrada e Passos Maia.

DESCRIÇÃO DE METAS VINCULADAS AO PROGRAMA

CONDIÇÕES DE IMPLANTAÇÃO/IMPLEMENTAÇÃO

A instituição está regularmente em dia com todas as documentações e exigências para a celebração de convênios e parcerias que visem a melhoria do atendimento educacional, de saúde e assistência social das pessoas com deficiência intelectual e múltipla e suas famílias. A infraestrutura da sede da instituição é própria e contempla espaços e possibilidades para a utilização adequada para participação no projeto.

ABRANGÊNCIA DO PROJETO QUANTO A:

Serão beneficiados diretamente por esse projeto os 49 educandos jovens, adultos e idosos(dois educandos com idades de 14 a 17 anos, 28 alunos com idades entre 18 e 40 anos e 19 educandos com idade acima de 40 anos) regularmente matriculados que frequentam a instituição. No ano de 2021 estamos atendendo 24 educandos com idades entre zero e seis anos com atraso global do desenvolvimento, 30 alunos do AEE atendidos e avaliações externas.

RESULTADOS ESPERADOS

Todos os projetos pensados e solicitados pela instituição contam com a aprovação e validação de todos os membros da Diretoria da APAE e visam contribuir para que a instituição cumpra sua missão educacional, social, estatutária, sempre com o objetivo garantir o melhor atendimento às pessoas com deficiência intelectual e múltipla do nosso município. A melhoria nas condições e equipamentos para o desenvolvimento dos projetos poderá gerar mais segurança e contribuir para que o processo social, educativo e de prevenção/reabilitação possa ser ampliado de forma a permitir aos educandos participar de forma mais independente e autônoma. Nossos profissionais esperam favorecer os processos de mediação possibilitando o alcance dos objetivos educacionais, ampliação das possibilidades de aprendizagens e experimentação, dos processos de autogestão e autonomia de nossos educandos crianças, jovens, adultos e idosos com deficiência intelectual. Os parceiros neste projeto poderão a seu critério divulgar a parceria e colaborar com essa instituição (APAE/PS) que ao longo dos seus 36 anos de existência têm realizado um atendimento de referência às pessoas com deficiência do município de Ponte Serrada. A associação espera contribuir com sua missão junto às pessoas com deficiência, no sentido de buscar atender às solicitações dos parceiros quanto ao repasse dos recursos.