Prêmio foi entregue à Alcaplas na noite de terça-feira (25), em Chapecó.
O projeto Tampinha do Bem, conduzido pela Indústria Alcaplas, de Xanxerê, foi premiado na noite de terça-feira (25), em Chapecó, na categoria social do social do Prêmio ADVB ESG.Além do caráter socioambiental, o projeto Tampinha do Bem beneficia entidades sociais.
Com o apoio da Federação das Indústrias (FIESC), o programa amplia o acesso da comunidade a iniciativas que dão destino às tampinhas plásticas, pois as unidades regionais do SESI e do SENAI contam com pontos de coleta. Outros 179 parceiros contribuem com o projeto oferecendo pontos de coleta do material.
O Diretor da Alcaplas Alceu Lorenzon, explicou a importância do projeto e ressaltou a importância da conquista.
“Nos sentimos muito gratificando e muito realizados. Hoje já são mais de 80 entidades que participam junto com a gente, nesta campanha que toda a arrecadação se torna em uma ação social. A tampinha é simbólica, mas através dele a gente pode transformá-la em um novo produto, em novas ações”.
Os recursos obtidos com a coleta das tampinhas subsidiam a aquisição de kits didáticos e esportivos que são entregues às casas de acolhimento que participam do programa Novos Caminhos. Desde o início do projeto já foram arrecadados mais de 17 milhões de tampinhas plásticas, totalizando 35 mil quilos de material.
Ao todo, o prêmio reconheceu 29 empresas em três categorias: Governança, Social (Social e Cultural) e Ambiental.
O Prêmio ESG, antes nomeado de Empresa Cidadã, reconhece anualmente organizações catarinenses que adotam dinâmicas de responsabilidade social. Mesmo com o novo título em 2022, mantém a essência do prêmio que, desde 1999, reconhece as empresas que se destacam na área.