Problema

Quando falamos em resíduos/lixo, automaticamente pensamos em grandes cidades, nossos pensamentos dificilmente se voltam às comunidades de interior; e ao cultivarem alimentos com o manejo e descarte incorreto de resíduos causam a poluição. Estas famílias além disso, tem a necessidade em comprar roupas, utensílios, alimentos industrializados; gerando mais resíduos, que são queimados ou enterrados, pela desinformação do descarte correto, tendo o agravamento da poluição.

Pensando nisso, temos como problemática a falta de informação e conscientização sobre a reciclagem e/ou destinação correta dos resíduos, estes que são uns dos causadores da poluição, prejudicando todo ecossistema, consequentemente colocando a saúde de todos em perigo.

Justificativa

Atividades simples como lavar a louça, lavar roupas, cozinhar, produzem resíduos, todos os dias descartamos, embalagens, garrafas, latas, papel e alimentos. A maioria destes resíduos se separados de maneira correta podem ser transformados em uma diversidade de materiais, reciclando estes materiais economizamos recursos e energia, sem falar que melhoramos o ambiente em que vivemos.

Separar o lixo é o primeiro estágio neste processo de consumo consciente e reciclagem, um pequeno esforço que se cada família fizer sua parte vai ajudar a manter a nossa escola, comunidade e cidade mais limpa.

O despertar da consciência humana em relação a como consumimos e descartamos de maneira irresponsável nosso lixo, interfere em ter o meio ambiente saudável, devemos conscientizar cada aluno e consequentemente as famílias, trazendo a reflexão sobre suas responsabilidades, na construção de valores que favoreçam o bem-estar coletivo, mantendo um dever ético, moral e político de preservar o ambiente em que vivemos e dividimos em sociedade, no presente e para as futuras gerações.

A nossa principal função como educadores é a formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem na sociedade, comprometidos com o meio onde vivem. A escola se propõe a trabalhar com atitudes, formação de valores, ensino e aprendizagem, para isso o professor como mediador de conhecimento, chama atenção para soluções lógicas, simples e criativas de transformar o lixo.

Portanto, é tarefa importante da escola, associado ao projeto, desenvolver um ser crítico quanto ao consumismo e descarte com senso de responsabilidade sobre os recursos naturais. Esta responsabilidade deve-se fortalecer no decorrer deste projeto respeitando as relações entre as pessoas com seu meio, valores de povos e culturas.

Objetivos